Carteira de Ações Longo Prazo

A WEGE3 não varia aleatoriamente. Na época que tava 18, com P/L de 27, ela veio de um resultado flat de crescimento de 1% no lucro ano contra ano, e o dólar era uns 3,80

Hoje ela teve um crescimento de 21% ano contra ano, e o dólar tá em 4,40 com tendência de alta (a maior parte da receita dela é dolarizada)

Se nada disso tivesse se concretizado, pagar 20 reais nela teria parecido mal negócio hoje. Você tem que entender como o mercado precifica coisas, e ter um feeling seu se aquilo parece absurdo ou não

3 curtidas

Meus 2 cents: Achei excelente a sua carteira, me sentiria bastante confortável em segurar esses ativos por longos anos. Tem várias líderes de setor na sua carteira, como EGIE e Itaú, e isso é bastante tranquilo. Realmente se vai aportar um valor pequeno, não há uma grande diferença entre pagar caro ou barato se vai fazer disciplinado, uma vez ao mês. Aqui nesse fórum se aprendem muitos modos de rentabilizar uma carteira, que como vc bem pontuou no caso Wege, pode ser melhor ou não. Se encontra também pela web estudos mostrando aportes na máxima e na mínima e a diferença disso no longo prazo, não acho relevante pra quem tem disciplina e quer estabilidade. Quanto à questão de corrupção é complicado, pois estamos no Brasil, então tem que manter os olhos bem abertos em relação às governanças e por onde elas vão indo. Mas no geral, empresa muito boa vai continuar sendo muito boa. A única coisa que me chamou a atenção, como você falou em segurança, foi a concentração de ativos. 10 ativos numa matemática de padaria te deixaria 10% em cada ativo, aí no seu caso alguns setores já teriam uma concentração alta, talvez diluir um pouco te desse mais tranquilidade. Eu teria FIIs também.

4 curtidas

7 Vantagens do Buy and Hold

2 curtidas

Excelente vídeo, boa sorte com o canal!

Analisando a CAFI e outras carteiras de foristas ocorre-me duas indagações que gostaria de ouvir o arrozoado:

  1. Porque TAEE11 e não TAEE4?
  2. Porque no setor de bancos quase ninguém menciona SANB4? Seus dados fundamentais me parecem tão bons quanto dos concorrentes próximos.
2 curtidas

Liquidez de TAEE4: 1 milhão/dia
Liquidez de TAEE11: 80 milhões/dia

Vantagens de TAEE4 sobre TAEE11: ?

A menos que vc goste de números pares, não tem porque

2 curtidas
  1. Acredito que seja por causa da liquidez
  2. É um bom banco também, porém tem um risco maior na carteira de crédito deles pois tem muito varejo. E com Itaú, Bradesco e BB em patamares bem atrativos acabam sendo melhores opções na visão geral.
2 curtidas

Sanb tem, dentre os grandes bancos, os piores indicadores de Pdd, e a pior rentabilidade.
Agora ela pode estar com bons indicadores, mas isso se deve a uma atitude ao meu ver irresponsável. Ela foi o único dos grandes que não fez provisões gigantescas para este período de crise.

8 curtidas

Quanto à TAESA imaginava que fosse pela liquidez, pois, no restante a diferença entre elas é muito pequena.
Quanto a SANB não imaginava bem o que fosse.
Obrigado pelas respostas.

2 curtidas

Quanto a TAEE, o pessoal respondeu muito bem: liquidez.

Quanto a SANB11 x SANB4: liquidez bem maior da SANB11 supera o dividendo um pouco inferior.

Quanto a SANB x outros bancos: concordo totalmente que é o mais arriscado entre os Bancões, mas também apresenta um grande potencial de valorização (o maior entre os privados).

Além disto, eu não desvalorizaria uma administração que quase triplicou o lucro entre 2016 e 2019 (desconsiderei 2020 porque o SANB não provisionou quase nada e outros provisionaram); enquanto Itaú cresceu cerca de 1/3, Bradesco cerca de 1/2, e BB mais que dobrou seu lucro.

