Trocaria Bbse por ENBR3.
E trocaria um destes do Kinea por Tgar11.
Eu comecei usando a modalmais, pagava 1,49 por corretagem, mas acabei migrando para a XP e pago 7 reais de corretagem (negociando para tentar colocar 3,50) e uso o Inter para as ações que faço Swing.
Na Rico eu já liguei lá uma vez e iam colocar 5 reais. Acho interessante você tentar negociar o valor da corretagem ligando e explicando a situação.
Boa carteira.
Não gosto de Kinea pq tem que ser Itaú para subscrever… (aff). Tb acho que um TGAR11 encaixa no teu perfil.
Tb concordo com o Cadu que falta elétricas aí. ENBR seria uma boa, alia crescimento e potencial de gordos dividendos futuros.
Fora isso, talvez um pouco concentrado em setores que podem sofrer disrupção (bancário/seguros com fintechs e telefonico com 5g), talvez uma diversificação com empresas de commodities que pagam (ou bom potencial) de dividendos, mesmo com ciclicidade: petro, klabin, unipar, vale ou fesa.
Abraço
Cadu, faltou cogn3 nessa lista. rsrsrssrs. acompanho suas análises e sei que é uma das suas preferidas do momento. hehehehehe
Bem lembrado.
Qual um bom ponto de entrada para Klabin e ENBR?
Essa pergunta só o Cadu poderá te salvar
@cadu é quase um Jesus… só ele salva!
Estou seriamente pensando em espelhar minha carteira nas indicações do Cadu. Todo mês ele opina para a CAFI, acho que vou seguir isso. Kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk. Mas claro, jogo é jogo, se eu perder, foi decisão minha.
Valeu Caduuuuuu!!! Mestre dos mestres
Excelentes ptos:
KLBN4 pensaria por volta dos 3,74.
ENBR3 por volta dos 19,50.
Bons ptos:
KLBN4 pensaria por volta dos 3,90.
ENBR3 por volta dos 21,00
cadu, olhei no site FUNDAMENTUS, que Logg e Cogn estao com um P/L muito alto. Isso nao quer dizer que esses papeis estao caros:?
Não necessariamente. Um P/L elevado pode ser por conta de uma perspectiva de crescimento grande (Logg) ou por uma queda do lucro no CP (Cogn).
VALEU CADU
Pessoal se vocês voltassem do zero…
Soubesse o que você sabe hoje mas não tivesse a carteira que tem hoje…
Por onde começaria a sua carteira no cenário atual da economia.
Imaginando hipotéticos 5k por mês aplicáveis e vida financeira estável
Começaria com Dividendos?
Ganho de Capital?
Small Caps?
Qual % vcs alocariam para previdenciária logo de cara?
Qual % estaria disposto a arriscar?
Tenho essa dúvida pois imagino que uma carteira no inicio é diferente de uma carteira no meio.
Mestre @cadu se puder comentar também, agradeço!
Eu faria tudo o que fiz novamente, e montaria a mesma carteira que tenho hoje.
Nunca entrei em nenhuma fria em ações, tipo investir uma capital elevado em um mico e perder um bom dinheiro. Os investimentos que fiz e deram errado, com base em AF, serviram de aprendizado, e sempre de uma forma diversificada, o que minimiza as perdas. Eu sempre optei por diversificar, embora em alguns momentos tenha ficado com 1/3 da carteira em um ativo, e tb faria uma alocação equilibrada entre setores e tamanhos de empresas, embora tb já tenha ficado quase 100% em small caps em alguns momentos. Uma das vantagens que nós investidores menores temos é esta flexibilização e agilidade de investir. Ao passo que um grande fundo ia demorar um grande tempo p/ comprar e vender posição em uma small cap, podemos fazer isso em um dia. E se surgir uma boa oportunidade de risco x retorno, posso voltar a ficar com uma concentração grande em uma empresa por um período curto de tempo. Com isso vejo que o investidor tem de ter um norte, usando a AF como base, e ao mesmo tempo saber identificar oportunidades pontuais que possam surgir no CP para alavancar seus ganhos.
