Carteira de Ações Longo Prazo

LOGG3 - Boa governança , possui receita e lucros crescentes ,carteira de clientes diversificada, ativos descentralizados . Pontos negativos é que boa parte dos contratos possui vencimento próximo.

1 curtida

Legal @maicon, vou dar uma analisada nas suas considerações.

Algumas opiniões estão sendo quase que unânimes: Grendene e Multiplan rs

Abraços!

Entendi. É esses contratos tem perspectiva de serem renovados?
Entendo que sim, pois do contrário não seria uma boa indicação, ou estou errado?

Legal! Boas colocações. Fórum bem diferenciado ! Quanto as seguradoras temos uma correlação entre BBAS3(BBSE3) e PSSA3(ITAU) e SULA11 já diversifica. Briga boa entre elas . Resta saber qual a melhor? Tenho percentual pequeno nas duas primeiras.

Acredito que sim.

Falando em construtoras, tenho observado e também ouvido um pouco sobre o setor. Muita gente dizendo que esse aumento de preços deve acabar junto com o auxílio. Mas seguem algumas considerações que fiz (tenho alguns gráficos mas em outro computador):

  • Na região que acompanho, houve aumento no preço da brita de 15%, insumo elementar
  • Uma parte da demanda é de pessoa física que compra pequena quantidade
  • O que está movendo preço, porém, é demanda de construtoras e concreteiras.
  • Fui no site do BC, o crédito imobiliário está crescendo a taxa mensal de 1% ao mês há 4 meses, valor superior ao observado em qualquer período dos últimos 18 meses
  • Houve a captação recorde na poupança e o BC mantém a regra de alocação de 65% em crédito imobiliário

O aumento de crédito não pode ser considerado um indicador de longo prazo? Mesmo com a diminuição da captação, não tende a ser gradual a transformação do recurso em pedra, cimento, tijolo etc?

Se houver recomposição da renda, isso eventualmente não pode se transformar em uma longa onda de crescimento do mercado residencial?

Estou ficando bem atraído pelo setor, apesar de ter criado algumas barreiras depois de observar o que aconteceu em 2015.

O que acham?

4 curtidas

Engraçado que pra mim ainda acho PSSA3 uma empresa melhor. Digo como cliente mesmo e vendo o portfólio dela.

Mas que bom ter essa discussão, quem sabe mudo de opinião. Vou dar uma analisada melhor nas outras duas.

Olá, mais ou menos, vejo como exposições diferentes…
Carros-chefe são diferentes… BBSE3 com seguro agro, PSSA3 com automotivo e SULA com saúde… A própria SULA vendeu faz pouco sua participação na parte auto para Porto seguro, para focar no seu core business… a BBSE3 é bem mais diversificada, com previdencia privada, titulo de capitalização (Arghh), habitacional e rural… PAra mim, nos preços de hoje, a atratividade estão 1-BBSE, 2-SULA, 3-PSSA

Construtora vejo quase como commodites, dado a ciclicidade do negócio. Quando o mercado está aquecido, todo mundo surfa a onda… quando está em baixa, bem, é 2015 novamente…
Algo que é complicado no setor é que a venda de apartamentos é quase uma opção de compra. Em 2015 começou ciclo de baixa e os distratos iniciaram, devolvendo aptos, retirando receitas futuras, e não conseguindo vender as unidades novamente no mercado. Daí começam a queimar apartamentos em feirões, torrar terrenos, etc.

Sobre consumo de insumos, bem, aço no mercado interno está aumentando o consumo, com reajustes de preço.
Na percepção local, sobre seu comentário de brita, credito imobiliário e PF, meu irmão tem uma ferragem no interior do RS, e comentou que nos meses da pandemia vendeu muito bem, e é um perfil PF: quem está por casa e resolve fazer /contratar pequenas reformas.

Bem, construtoras são complicadas, não é B&H, mas tem que ter um pouco timing de mercado, vejo agora sim como um bom timing. FIIs de tijolo são uma boa exposição ao setor, evitando alavancagem… pode te dar o yield de uns 6% + valorização do setor. Algumas empresas como Logg3 e Scar3 podem também ser interessante, haja vista que não operam alavancados e tem risco de distrato menor.

