Resumindo pra quem não quer ler o textão:
Vale à pena se você usar para formar sua opinião própria. Não tenha receio de assinar porque tem período de desgustação.
Eu assino praticamente todas e posso falar com certa propriedade.
Tenho Empiricus, Suno, Levante e Eleven. E já assinei a Nord.
Falo com toda convicção: vale à pena.
E digo isso porque, assumindo que ninguém aqui seja do mercado realmente (gestor, analista, etc…), a gente tem que ter a humildade de entender que, por mais que estudemos, não tem como “competir” com o cara que vive disso e é pago pra isso.
Não que não seja possível, mas tenhamos os pés no chão.
Contudo, o grande segredo é usar os relatórios como INSUMO PRA FORMAR SUA PRÓPRIA OPINIÃO, e não achar que vai pegar uma dica marota ou que seguir o que os caras falam é lei.
A sacada não é qual a melhor casa, mas qual o produto de cada uma.
- Analista: por exemplo, não assino o produto de ações de valor da Nord porque não gosto do Bruce.
- Modalidade: por exemplo, assino 4 produtos da Empiricus, mas não o de FIIs, porque não gosto da estratégia.
Pra quem não está acostumado, tem que entender que eles costumam fatiar as modalidades de investimentos em produtos separados e cobram por cada um. Eventualmente tem pacotes.
Normalmente é um produto para:
- Ações Valor
- Ações Dividendos
- Ações Small Caps
- Ações de Turnaround (Special Situations e afins)
- FIIs
- Fundos de Investimentos (multimercados, FIA, etc…)
- Renda Fixa
… e por aí vai.
Os produtos de Ações de Valor, Dividendos e FIIs, costumam ser bem acessíveis, no máximo uns $20 por mês. Porem, tem promoções e combos que deixam o preço melhor.
Os produtos de ações com maior potencial de ganho, investimento no exterior e afins costumam ser bem mais caros e não acho que compense.
Um pacote muito bom é o Premium da SUNO: tem praticamente todas as modalidades por um precinho camarada. Além de ter, na minha opinião, o melhor analista de FIIs, o Baroni.
Tem uma promo de 3 anos por 2 que é ótima nesse pacote.
Os pacotes básicos da Empiricus também tem uma relação custo/benefício muito interessante.
A Eleven é um pouco mais completa, mas o precinho é salgado.
Só que aqui tem uma DICA QUENTE: algumas casas de assessoria da XP fornecem de graça para seus clientes (meu caso).
Que me lembre, todas as casas praticam um período de desgustação, então, não tem desculpa pra experimentar.
Além disso, sempre vem uns relatórios extras, calls diárias, etc… que agregam valor.
Pra finalizar: cuidado com alguns caras (não vou dar nomes) que vendem esse tipo de serviço de forma quase avulsa, sem ter uma “casa” por trás.
Tem um ou outro aí que sei de onde veio e são uns fanfarrões.