Sim e se tranformou num briga política e está até hoje
O melhor que poderia ter tido era ter fechado contrato com duas ou tres vacinas de fora e ter antecipado a vacinação não obrigatória como diversos outros paises, não seria dinheiro dado aos estados e ao mesmo tempo nao ficaria essa briga idiota…
Observa q eles não estão conseguindo manter o fornecimento. Já comentei sobre este fato, a matéria saiu na Financial Times diz que os paises europeus iram receber menos vacina doq o esperado, complicando a vacinação no continente.
Possível q este seja o motivo da dificuldade na tratativa, eles não devem dar nenhuma garantia de fornecer em datas programadas.
(achei esta matéria em português mas a noticia q eu vi foi sexta passada)
Faltou anexar as decisões judiciais que discutimos no outro tópico. A informação deste quadro é de Abril e incompleta no contexto de determinações do STF sobre as competências da União. @munniz está corretíssimo em dizer que coube a União o envio de recursos e não o direcionamento estratégico das políticas estaduais de combate à Covid.
Meu caro, eu não consigo ver relação onde uma decisão do STF em não permitir que a União requeira ventiladores pulmonares comprados pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso, em um caso específico, possa ter alterado as informações do quadro que eu postei.
Uma coisa é o conceito de que os entes concorrem, é uma questão jurídica. Mesma coisa de você comprar um imóvel na planta, o banco que financia a obra concorre com a construtora em garantir a validade do contrato, mesmo que esta não honre o compromisso.
Outra coisa é o efeito prático, se o banco concorre em responsabilidade, ele determina a execução da obra, as especificações etc? Como se determinou que os estados tinham autonomia para intervir, determinar seus quantitativos etc. A União se tornou o banco e os estados a construtora.
Isso tira a responsabilidade da União? Não. Mas no máximo ela poderia ligar pro dono da construtora e pleitear ou notificar algum problema
Foi um erro político de Bolsonaro não se aproveitar da pandemia (é o que todo político faz ou faz ou outro faz pior), deveria ter loteado o brasil em zonas conforme gravidade do covid, evitaria assim um fechamento generalizado em locais sem agravamento…
Poderia ter destinado o recurso conforme número leitos, mortes, transmissão e a mesma coisa com o auxílio emergencial…É óbvio que os Estados iriam tentar fabricar estatísticas para receber mais dinheiro como sempre fazem, mas aí entraria a perspicácia do executivo de mostrar os Estados que estão fabricando dados e até se for o caso fazer algum intervenção federal se houver caos…
O maior erro achar que que todo o brasil é uniforme e precisa dos recursos de maneira uniforme, isto foi o maior erro do governo federal…
Neste cenário politicamente ele retiraria os abusos, agora, se o STF julgasse essas condutas inconstucionais e igualasse tudo independente da gravidade do covid ficaria mais evidente a ingerencia do judiciário.
Estou me pergutnando o que fizeram com o oxigenio de Manaus, diminuiram o número de leitos e o consumo de oxigenio cresceu exponencialmente, que bruxaria foi essa? O consumo foi muito superior ao pior momento da primeira onda…
Pelo que vejo o povo está comprando cilindro de oxigênio como se fosse botijão de gás de cozinha, acredito que estão estocando oxigênio ( olha que situação parece até brincadeira estocar oxigênio )
Essa eu sei uma possível explicação, porque minha esposa já trabalhou com esses respiradores…
Nele chega oxigênio 100% e ar comprimido. Um fisioterapeuta vai lá e calcula a combinação dos 2 pro ventilador funcionar. Então com o mesmo número de pacientes, se eles tem uma gravidade maior (por exemplo, um pedaço maior do pulmão comprometido) aumenta bastante o consumo de oxigênio.
Eu também não sei como eram os hospitais de campanha que foram desativados, mas se forem que nem os de Rio/SP a maioria dos leitos era enfermaria… e se tinham respiradores é bem possível quem tenham sido realocados para os hospitais.
Se não me engano, casos mais leves (sem o respirador) também usam o oxigênio puro (ele vem naquele tubinho transparente que as pessoas usam em hospitais).
Pazuello tá achando que todo mundo é retardado, só pode.
"Temos divulgado desde junho o atendimento precoce. Não confundam atendimento precoce com que remédio tomar. Não coloquem isso errado. Nós incentivamos e orientamos que a pessoa doente procure imediatamente um médico. Que o médico faça o diagnóstico. Esse é o atendimento precoce. Que remédios vai prescrever, isso é foro íntimo do médico com seu paciente. O ministério não tem protocolos com isso, não é missão do ministério definir protocolo", declarou Pazuello
O Jornal “esquerdista” Nacional ta destruindo o que o Pazuello falou hoje. Como sempre, com fatos, filmagens, lives. Registros tem de monte. Não tem mimimi de narrativa. Incentivaram sim a HCQ e o tratamento precoce.
Mesma coisa tbm com as vacinas, tão acabando com o Presidente e seus filhos: as únicas duas vacinas aprovadas pela Anvisa no Brasil estão com a produção totalmente dependente de matéria prima enviada pela China. Sim, estamos nas mãos dos chineses.
Corta para video do Dória falando: “Se o presidente e seus filhos pararem de ofender a China, já ajuda. Aliás, se não querem ajudar, não atrapalhem. Só fiquem quietos”. Algo assim.