Carteira de Ações Longo Prazo

Eu tento sempre aprender com os investimentos que fiz e que deram errado, seja pelo resultado não ter vindo o que esperava, ou ter me dado prejuízo. Eu vou escrever os dados que tenho de cabeça, então podem ter alguns erros aí.

Há muitos anos atrás, acho que em 2013, eu tinha ELPL. Já estava com um lucro acima de 100%, quando a Dilma fez aquela lambança no setor elétrico. Eu sabia que ELPL sofreria um forte impacto, e que tinha de vender a ação, mas reduzi somente 50% da posição que tinha, achando que eu poderia estar exagerando no pessimismo da coisa. Resultado, os números pioraram muito, a cotação desabou, e eu acabei vendendo a outra metade da posição com um lucro de uns 50%. Com isso aprendi a confiar mais na minha análise, ou seja, se eu acho que o resultado vai piorar de forma consistente, vendo a ação.

Outra que serviu de aprendizado foi com a MPLU. A controladora fez uma oferta agressiva para o fechamento de capital, com um preço muito abaixo do que eu considerava justo. Eu confiei que aconteceria algo parecido com o que foi em PRBC, onde a controladora fez o mesmo, eu mantive a posição, e diante da negativa dos socios de aceitarem, aumentou bastante a oferta, saindo com um bom lucro. Mas no caso da MPLU a controladora manteve o preço, e os sócios acabaram aceitando a oferta. Entendo que tinha um risco ao não aceitar, de perder daqui a alguns anos sua principal fonte de receita, mas não entendo pq os sócios aceitaram esta oferta tão baixa. Isto serve de aprendizado para mostrar que tem forças maiores que movem o mercado, e que fogem do bom senso.

Outro aprendizado foi em JHSF. Ali por volta de 2010 comprei a ação em uns 2. Para quem não lembra, nesta época JHSF era basicamente uma construtora, ela erguia shoppings e depois vendia. Porém acredito que por volta de 2013/14 a empresa anunciou que iria fazer uma mudança de perfil, passando agora a construir e administrar seus imóveis, ao invés de vender. Eu achei a ideia muito boa, e ao meu ver fazia todo sentido. A ação chegou a bater acima de 8, e eu não vendi, pois meu preço alvo acho que era uns 12. Mas acabei ignorando alguns ptos, como o cenário econômico pouco favorável, e o aumento da alavancagem da empresa, que somado a um período de taxa de juros muito elevadas, fizeram o resultado começar a piorar muito, e a cotação a desabar rapidamente. Quando percebi que a piora seria consistente nos números, a cotação já estava em uns 4, pto que acabei vendendo. Aprendi a deixar um pouco de lado as apresentações da empresa, e focar mais nos números, especialmente levando em conta o cenário macro economico.

41 curtidas

Acho muito legal a maneira que vocês com mais experiência tiram um tempo da vida para tirar dúvidas e auxiliar os novatos como eu e tantos outros.
Só queria agradecer mesmo. Vocês fazem a diferença.
:+1: :+1:

15 curtidas

Muito bom! Concordo e reitero a opinião do @garbugio. Esse forum é top demais! O que eu já aprendi aqui não tem preço. Obrigado @cadu e os demais foristas pelas aulas. :clap: :clap: :clap:

11 curtidas

Show :clap: :clap: :clap: :clap:

Isso que me faz ler as postagens e querer participar cada mais ativamente. Obrigado!

3 curtidas

Muito bom. Vou pregar no quadro de avisos.

O que você recomenda de leitura para investir no exterior?

Outra coisa, investimento em ouro, é impossível se comprar OZ2D pelas corretoras mais populares. Venho investindo apenas em fundos aqui no Brasil (BTG e Vitreo). Estou tentando abrir uma conta em corretora no exterior e minha ideia é comprar ETF em ouro lá também. Em quais ativos você faz seu hedge em ouro?

1 curtida

Muito bacana mesmo. É uma sala de ensinamentos, o forum Pense Rico.
Venho me aprofundando cada vez mais com nossos colegas. Farei, no futuro (digo quando estiver mais competente), como gratidão a mesma forma com que nossos foristas vem fazendo - Disseminar conhecimento. Essa será minha retribuição ao forum.

Parabéns a todos, sem restrições.

7 curtidas

Leitura para investir no exterior, bem, stocks não varia muito. Mas depende de qual é teu objetivo de investimento. Eu assino uma research de metais preciosos (goldnewsletter.com) …Leio bastante seeking alpha. Algumas plataformas com bom preço, que pode ajudar bastante, simple wall street e morningstar. De leitura geral sobre mercados e ciclos, do Marks: ‘the most important thing’ e ‘mastering market cycle’

No Brasil, fundo trend gold. No final das contas, os custos de adm (0,5%) compensam em vez de comprar OZ2D (apenas não tem o benefício da venda isenta até 20k).

Fora, tenho dois ETFs alavancados: UGLD, que é a variação do ouro x 3, e USLV, que é a variação da prata x 3. O custo de administração é 1,35%aa eu acho, mas te dá uma proteção com um capital menor.

De corretora, sugiro a interactive brokers.

4 curtidas

Valeu, Maicon! Sempre preciso nas respostas!

