Mandou bem demais. Aqui foi pouco acima do ibov
Aqui meu ano foi - 12,50%. Sigamos!
Feliz Ano Novo!! Acabei de fazer o balanço da carteira em 2022:
-
variação patrimonial da carteira (variação das cotações das ações + proventos + novos aportes): + 36,43%
-
retorno total da carteira (variação das cotações das ações + proventos): + 29,54%
-
Dividend Yield (considerando cotações de fechamento em 29/12/22): 5,94%
-
Yield on Cost da carteira: 8,31%
Um excelente Ano Novo, saúde, muito sucesso e grandes realizações a todos!!!
Bom demais. Como é sua carteira?
Minha carteira poderia ser classificada como de dividendos ou previdenciária. Empresas sólidas, com bom histórico de lucratividade e pagamento de proventos, e possibilidade de crescimento de receitas, lucros e proventos. Em 2022, acredito que as que mais contribuíram para a valorização da carteira foram Tupy3, Leve3 e Bbse3. Fesa4 contribuiu também, dado que já era uma posição mais representativa na carteira, ainda que sua cotação tenha subido menos, em 2022, que as que citei antes. Agora, de todas as empresas da carteira, as que mais pagaram proventos foram Fesa4, Leve3 e Bbse3 nesta ordem.
Meu ano terminou em -1,8%.
Considerei um ano bom. Foi meu recorde de aportes; recorde de dividendos; minha carteira segurou bem em relação ao s&p 500 (-20%) e o small11 (-15%); consegui baixar meu preço médio em várias ações tops; maior DY da minha carteira nos últimos anos.
Tudo pronto para 2023! Bora!
Maravilha!! Uma das vantagens de uma carteira de dividendos é a possibilidade de aumentar a posição nas empresas nesses momentos de queda de cotações usando os próprios proventos. E a carteira vai ficando cada vez mais forte nessa questão dos pagamentos. Aqui também, ano a ano, recebo mais dividendos. Por enquanto, reinvisto tudo, além de seguir aportando dinheiro novo.
É tão difícil e irrelevante verificar a rentabilidade de cada ano da carteira, vou pelo mais simples:
Fechando com 3,04% contra -8,3% do ano anterior.
Destaques positivos foram RANI e HYPE
Destaque negativo BRFS
Nenhuma ação atingiu o preço alvo esse ano e ao mesmo tempo, nenhuma ação deteriorou os fundamentos de uma forma mais sistêmica.
Pessoal, como vcs calculam o rendimento total anual?
Meusdividendos
Eu estava confuso aqui exatamente por comparar o rendimento anual do MD com da minha planilha particular.
Revisei os cálculos e acho que entendi.
No MD minha carteira de ações fechou o ano com +3,13%. Esse percentual é a soma dos desempenhos mensais apenas das cotações dos ativos, ou seja, não considera proventos.
Na minha planilha, somando os desempenhos mensais e considerando o reinvestimento de proventos (não saquei nada esse ano), o desempenho anual foi +12,57%.
Fechando o “balanço” de 2022… + 8,89%
Na minha conta, considero dividendos, renda fixa, investimentos no exterior, tudo.
No meu método de cálculo, utilizo um valor de cota que é atualizado mensalmente. Novos aportes, aumento a quantidade de cotas do “meu fundo”. Nas raras retiradas que fiz, subtraio a quantidade de cotas.
Minha carteira atual:
Liquidez: 8% (majoritariamente em LFTS11 e um saldo residual em LCI DI com liquidez diária). Pretendo enviar para o exterior.
Renda Fixa: 46%, sendo 13% em tesouro direto (prazo mais longo 2026) Ipca+ juros médio de 5%.
Se confiasse que o país não vá quebrar e não houvesse chance de calote na dívida, aplicaria quase tudo em TD. Juros reais escandalosos, mas, vai que …
Renda variável: 46%
Aqui onde pretendo fazer meus maiores ajustes. Apenas 2,75% no exterior. Quero mandar metade do meus investimentos para fora.
Quem salvou minha lavoura, foram as empresas boas pagadoras de dividendos, receitas em dólar, direta ou fortemente ligadas ao Agro. Com muito pesar, nas atuais circunstâncias, somente retiradas. Sem confiança para novos aportes no Brazzzzil.
