Eu tento sempre aprender com os investimentos que fiz e que deram errado, seja pelo resultado não ter vindo o que esperava, ou ter me dado prejuízo. Eu vou escrever os dados que tenho de cabeça, então podem ter alguns erros aí.
Há muitos anos atrás, acho que em 2013, eu tinha ELPL. Já estava com um lucro acima de 100%, quando a Dilma fez aquela lambança no setor elétrico. Eu sabia que ELPL sofreria um forte impacto, e que tinha de vender a ação, mas reduzi somente 50% da posição que tinha, achando que eu poderia estar exagerando no pessimismo da coisa. Resultado, os números pioraram muito, a cotação desabou, e eu acabei vendendo a outra metade da posição com um lucro de uns 50%. Com isso aprendi a confiar mais na minha análise, ou seja, se eu acho que o resultado vai piorar de forma consistente, vendo a ação.
Outra que serviu de aprendizado foi com a MPLU. A controladora fez uma oferta agressiva para o fechamento de capital, com um preço muito abaixo do que eu considerava justo. Eu confiei que aconteceria algo parecido com o que foi em PRBC, onde a controladora fez o mesmo, eu mantive a posição, e diante da negativa dos socios de aceitarem, aumentou bastante a oferta, saindo com um bom lucro. Mas no caso da MPLU a controladora manteve o preço, e os sócios acabaram aceitando a oferta. Entendo que tinha um risco ao não aceitar, de perder daqui a alguns anos sua principal fonte de receita, mas não entendo pq os sócios aceitaram esta oferta tão baixa. Isto serve de aprendizado para mostrar que tem forças maiores que movem o mercado, e que fogem do bom senso.
Outro aprendizado foi em JHSF. Ali por volta de 2010 comprei a ação em uns 2. Para quem não lembra, nesta época JHSF era basicamente uma construtora, ela erguia shoppings e depois vendia. Porém acredito que por volta de 2013/14 a empresa anunciou que iria fazer uma mudança de perfil, passando agora a construir e administrar seus imóveis, ao invés de vender. Eu achei a ideia muito boa, e ao meu ver fazia todo sentido. A ação chegou a bater acima de 8, e eu não vendi, pois meu preço alvo acho que era uns 12. Mas acabei ignorando alguns ptos, como o cenário econômico pouco favorável, e o aumento da alavancagem da empresa, que somado a um período de taxa de juros muito elevadas, fizeram o resultado começar a piorar muito, e a cotação a desabar rapidamente. Quando percebi que a piora seria consistente nos números, a cotação já estava em uns 4, pto que acabei vendendo. Aprendi a deixar um pouco de lado as apresentações da empresa, e focar mais nos números, especialmente levando em conta o cenário macro economico.