@tfreitas88 Parabéns pelo foco e pelos resultados.
Já fiz as contas e, mantido todo o resto constante, em cinco ou seis anos você vai receber por mês o correspondente ao seu aporte mensal.
@tfreitas88 Parabéns pelo foco e pelos resultados.
Já fiz as contas e, mantido todo o resto constante, em cinco ou seis anos você vai receber por mês o correspondente ao seu aporte mensal.
Parabéns @tfreitas88,
No começo é tudo muito devagar, mas depois que pega embalo não para mais.
O nome do jogo é persistência.
Valeu, parceiro. Também curto muito esse tipo de relato, ajuda demais mesmo.
Vamo que vamo, rumo à IF.
Valeu, João.
Seria sensacional, dobraria meu aporte sem tirar dinheiro do bolso. Essa é a maravilha dos juros compostos.
Valeu, corvo.
Espero realmente não parar mais, que não venha nenhuma tentação do tipo vender a carteira pra comprar um carro, casa ou terreno
.
Relatório de investimentos 1º semestre de 2023
Tivemos um bom 1º semestre com retorno consolidado de 17,67% em Reais.
Na carteira Brasil tivemos um retorno de 25,22%, com destaque positivo para TRIS3 com 72,32% e destaque negativo foi para AGRO3 com -17,84%.
Na carteira Exterior tivemos um retorno de 3,46%, com destaque positivo para IVV com 8,06%. E destaque negativo para PFE com -7,94%.
Exceto o mês de Junho de 2023, todos os demais mês superamos o IBOV. E superamos o CDI nos mês de Janeiro, Abril, Maio e Junho.
Tivemos dois mês negativos Fevereiro e Março com retornos respectivos de -2,4% e -0,42%.
Em termos reais nossa carteira fechou em 13,47%. Brasil com 20,30% e Exterior com 0,60%.
Em dólares nossa carteira rendeu 25,14%. Carteira Brasil 33,10% e Carteira Exterior 10,22%.
Nosso Yield Cost ficou em 4,17%. Os proventos representaram 23% dos aportes neste semestre. Crescimento do patrimônio foi de 30,20% no ano.

Parabéns! Continue assim que você vai chegar longe. Bolsa é maratona.
Parabéns pelos resultados!
Gostei do gráfico relacionando proventos com os aportes, inclusive acabei de criar um similar. ![]()
Dá uma visão boa da proporção entre aportes do meu salário e o que vem dos dividendos e JPC.
1S23.
Renda passiva continua crescendo em um ritmo interessante, quero chegar na média mensal de R$ 2,9k até dezembro. Cada barra do gráfico é a media mensal dos últimos 12 meses.
Crescimento da renda passiva foi de 35,12% com relação ao mesmo período do ano passado.
Agora a renda com os investimentos por ano:
Carteira pulverizada com 39 ativos, mas 6 representam ~50%.
Percentual do patrimônio investido, caiu em junho e vai cair mais um pouco em julho, acabei de dar entrada no meu primeiro ap, se fosse a vista representaria cerca de 34% do patrimônio, preferi pagar 20% de entrada e financiar o restante, aproveitando o ciclo que se inicia de queda de juros. Talvez quite quando estivermos próximo das mínimas da Selic, daqui a uns dois anos, ou refinanciarei com uma CET mais atrativa e vá amortizando com FGTS, analisarei com mais detalhes no momento oportuno:
Crescimento patrimonial de cerca de 6x de 2018 para cá, numa taxa mensal histórica de ~2,6% ao mês.
Veículo / Patrimônio Líquido, estou em fase para trocar de veiculo (última troca foi em janeiro de 2019), pretendo não ultrapassar os 10%:
Histórico de poupança:
Cenário base para deixar de trabalhar pelo dinheiro é de cerca de 7,5 anos, aos meus 40.
Para outras informações:
Parabéns pelo relato
Muito massa os graficos
Sucesso na sua jornada
Parabéns!!
Você tem o valor da rentabilidade acumulada desde o início ( em ações )? Para poder comparar com o IBOV do mesmo período.
Que coisa mais linda esse gráfico de evolução da Renda Passiva ![]()
Parabéns, na torcida para que consiga atingir seu objetivo antes do prazo estipulado.
Parabéns pelas conquistas. Seus resultados são ótimos.
A renda passiva você considera tudo?
Rendimento de renda fixa e rendimento FGTS?
E parabéns por essas conquistas cada vez maiores
Sim, todo dinheiro que cai na conta, seja de renda fixa ou renda variável.
Não tenho, antes só tratava tudo junto, junto o número que tenho é uma TIR de 11,22% a.a, pegando de 2017 até 2022. Seria equivalente a um IPCA+6%.
Lembrando que tem o FGTS nessa conta, antes a proporção na carteira era muito maior.
Mesmo assim precisaria revisar.
Tenho como levantar esse histórico também pra ações, mas é trabalhoso e pretendo fazer aos poucos.
Seguem valuations de empresa da minha carteira:
| TICKER | VALUATION |
|---|---|
| ABCB4 | 22,95 |
| AGRO3 | 37,40 |
| AMBP3 | 74,38 |
| BBAS3 | 72,46 |
| BBSE3 | 36,83 |
| CAMB3 | 21,00 |
| CGRA4 | 67,00 |
| CSAN3 | 24,00 |
| GOAU3 | 29,32 |
| KLBN4 | 8,30 |
| MDNE3 | 20,66 |
| NEOE3 | 29,00 |
| RANI3 | 15,50 |
| SHUL4 | 9,90 |
| SIMH3 | 23,00 |
| TRIS3 | 8,46 |
| TRPL4 | 31,12 |
| TUPY3 | 37,00 |
Mais um mês, mais um passo para viver de renda passiva.
+R$ 113,09 na média mensal (12M) de renda passiva.
A Prio (PRIO3) segue brilhando na carteira.
Com a entrada do apartamento + taxas a proporção de renda variávle chegou aos 76,74%, maior patarmar até então. E o indicador Passivos/Ativos deu um grande salto:
+6,05% de crescimento no patrimonio liquido, superando a meta que tinha para este ano.
Para outras informaçoes:
“Bolsa” em queda por 13 pregões consecutivos, por outro lado, esse mês de Agosto foi meu recorde de dividendos até então.
Aporto atualmente R$ 600 reais por mês, então quase igualei meu aporte com os dividendos.
Esse fato só reforça minha tese de investimento que é “esquecer” patrimônio e focar na renda.