E eu, que justo agora fui conseguir um recurso pra investir… comecei a colocar alguma coisa em FII, ETF… 85% do valor que tenho disponível, tá na minha mão e eu quebrei meu “moral” pra entrar no mercado rsrsrs
Avaliar opções em Renda Fixa, e enxergar melhor os caminhos pra dolarizar o restante…
Já tá difícil pro investidor… iniciante ainda como eu, o desespero lateja no peito hahaha
Tem uma galera muito boa aqui no fórum para você aprender nessa longa caminhada.
Vou tentar passar o meu racional:
1- Bolsa (investimentos no geral) não vai te deixar rico. Seu patrimônio vai se formando com os frutos do seu trabalho e do quanto consegue poupar. Não conheço pessoalmente nem uma única pessoa que ficou rica por ter feito um investimento genial, uma tacada de mestre. O dia que o investidor se livra dessa ilusão, se livra de uma grande carga emocional (talvez o fator que mais atrapalha).
2-Daí vem a pergunta: para quê queimar as pestanas? Para mim, é apenas uma tentativa de se poupar da maneira mais eficiente possível. Resulta em outras considerações: o risco que estou assumindo vale à pena? É possível ganhar quanto a mais em relação a ativos mais seguros. Obs. (minha): o momento atual é perfeito como exemplo. Se não fossem outros fatores, tem que ser muuuuuto fera para bater o ipca + 6% que o tesouro direto está oferecendo. Em outras épocas, colocaria mais de 80% por cento ali e iria me preocupar com outras coisas.
3- Serve como resposta para a observação anterior: não ponha todos os ovos na mesma cesta. Não coloco tudo em TD pq não dormiria tranquilo. E essa incerteza vale para aplicações aqui dentro ou no exterior. Então, defina sua estratégia (isso é muito pessoal), trace os percentuais das alocações que considera ideal e mantenha a disciplina (o que não significa que não possa ou, melhor, não deva sempre reanalisar as conjunturas.
4- Tenha humildade para aprender com os outros. Aprendi (e aprendo) MUITO com a galera aqui e grupos de investimento (que TB me convidaram a partir daqui). Posso não seguir 100% o que fazem, mas os conceitos e ideias que surgem a partir deles são preciosissimos.
5- Enfim, só posso te desejar sucesso e que ele venha sem perda na sua qualidade de vida, com a família, amigos, etc.
Cálculo o resultado da minha carteira através da fórmula XTIR do Excel. O que vocês acham?
Depois vou olhar em quanto terminou, mas creio ter ficado por volta dos 12%.
todo mundo aqui com rentabilidades maravilhosas, e eu me pergunto o que fiz de errado. Comprei boas empresas… Marfrig, Natura, Taurus, Cosan, B3, Sanepar, Romi, Fleury, além de algumas outras. Todas com anos terríveis. Não fosse a PetroRio e a Hypera e a tragédia seria maior. Não vendi nada, sigo com as tais “máximas do mercado” do tal “longo prazo”, enquanto isto vou ficando mais pobre a cada dia.
Esse fórum é como o Instagram e como qualquer outra rede social, amigo. Ninguém vai postar o lado negro da vida e você sempre achará a grama do vizinho mais verde. Saiba filtrar aquilo que lhe serve
Impecável, amigo! Obrigado por compartilhar seus pontos!
Eu construi uma estratégia em termos de distribuição percentual dos meus recursos, e estou realizando os aportes aos poucos… Fico angustiado por conta da incerteza pesada na política, e como iniciante, o emocional acaba ressaltando hahaha
Mas tenho conversado bastante com minha esposa, estamos juntos nessa, e consolidando a perspectiva de longo prazo, de “reserva eficiente e eficaz”, não pretendemos enriquecer ou viver de passiva / dividendos no curto prazo, sabemos que a ideia é trabalhar na “bola de neve” pro longo prazo… Mas o entusiasmo de estar aprendendo um pouco mais a cada dia, somado ao fato de que eu sou uma pessoa que já faz tratamento medicamentoso para ansiedade, torna as coisas mais intensas rsrsrs