Fala galera, tudo bem?

Estou investindo a cerca de 02 meses na Bolsa de Valores. Antes disso eu investia somente em Renda Fixa (já tenho minha reserva de Emergência e um pouco do que estava fora dela usei para começar meus primeiros aportes).

Sei que é pouco tempo na renda variável, mas estou estudando bastante sobre o funcionamento da Bolsa, análise fundamentalista e sobre estratégias Buy and Hold (que é meu objetivo, acumular patrimônio para o longo prazo).

Se possível gostaria de algumas opiniões sobre as empresas que compõe minha carteira.

Fundos Imobiliários:

  • MXRF11
  • HGLG11

Ações:

  • MULT3
  • TAEE11
  • FLRY3
  • MDIA3
  • SAPR4
  • LREN3
  • PSSA3
  • BBDC3
  • MRVE3
  • EGIE3
  • GRND3
  • ITSA4
  • WEGE3

Tentei diversificar bastante os setores e escolher empresas que eu acredito e/ou que consumo os serviços dela. Inicialmente todas terão a mesma % dentro da carteira, mas com o tempo vou aumentar/diminuir com base no risco de cada uma.

Tem mais algumas que eu gostaria de incluir, mas penso se não seria muita coisa.

3 curtidas

Trocaria Mxrf por Hgru.
Em ações tiraria Grnd, Mdia e Mult.
Trocaria BBDC por Bbas, Egie por Enbr, e Wege por Logg.

7 curtidas

Muito obrigado pela resposta @cadu!

Por favor, poderia me explicar os motivos de trocar BBDC, EGIE e WEGE?
Seria legal entender os seus critérios para quem sabe efetuar algumas trocas.

Eu acredito em GRND, MULT e MDIA para o longo prazo, mas confesso que GRND e MULT devem ter um percentual menor.
Alguma sugestão para trocar ou somente acha que devo tirar elas? Dessas 3, acho que MULT seria a que acredito um pouco menos.

Estava de olho em HYPE3 para aumentar minha participação no segmento da saúde.
Minha carteira conta com 15 ativos (sendo 2 FII), seria muita coisa adicionar mais um ou dois ativos?

3 curtidas

As trocas seriam por empresas que vejo terem maior potencial de valor.
As retiradas sugeridas seriam de empresas que não vejo como atrativas, tanto no pto de vista de valor qto crescimento.

Acho que não teria necessidade de mais ativos. Cehga um pto que mais ativos na carteira não contribuiem para melhorar a diversificação, só acabam pulverizando as ações.

7 curtidas

Cara! A carteira tá bem legal. Minha sugestão é que vc iria com 15 ativos em ações .Entraria com BBAS3 e ENBR3. Não tiraria EGIE3 e manteria 3 elétricas e 3 bancos . Manteria a idéia de Cadu de incluir LOGG3 .

3 curtidas

MULT - histórico de emissões, empresa que não financia o crescimento por si mesma, nesta linha prefiro XPML ou IGTA.
TAEE e FLRY - boas escolhas
MDIA - o Brasil não é autossuficiente em trigo, importa boa parte de Argentina e Uruguai, o retorno da empresa depende muito dessa combinação trigo x dólar. Em alimentos, prefiro BRFS e JBSS.
SAPR, LREN, PSSA - boas
BBDC - o que eu gosto é a exposição no setor de seguros, deve ter também um bom crescimento da carteira de crédito com a procura por capital de giro. Eu aguardaria um pouco antes de mudar.
MRVE - TEND é muito superior.
EGIE - meio que precificada, mas se é para manter, vale o que custa.
GRND - hoje em dia é tranqueira, troca por HYPE
WEGE - Tesla brasileira, não vou dizer pra vender, porque depois multiplica por 10x, mas não é o perfil do pessoal que faz value investing.

9 curtidas

Legal cara. Vou dar uma analisada/pensada em tudo isso.
Quanto à quantidade de ativos, é uma excelente forma de pensar.

Abraços!