Muito bom! Essa é a minha estratégia.
Bem, no geral acho que eu pensaria um pouco mais em alocação macro do que só no stock picking.
Algumas considerações específicas:
- hoje vejo ouro como um agente importante para hedge (ou reserva de oportunidades).
- penso melhor em ciclos… ciclos de mercado, imobiliário, commodities, consumo, para decidir investimentos
- dou menos valor aos indicadores quantitativos / balanço e tento entender melhor o business model
- gosto de ter acesso a relatórios de casas de análise, e a partir deles fazer minhas próprias conclusões. Mas preciso ter certo conforto no que vou investir. Assinaria casas de research.
- Crescimento x dividendos: acho crescimento/small caps mais arrojada e melhor para início e meio de um ciclo de bull market, e com aumento de otimismo e euforia, iria migrando para dividendos ou outros ativos.
- Daria mais atenção a Howard Marks e Ray Dalio, e ponderaria um pouco mais as lições de Buffet e Munger.
- Bom planejamento tributário para pagar o mínimo de imposto
- Quanto mais distante do tempo de se aposentar, menos me preocuparia com volatilidade e arriscaria mais.
- Procuraria nas small caps assimetrias de risco-retorno, em especial empresas boas, com uma tese sólida, que podem subir 2, 3, 4x… (tinhamos algumas dessas que corrigiram um pouco: PRIO, CARD, TRIS… agora mais difícil de identificar)
- Estudaria investimento no exterior… maior oportunidade de identificar assimetrias de risco-retorno.
- Com o aumento de risco de carteira, aumentaria o número de papéis… qdo se vai para investimentos de maior risco, acho que não se pode dar o luxo de ter 10-15 papéis somente. (ou guardaria uma carteira secundária com esse perfil)
- Trabalharia mais a inteligência emocional.
Por ora é isso… acho que faria muita coisa diferente!
parabens pela pergunta cara. muito boa. tb sou iniciante. aprendo muito com os comentarios da galera aqui. gostaria que o @sr_fouquet tb respondesse. assim como o cadu, ele mostra muita sabedoria nas respostas
Obrigado! , mas longe disso. Agora respondendo a pergunta:
…se vocês voltassem do zero…
Soubesse o que você sabe hoje mas não tivesse a carteira que tem hoje…
Por onde começaria a sua carteira no cenário atual da economia.
-
Começaria me preocupando em não perder dinheiro ou em querer dar o pulo do gato, acumularia ações e iria aos poucos construindo a minha holding pessoal.
-
Continuaria comprando ações baseado em critérios quantitativos. O bom e velho P/L quando bem analisado é imbatível, mas sem perder de vista, aliás, em primeiro plano, a análise qualitativa do que se está comprando. Se o ganho de capital não der certo, se a ação subir 50% ou cair 50%, você pretende continuar com ela? Se a resposta for não, melhor não comprar.
-
Hoje acho que a maioria das ações está cara, o RF não dá muitas oportunidades, os FII’s viraram uma selva onde o investidor é a presa… Sempre que me faltasse idéias, compraria ouro.
Enfim, continuaria fazendo o que estou fazendo, pois se é válido agora provavelmente era válido desde o início, agora dos erros que cometi, citaria:
-
Excesso de confiança após uma sequência de bons investimentos, principalmente em mercados de alta.
-
Erros na diversificação, muito relacionado ao item anterior.
-
Comprar empresas porque parecem baratas, mas que não tem perspectivas boas.
-
Não comprar empresas mais caras porque parecem caras perto das anteriores. Nesse pequeno item deixei passar investimentos que poderiam ser de uma década em DROG3 (RADL), ODPV, LREN lá para os idos de 2009.
-
Focar pouco em macroeconomia quando se trata da gestão do portfolio (Dilma foi minha mentora neste quesito)
Acho que é isso, com certeza tem muito mais coisa. Recomendo os livros dos grandes mestres, Graham, Fisher, Lynch.