Foi um ano muito bom.
Ações +29,45%.
RF +11,55%
Total geral: +20,59%
Foi um ano muito bom.
Ações +29,45%.
RF +11,55%
Total geral: +20,59%
Destaques 2023:
Carteira de investimentos:
TIR de 21,71% na carteira de ações em 7 anos.
TIR de 25,34% na carteira geral em 2023.
Confere:
Começando os trabalhos em 2024, vamos para atualização anual. Irei começar pelos dividendos recebidos e finalizo mostrando minha carteira atual.
Dividendos 2023
Indo para o 5º ano de aportes mensais, sem falhar um mês sequer, é gratificante ver a escadinha de renda passiva mensal crescendo à cada ano.
BBSE3, CPFE3, BBAS3 e TAESA foram os destaques na distribuição de dividendos em minha carteira.
Carteira de ações
Um aspecto interessante é que finalmente estou conseguindo formar um caixa na renda fixa para aproveitar eventuais quedas do mercado. Isso foi possível graças ao represamento dos últimos dividendos que recebi, além do aporte da 1ª parcela do 13º salário na renda fixa e também pelo fato de não ter aportado em Dezembro (pois considerei a maioria dos meus ativos acima do preço-teto), então todos esses recursos foram destinados para o caixa. Minha meta para esse ano é destinar, prioritariamente, todos os dividendos recebidos para ir engordando esse caixa, pretendo ter no mínimo 15% do meu patrimônio em Renda Fixa.
Lembrando que, no início, o meu foco foi aportar mensalmente nas ações e não era possível formar um caixa (comecei aportando 500 reais por mês). Isso só está sendo possível agora pois minha carteira está tomando forma e os dividendos já estão contribuindo e muito para isso. Então, para quem é iniciante e aporta esse valor, recomendo focar em aumentar o número de ações e com o tempo, naturalmente, você conseguirá formar um caixa de oportunidades.
Por fim, não penso em inserir um novo ativo na carteira, embora tenha algumas empresas no radar: RANI3, LEVE3, AURE3, CSMG3. Se ocorrer uma eventual oportunidade posso inserir algum desses ativos na carteira, mas a prioridade é aumentar a quantidade de ações em cada ativo que já tenho e também o caixa de oportunidade.
Evolução Patrimonial
Meu foco nunca foi no aumento patrimonial (buscando valorização dos ativos), mas a evolução acaba ocorrendo naturalmente, uma vez que estou acumulando ativos.
Perceba que em Jun, Jul, Ago, Set, Out meu patrimônio meio que “ficou andando de lado” e deu um boom (guardado as devidas proporções) em Nov, Dez. Da mesma forma que sofri na pandemia, agora estou surfando essa alta da maioria dos meus ativos (exceto GGBR4). Isso ilustra que é importante você definir sua estratégia e não sair do mercado. Ficar vendendo tudo e recomprando tudo depois (baseado em notícias), só irão atrasar seus objetivos.
50k é uma marca simbólica e no ritmo que estou indo (aportes+dividendos+valorização) é bem provável que eu alcance essa marca ao final deste ano.
Conclusão
No início tudo é muito difícil, meu primeiro dividendo foi de incríveis R$ 0,25 do Banco Itaú. Pra romper a barreira de 10k de patrimônio demorei cerca de 1,5 anos. Fora a questão psicológica: ficar olhando cotação toda hora, simulando e imaginando quando você alcançará uma renda mensal com dividendos que superam seu padrão de vida ou ainda que, você poderia estar gastando seu suado aporte com viagens, adquirindo um automóvel, diversão e etc. Enfim, é muito sofrido esse caminho, mas olho para trás e não penso um momento sequer que está sendo em vão ou que irei desistir.
Sucesso para todos nós em 2024, bora pra mais um ano firme nos aportes!
E lá vamos nós para a Atualização Semestral.
Começando pelo foco da carteira que são os dividendos.