2 curtidas

Legal @ljf, obrigado pelo feedback.
Acredito mais na ideia de 3 elétricas do que 3 bancos, vou dar uma pensada sobre isso.

Quanto a LOGG3, confesso que sei muito pouco dela. Vou dar uma olhada no post sobre ela.
Alguma consideração sobre ela que possa me ajudar a entender porque ela é uma boa empresa?

1 curtida

Caro @sr_fouquet, obrigado pelo feedback!

MULT - irei analisar melhor essas questões, pois são bem importantes pensando no longo prazo.

MDIA - ainda prefiro a MDIA ou talvez CAML, mas vou dar uma olhada nas suas sugestões.

BBDC - apesar do BB ter muito foco no Agro Negócio, eu acredito muito no Bradesco com os investimentos em tecnologia e contas públicas (folhas de pagamento).

MRV - eu acredito num crescimento pós-pandemia além do novo “Minha Casa Minha Vida”, acho que tem muita chance de deslanchar. Irei analisar a TEND também e ver como a empresa tem se comportado para comparar as duas.

EGIE - gosto bastante da empresa e gostei da ideia de adicionar ENBR e ficar com 3 elétricas, mas talvez fique apenas com EGIE e TAEE mesmo (15 ativos, sendo 3 elétricas vai me deixar muito exposto ao setor, a não ser que coloque uma % menor de cada).

GRND - ela realmente entrou muito tarde no digital (e-commerce), tem os incentivos fiscais, mas continua sendo uma aposta. HYPE eu quero por sim, talvez seja uma boa solução essa troca, mantendo somente LREN no “varejo”.

WEGE - realmente o preço dela (P/L) está bem alto, mas ainda acredito nela. Provavelmente vou manter, mas sem aportar por um tempo até ter uma certeza maior (devido ao valor dela, hoje é a empresa que mais tenho na carteira e isso precisa mudar logo rs).

3 curtidas

os FIIs ok, talvez pensaria em diversificar melhor. Não tenho eles.

Mult3 - não gosto. Apesar dos shoppings serem melhores eu prefiro ALSO e Jereissati (Iguatemi com desconto). Não tenho ação de h

Bancos: BBDC3 - trocaria agora pelo BBDC4 (o 3 paga 10% a menos de dividendos). Mas setor bancário tá uma barbada. ITSA4 boa. Adicionaria aí ou BBAS3, ou algum pequeno com maior upside (BRSR6 ou ABCB4). Tenho todos esses.

Mdia3 - bem, não gosto muito do setor. Melhor do setor, mas não tão atrativa para eu investir

Flry3 - boa ação, mas prefiro PARD3 a esses preços.

Elétricas: TAEE11 - boa, tenho um pouco. EGIE3 é boa, mas acho muito cara. A melhor na minha opinião hoje é ENBR3, junta valor com dividendo com crescimento (tenho). Outras que estão na minha watchlist são TRPL e ALUP.

SAPR4 - muito barata hoje (tenho)

LREN3 - nao acompanho muito o setor, mas está cada vez mais competitivo, e sempre achei cara. A pandemia pode ter dado um bom ponto de entrada. Não sei se empresas como Renner vão continuar entregando o crescimento de outros anos, tenho minhas dúvidas.

PSSA3 - ok, mas acho BBSE3 e SULA11 mais atrativas no setor (tenho essas 2)

MRVE3 - construtora não pode piscar o olho, vai bem em ciclo imobiliário, e mal fora dele. Uma vez que há potenciais distratos, uma construtora sempre está alavancada. Eu preferiria então ir em opções com maior relação de risco retorno como TRIS3 (tenho) e MTRE

GRND3 - não vejo motivos mais para investir na empresa: produtos cada vez piores e mais feios, gestão não se mexe e fica sentado em cima do caixa… perdeu a oportunidade de se modernizar na década passada.

WEGE3 - Muito cara na minha opinião.

Gosto das que foram citadas como LOGG3, BBAS3, ENBR3, além de FESA4, PETZ3, PRIO3, BBSE3, BRSR6… estaria estudando essas melhor.

9 curtidas