Carteira de Ações Longo Prazo

Longe e criticar, mas essas compras fracionadas tão pequenas não prejudicam muito a rentabilidade?

Pq vc tem que incluir aí as taxas, e o valor das ações F são diferentes.

Como vcs fazem esse cálculo pra ver o ganho real?

Hoje em dia a taxa é quase zero. E o valor do fracionario acompanha o do lote padrao

5 curtidas

Isso me parece um dos esforços mais infrutíferos possíveis

Os únicos problemas de ações fracionárias são criados pelo próprio mercado, como o spread e liquidez. De qualquer maneira, é o tipo de coisa muito provável para desaparecer nos próximos anos

Continue firme por pelo menos 5 anos sem questionar o método, a partir desse ponto é bastante provável que o dividendo esteja muito próximo do valor do aporte. Aí o negócio começa a acelerar.

4 curtidas

Não, não. Com corretagem zerada, mesmo as taxas e emolumentos da b3 não prejudicam a rentabilidade.

Essas diferenças pontuais de valor do mercado fracionário e lote padrão são insignificantes no longo prazo, mesmo que pareçam significantes agora.

E concordo com todos os demais foristas. O importante é começar. Valores mais baixos até te permitem acostumar mais facilmente com a volatilidade da bolsa.

Eu também sinto que investir diretamente te dá mais responsabilidade pelo teu crescimento patrimonial e é um grande motivador.

2 curtidas

As melhores barganhas estão no fracionario …
Um pouco de sorte , disciplina e você vai fazer excelentes compras.

3 curtidas

Boa! Gostei da breve análise de Sanepar.

2 curtidas

não sao raras as vezes que se consegue preço melhor no fracionário q no lote inteiro.

nem acho que faça diferença no longo prazo mas, enfim, consegue-se bons preços no F.

1 curtida

Obrigado, meu amigo!

Realmente, não é fácil. Eu comecei com um valor maior de aporte, mas tive que reduzir, isso me causou uma ansiedade, mas agora estou mais tranquilo, pois como dizem no interior “não adianta colocar a carroça na frente dos bois”.

Minha meta inicial é vencer a barreira de 5 anos investindo, aportando mensalmente independente do valor. Até lá minha estratégia já estará bem coesa.

Enfim, o intuito do meu Projeto é me motivar e ao mesmo tempo motivar outras pessoas, então fico satisfeito que estou conseguindo cumprir isso.

Abraço e vamo que vamo!

9 curtidas

Valeu, amigo.

Começamos quase na mesma época então, parabéns pelo resultado alcançado até aqui.

Sucesso e vamo que vamo!

2 curtidas

Eu não pago taxa de corretagem e os emolumentos é irrisório, ainda mais considerando que invisto com foco no longo prazo.

Quanto à rentabilidade, não me apego nessa métrica, meu objetivo é em número de ações e aumentar a renda passiva anualmente.

“Bater CDI”, “Bater Ibovespa”, “Verificar rentabilidade diariamente”, não faço isso. Apenas analiso as empresas e aporto quando considero o preço interessante, daí é só deixar o tempo fazer a sua parte.

10 curtidas

Entendi, é que opero pela corretora do Itaú, então cada ordem é R$ 4.90. Aí compra pequena representa uma parte considerável.

Estava juntando os valores no DI, aguardando fechar o valor para lotes, mas vou estudar mais essas compras no fracionário.

Obrigado pelos esclarecimentos.

2 curtidas

Tenho conta no Itaú, até baixei o App da Corretora, mas na época a corretagem era R$ 10 reais. Acabei direcionando meus investimentos para o Banco Inter, onde tudo é gratuito (nenhuma pegadinha até então).

Se eu fosse você consideraria investir, mesmo no fracionário. Se eu fosse esperar para comprar apenas lote fechado, teria perdido perdido o bonde em muitas ações, especialmente Taesa.

Abraço e boa sorte.

5 curtidas

Não é nem só por isso, mas tb pq é muito raro acertar o olho do mosquito em uma tempestade. Mesmo o individuo tendo grana para comprar lote, ainda vejo mais vantajoso dividir os aportes em diversos pontos de suporte e fazer o PM dessas comprar. Menos perigoso do que comprar tudo em um ponto, até pq ninguém sabe onde fica o fundo.