Estive dando uma olhada nos fundos de ouro. Não sei se faz diferença de acordo com o montante que você investe, mas tem dois fundos com taxa de administração melhores:
Vitreo - 0,14%
BTG - 0,10%

Sendo que o da BTG “não possui exposição à variação cambial, portanto, a rentabilidade será a variação do ouro somado ao CDI, descontados os custos operacionais e demais encargos do FUNDO”.

O da Vitreo está exposto à variação cambial (“duplo hedge”).

Eu não entendo isso, o próprio ouro aqui já não é baseado no preço do ouro em dólar? Ou seja, se o ouro mantiver o preço em dólar, mas o dólar aumentar, o preço do ouro aqui sobe. Sabe como funciona essa diferença de estar ou não exposto ao câmbio?

1 curtida

interessante. Qual corretora comercializa esse da vitreo? O trend é o único que tenho acesso nas minhas.

Roger, sim, mas o que esses consideram é a variação porcentual do ouro em usd e não a variação em real. Nesse caso, como minha conversão é dolar para real, ganho tb o delta do copom (4.5% - 1.75% juros americanos - custos operacionais). Como se pegasse emprestado $ nos eua e aplicasse aqui a uma taxa maior. Fazia sentido com a selic de 2 dígitos.

1 curtida

O fundo mantém uma exposição ao dólar também.

O outro, troca a variação do dólar pelo do CDI.

Eu vou entrar em contato com a assessoria de investimento e tentar uma explicação melhor e depois posto aqui.

Abri conta na própria Vitreo e no BTG. Compro diretamente na plataforma deles.

Obrigado… já tenho XP, Inter e Mirae, além de Interactive Brokers… não quero mais uma conta :wink:

1 curtida

@sr_fouquet por esse texto escrito, da a entender que vc nao gosta de fundos imobiliarios. Vc nao investe nesse tipo de ativo? se a resposta for nao, me diz o pq

2 curtidas

Não invisto no momento, mas já investi no passado. Não entendo nada de imóveis, mas os yields atualmente não fazem sentido para mim.

4 curtidas

Sei que muito dos meus papeis citados estão precificados, porém, no momento estou privilegiando a segurança e tranquilidade ao invés de altos rendimentos, pretendo aportar mensalmente com o foco em longo prazo. Além disso, com o pé atrás em investir em corporações que têm grande participação governamental - visto vários casos de corrupção, não digo que seja algo exclusivo do estado, mas com frequência maior do que nas privadas. No fim, busco segurança e estabilidade, através de empresas estáveis. Agradeço se puderem avaliar os ativos e agradeço todo o aprendizado.

EGIE3
ENBR3
FLRY3
LREN3
ITSA3
WEGE3
MULT3
BBDC3
PSSA3
COGN3

3 curtidas

Pra mim só itsa, cogn e bbdc, cogn no máximo a 11,30 e bbdc3 abaixo de 30. e bbdc4 abaixo de 32… itsa3 abaixo de 13,30 e itsa4 abaixo de 12,80

o restante eu iria juntando dinheiro … na pior das hipoteses as eleicoes americanas vão dar entrada aos papeis… junte idnheiro até lá ou se cair muito antes vc tem a oportunidade…

Se vc tem muita grana talvez valha a pena pagar serviços de researchs… como suno, vicente guimarae dica de hoje 7 … pra ter ideia de preço… na renda fixa mesmo com juros baixos vc nao perde e se protege da besteira de comprar muito caro nestes tempos de euforia sem o Brasil produzir como asiáticos e permanecer parasitando como sindicalistas argentinos

3 curtidas

Com a euforia do mercado recentemente muitos ativos dispararam, mas como posso identificar o momento correto para entrar? Como posso fazer essa precificação do ativo? Digo isso, pois vi muitos afirmando que a WEGE3 está cara desde os 18, porém ela continuou subindo bem. Essa questão de sempre aportar na baixa faz diferença a longo prazo em relação a aportes mensais? Lembrando que irei aportar um quantia bem baixa.

Não fará grande diferença se você for aportar o mesmo valor todo mês nos próximos meses durantes os próximos 30 anos… mas mesmo sendo uma quantidade pequena quando você comprar a 50 e cair para 30 vai se sentir péssimo e até desestimulado a continuar nesta trajetória…

Imagina durante 5 anos você jogando seu dinheiro em investimento e no mês seguinte ele ficando menor e perdendo pra poupança… Se você tem absoluta certeza de que pode suportar e seguir o plano mensal de algumas décadas. bem diversificado e com boas empresas a tendencia é multiplicar o capital… mas se você tem emoções e nao tem certeza dessa variável é melhor tomar cuidado e se proteger e esquecer do encanto da facilidade e rentabilidade…

Particularmente eu sou adepto da mescla dessa prática porém tento me proteger mesclando a entrada em preços atrativos… Ex: tenho empresas que estão sendo questionadas mas meu preço médio é 30 a 40 % da cotação atual, isto me dá um extremo conforto para continuar na estrategia… se umas 5 dessas empresas estivessem me dando prejuízo desses mesmos 30 40 % a tendencia seria liquidar a posição e levar prejuío para casa…

Vc entra em ativos com preço atrativo não porque quer mais rentabilidade, mas porque visa proteger sua estratégia e por conhecer suas emoç~es e não subestimá-las ao ponto de colocar tudo a perder e depois sair dizendo que a bolsa é cassino …

4 curtidas