“Antes UTI só lotava na época do PT”. Sim, mais um motivo para se cuidar, usar máscara, álcool em gel, não aglomerar, etc
Discordo frontalmente de “covid da mais lucro por isso tem mais leito”, na verdade é, frequência de requisição de leitos para covid ta infinitamente maior que demais enfermidades, então troca-se sim para covid a reserva de leitos, que NÃO TEM MAIS, aqui em SC tem mais 400 pessoas na fila de espera, seu tio deve ser um.
Não é dinheiro que rege a reserva para essa ou aquela enfermidade, é quantidade de pessoas com aquilo aparecendo.
Nem com crise na própria família a pessoa muda. Culpa a “vontade de lucrar” dos hospitais e PT, imagino que até o FHC tava tudo bem, mas o PT roubou os leitos de UTI e o Bolsonaro ainda não achou… aliás, quem é o Bolsonaro mesmo?
O vírus tem matado diariamente pessoas nos dois lados do fronte,desde aqueles que aglomeram seja pra protestar ou pegar um meio de locomoção pra trabalhar, até aqueles que mal põe a cara no portão pra evitar a contaminação.
Uns pagam pelos desleixos dos outros. Brasil não tem mta educação e esse tipo de “gripe”, que precisa ter essas medidas cautelares, não ocorre tanto como ocorre do leste asiático. Lá a galera respeita mais o isolamento, as medidas sanitárias.
Seria a mesma coisa que aqui ocorrer um terremoto. Seria uma tragédia. A população não faria ideia do que fazer, nunca foi instruída sobre, os prédios não teriam estrutura para suportar etc.
A questão em si na vdd, nem era tanto sobre pegar o virus por irresponsabilidade de terceiros, mesmo pq tanto aqui no Brasil quanto no leste asiático em tese o vírus precisa do irresponsável pra circular. A questão era sobre a manchete que o colega trouxe, do “jornalista” querendo lacrar em cima da morte do senador, com uma especulação da causa morte sem base cientifica nenhuma
Essa ai nem eu sabia, mas vou falar pra você ler e ver se acha essa informação lá dentro, é surpresa, pra estimular a leitura mesmo.
De todo modo, 200 milhões não parece bem uma cifra voltada aos médicos do Brasil, seria como se todos os brasileiros fosses médicos, talvez seria mais para a população em geral. De fato compraram uma máscara cara e possivelmente de inferior qualidade. Agora se você se lembrar, de Março a Junho galera fazia mascara recortando pano etc. Não saberia deliberar qual a mais efetiva mas tenho minhas suspeitas.
De todo modo o livro não mostra o Mandetta não tendo atitudes proativas no combate ao covid. Não é que nem o Bolsonaro, que apostou que ia passar, que os laboratórios iam implorar para vender para o Brasil, que não teria demanda pelas vacinas. Não comprou. Mandetta comprou. Ministério todo dia fazia coletiva: hj não vejo pronunciamentos frequentes, não tem uma voz oficial para alertar a população em um canal exclusivo para isso, trocou de ministro pela 3ª vez, entrou no STF para barrar quem faz algo (governadores) e manda a polícia ditatorial em cima daqueles que o chamam de genocida.
Nesse aspecto, de negação, de acreditar no milagre, de não se botar como responsável, o livro do Mandetta mostra muito bem. Mesmo acabando quando Mandetta saiu do ministerio, tudo que vem depois é consequência, ainda continuamos lutando contra o vírus e contra uma parcela pequena da população para qual o Bolsonaro parece governar, seus eleitores fiéis.
Essa cena ele se desculpou publicamente explicando a situação.
Fez isso tanto para a mídia como no PRÓPRIO LIVRO! Mas só vai saber quem ler!
Leitura faz bem galera, mesmo aquela que descordamos, estimula o cérebro. Recomendo. Até pra aprender a investir
Eu ja queria ler o livro, fiquei feliz que achei na internet, de graça, trouxe pra galera aqui e só recebo críticas. Adianta eu criticar o Mandetta agora? Ele ta fora do governo. Posso crititar o Aécio tbm, tenho inúmeras críticas. Até mais contundentes, no Mandetta não vi dolo em lesar os cofres públicos. Enfim…
Sua experiência no HC faz aumentar minha convicção que vivemos uma crise espiritual ou moral muito maior que política ideológica.
Senão maior, causa dela, ou ambas.
Impressionante como nosso povo mesquinho, invejoso e egoísta. Evidente, que há muitas exceções. Mas não vejo como passar a mão na cabeça, nossos representantes são sim espelho da nossa sociedades. Na média, somos hipócritas e cada vez mais egocêntricos. Decadência em toda civilização ocidental. Mas vejo e sinto a experiência do país em que vivo.
Tenho a opinião pessoal que não se pode excluir os efeitos nessas três esferas as quais você se referiu (ideológica, sanitária e econômica). Porém, a primeira vem sendo tratada de modo que inviabiliza qualquer discussão sincera quantas às demais. Por exemplo, ou você é a favor da vacinação, uso de máscara, distanciamento social e do lockdown, ou você é a favor de permitir o tratamento precoce e contrário a qualquer outras medidas citadas, em qualquer grau ou hipótese. Não há espaço para discussão de um meio termo. Aliás, os debates descambam quase sempre para desonestidade intelectual, de pessoas que querem defender seus interesses pessoais ou simplesmente “vencer o diálogo” por pura e simples vaidade.
Miséria humana que cada vez mais só faz acabar com o pouco de esperança que isso aqui algum dia melhore.
Concordo que lockdown é uma medida questionável em vários aspectos e particularmente acho que só deve ser feito em casos extremos.
Mas alguém que entende o mínimo de economia e sabe que o Brasil é extremamente pobre sugere quais medidas para combater um vírus que está matando quase 3000 por dia?