4 curtidas

Também no caso de ações cujo valor unitário seja mais alto de repente é melhor comprar no fracionário.
Por exemplo VALE3 está num preço de uns R$115,00 para comprar um lote irão R$11.500,00.
Mesmo tendo este montante talvez seja em certas circunstâncias melhor comprar VALE3 no fracionário e destinar o restante para outros ativos.

4 curtidas

Se tiver interesse em FII, até onde sei eles sao isentos de tarifa no Itau (e várias corretoras)

Bom, depois de muito tempo, estou chegando na minha carteira ideal, quantidade de acoes e fiis que considero bom em relação ao meu patrimônio investido.

Movimentos que ainda farei a curto prazo: diminuir logg3, aumentar egie3, aumentar tasa4 e aumentar b3sa3.

Em renda variavel ainda possuo: hash11, aura33 e ivvb11. Também tenho aplicações no Fundo Alaska (preju) que resolvi carregar eternamente até recuperar. E também possuo minha posição no exterior toda no ETF VTI.

Lições que aprendi até hoje, se você gosta do mercado financeiro, de ler, estudar e possui tempo pra isso, não vale a pena investir em fundos, crie sua própria carteira, erre, aprenda, evolua, sempre busque conhecimento e se cercar de pessoas que tenham o mesmo perfil, esse forum é um exemplo, aprendi muito aqui. Nasci na renda fixa e migrei pra renda variavel devido a baixa dos juros, lá em 2018, e desde então já vi de tudo, joesley day (aplicava em fundos na época), Dilma, temer, Covid, triple circuito breaker no mesmo dia, nao é fácil ver seu patrimônio cair, porém lembre-se só é prejuizo se vc vender, tenha disciplina e paciência que será recompensado.

Obs: a carteira de fiis é recente, então é o meu foco atual, aportando nas emissoes ou oportunidades.
Obs2: a posição menor, abaixo da OI no gráfico é a SOJA3 (Boa Safra).
Obs3: Minha primeira ordem na bolsa foi compra de ITSA4 29/10/2018.

Faço toda a gestão da renda variável através da planilha do dlombello, recomendo, inclusive ela tem esse gráfico de rentabilidade desde o começo dos meus investimentos:

chart

Legenda: Linha azul minha carteira, linha preta é o ibov, linha laranja é o ifix, linha verde cdi e linha rosa ipca.

Não sou nenhum gênio do bull market, sempre me esforcei e estou com resultado acima do IBOV, ai te pergunto se vc gosta e possui tempo pra aprender, vc não precista pagar taxa pra um gestor administrar seus investimentos em um fundo.

Outra dica, tome riscos, acredito que o preço importe sim, nada te impede de fazer movimentos com foco no curto e médio prazo, nunca fiz day trade, a bolsa sempre apresentará oportunidades, não confie que o mercado seja tão eficiente quanto as pessoas pregam, vimos isso com a cisão PCAR3 e ASAI3, talvez vejamos de novo em relação XP e ITAU. Misture empresas caras de qualidade, WEGE3 e empresas baratas com assimetria favorável BBAS3. Sempre reinvista os dividendos, se qualifique para aumentar sua renda e seus aportes, cuide da sua saúde mental e do seu corpo. Dinheiro é um meio e não um fim, aproveite ele desfrutando o que te faz feliz.

Críticas são sempre bem vindas e ajudam a manter a discussão saudável e enriquecedora, fiquem a vontade para questionar ou opinar.

Desculpem os erros de português, estou no cel.

27 curtidas

Fundos são um meio interessante para 90% dos investidores que não tem tempo ou interesse em aprender sobre investimentos. Quem faz “Stock Picking” é exceção da exceção da população.

Se eu não tivesse essa empolgação para o mercado provavelmente seria cotista do Real Investor, já que o tipo de empresa que ele investe é o que está na minha carteira. Mas o povo geralmente escolhe pelo que entregou mais resultado, aí se ferra quando o “retorno a média” bate na porta.

1 curtida

Já tive e realmente é um excelente fundo e gestão, só sai pq decidi liquidar todas as posições e aplicar eu mesmo.

Curioso. Eu penso de maneiro exatamente oposta. Eu só investiria em um fundo que compra coisas que eu não sei comprar.