4 curtidas

Interessante sua colocação sobre a SULA, não sabia dessa “venda” para a Porto.

Quanto às empresas em si: para buy and hold não é ideal escolher boas empresas pelos fundamentos dela, sendo o preço apenas uma pequena parte desses fundamentos?
A empresa pode esta “barata”, mas de nada adianta se não acreditar nela e perspectiva de crescer e/ou destribuir dividendos.

Concordo! O BBSE3 acho que paga o melhor dividendo entre os 3. Na montagem da minha carteira fiquei atendo para não correlacionar o meus bancos escolhidos com a seguradora presente nos meus ativos . PSSA temos o ITAU- Unibanco como sócio majoritário com 70,8% ações ON e BBSE3 o Banco do Brasil com 66,25% das ações . Estou referindo a correlação na montagem de uma carteira bem diversificada . Tudo muito pessoal. Acho o setor de seguro atrativo e que pagam bons dividendos.

Só um adendo @ljf: 71% da Porto Seguro é dá PSIUPAR (Porto Seguro Itaú Unibanco), entretanto somente 43% da PSIUPAR percente ao Itaú Unibanco. Acredito que a participação seja menor, certo?

Apenas uma correção, a Sula vendeu a carteira de Auto para a Allianz e não para a Porto Seguro

1 curtida

Vale uma análise de SULA mais profunda, comparando com as verticalizadas (GNDI, HAPV).
Acho que tem um risco maior aí.
BBSE pagou dividendos maiores por uma situação especial. Não deve continuar no mesmo nível nos próximos anos.

Senhores, bom dia.

Sempre acompanhei as carteiras recomendadas de casas de análise por diversos fatores.
Atualmente tive que cortar alguns custos por conta da pandemia que impactou fortemente o salário de minha casa.

Aí peço a colaboração de voces em dizer o que posso melhorar em minha carteira.

Meu objetivo é ficar 50% em ações e 50% em fii.

ações
ITUB - 7%
WEGE - 7 %
LREN - 7%
RADL - 7%
EGIE - 7%
TAEE - 7%
ENBR - 7%
ITSA3 - 5%
ITSA4 - 5%
FLRY - 5%
VIVT - 5%
HYPE - 5%
PSSA - 4%
BBSE - 3%
SAPR11 - 3%
TOTS - 3%
B3SA - 3%
PRIO - 2%
LEVE - 2%
BBDC - 2%
MDIA - 2%
BRDT - 2%

FII
HFOF - 10%
NSLU - 10%
XPML - 8%
VILG - 8%
VISC - 8%
HGBS - 8%
HGLG - 8%
MALL - 7%
GGRC - 7%
ALZR - 7%
FIIB - 5%
VINO - 5%
XPLG - 5%
HUSC - 1%
MFII - 1%
FVPQ - 1%
MXRF - %

3 curtidas

Deixaria esta carteira mais enxuta.

Em ações, venda da posição de TOTS para baixo (até a ultima ação da lista, BRDT)
Compra de LOGG3.

Venda de RADL e compra de TRXL11.

Venda dos FIIs com posição de 1%, e compra de HGRU

3 curtidas

@cadu, @maicon e demais

Aproveitando a avaliação das carteiras, estou ficando interessado no case das construtoras e também considerando reduzir um pouco o risco de financeiras e comércio, preciso estudar mais e achar boas oportunidades. Mas estou sem $ nenhum, segue meu status:

Pensando em substituir BRSR e CGRA por uma única posição. BRSR sei que vale 20 ali na frente e CGRA tenho há 10 anos, ainda assim…
Acham válido ou fariam diferente, ou não fariam nada?

3 curtidas

Acho válido sim.
Pensaria em TRIS3, ou até mesmo EZTC3.

3 curtidas

Muito itau eu venderia itub e itsa3 aumentaria bbse e pssa ou compraria um banri,pan ou Bradesco e concordo com o Cadu no resto

1 curtida

@cadu, não querendo folgar, mas se possível me explica mais um pouco da LOGG3, o que você enxerga nela, etc

Bastante gente comentou ai, tenho lido, mas como você fez análise dela em outro tópico e sempre recomenda a mesma gostaria de saber mais da sua opinião sobre a empresa.

1 curtida