Dividendos recebidos em 2023: R$ 2356,72
Dividendos recebidos em 2024: R$ 2378,11
Ultrapassei o que tinha recebido em todo 2023 e a previsão para o segundo semestre
é muito boa, afinal o mês de Agosto tradicionalmente é um dos melhores meses para distribuição de dividendos, além de Novembro e Dezembro.
Estimo receber nesse ano um total de R$ 3.560 em dividendos, o que representa um crescimento de 50% comparado ao ano passado.
Até o momento, a empresa campeã de dividendos é a PETR4, seguido da CPFE3 e TRPL4.
Com relação à minha carteira de ações, recentemente inseri a CSMG3 e mantive todas as demais posições. O core da minha carteira continua sendo empresas de energia elétrica e bancos, que representam cerca de 50%.
Não pretendo adicionar nenhuma outra empresa no momento, meu foco é aumentar o número de ações ao longo do tempo, sendo a meta inicial de 1.000 ações.
Um aspecto interessante que esse ano eu coloquei como meta formar um caixa de oportunidades, entretanto até agora isso não foi possível, pois tudo que entra de dividendos eu acabo reinvestindo imediatamente, além do meu aporte ser 100% direcionado para as ações, pois sempre alguma empresa da minha carteira está com o preço interessante para o aporte.
Por fim, nesse ano estou notando como os dividendos estão fazendo a diferença nos meus aportes. Nesse primeiro semestre, recebi em média R$ 300 por mês em dividendos, sendo que aporto R$ 600, ou seja, a metade do meu aporte hoje é oriundo dos dividendos, então estou na expectativa de em 3 anos igualar o aporte com os dividendos, daí a bola de neve dos dividendos vai ganhar ainda mais tração.
Vamo que vamo, pois a jornada ainda é longa, mas devagar e com paciência, chegarei lá e desejo o mesmo para todos os foristas.
Muito gratificante. Parabéns @tfreitas88 .
Gráfico de dividendos lindão!
Parabéns! De grão em grão a galinha enche o papo.
Acho que em menos de 3 anos vc iguala os dividendos com os aportes.
Parabéns , inspirador, depois posto a minha.
Parabéns, é pra isso que a gente investe.
Parabéns, foco na sua estratégia que vem dando certo!
Comparado com 2020, quando eu recebia centavos kkk dá vontade chorar, porém de alegria.
Valeu, parceiro!
Em breve devo reajustar o valor do meu aporte também, mas acho que é bastante factível atingir essa meta.
Obrigado e vamo que vamo, de grão em grão.
Valeu, parceiro.
Posta mesmo, todos os exemplos reais nos ajudam a nos manter no foco.
Valeu, corvo. Aumentar a renda passiva anualmente, esse é o foco.
Valeu, omeprazol.
É difícil se manter no foco, é uma tarefa hercúlea na verdade, toda hora uma notícia diferente e capinha de assustado em vídeos do youtube , mas seguimos firmes.
Destaques do primeiro semestre:
Renda Passiva:
Carteira de investimentos:
Tudo isso e ainda avançamos bastante na reforma do nosso apartamento, fizemos viagem para recife e porto de galinhas e trocamos nosso carro no último mês.
Aos poucos vamos avançando e um dia espero viver de dividendos.
Para mais informações:
Coisa linda a Renda Passiva superando a Renda Ativa
Parabéns @weldson, sucesso em sua caminhada!
Pessoal, montei uma carteira de longo prazo com Flls e Açoes. Meu foco é dividendos.
Açoes:
KLBN4
ITSA4
CMIG4
SAPR4
PETR4
RPAD5
TAEE3
CMIN3
B3SA3
BBDC4
Flls:
XPML11
LVBI11
RBVA11
VISC11
BTLG11
KCRE11
HGLG11
HGBS11
MXRF11
VGHF11
Aceito critica sobre minha carteira.
Vou comentar sobre as ações, pois ainda não invisto em FII então acompanho pouco.
São boas empresas, porém tudo depende do preço pago por cada ação.
Só uma humilde opinião: eu consideraria inserir BBAS3 e BBSE3 no lugar de RPAD5 e B3SA3. Acredito que o BB e sua Seguradora são pilares de qualquer carteira orientada para dividendos.