Político já se elege na malandragem, se apropria dos nossos impostos, desvia, conspira, atende o outro telefone em outra sala, metade do que faz em geral é fuleragem. Quando faz algo certo, é porque sentou com alguém da iniciativa privada e obedeceu. Aí vem uma crise sanitária e o mesmo decide virar o líder de todos, assumir o comando e tomar decisões. Seria engraçado se não fosse trágico.
Lockdown é medida extrema que deve ser realizada só em último caso, discordei do lockdown em 90% do tempo, se a capacidade hospitalar está estrangulada nao tem jeito… mas não foi isto que vi nos últimos meses… o ponto ótimo é sempre capacidade hospitalar e isto nao foi observado pelos governantes e nem planejado.
Vi agora que postaram isso saído de um estudo comparando o resultado no contágio entre as diferentes medidas de restrição.
Quem quiser ler tem a fonte ali embaixo…
Uma dúvida sobre isso.
Se fechar academia, locais de entretenimento, bares e restaurantes, lojas e salões, pouco afetam na redução da transmissão, como fechar todo o comércio não essencial reduziria tanto assim a transmissão? Ele foi somando os valores de cada um? Se fez isso acho que a conta matemática da coisa estaria errada…
E quando temos que diminuir a velocidade de transmissão? Quando a capacidade hospitlaar está sendo comprometida, mas isto não está sendo observado, tivemos meses e meses de relativa tranquilidade sem preparação para o pior.
Achei que bares e casas notrunas tivessem um impacto muito maior…
Pelo que li por cima não foi somando não. foi comparando quando as regiões tomavam uma medida separada com quanto tomava todas. O que mais me surpreendeu foi que a redução total foi só de 35% (esperava mais).
Eles também falaram que na primeira onda na Europa foi de 76%. Eles imaginam que a redução seja porque os locais já estavam tomando medidas de redução de contágio sem que fossem obrigados pelas autoridades.
Eu imaginava também que o impacto de máscaras fosse maior, mas eles explicam que não conseguem separar o quanto as pessoas estão usando realmente máscaras, mas sim o quão severa são as exigências… Provavelmente boa parte das pessoas já vinha utilizando as máscaras antes…
De qualquer forma, é um preprint, então podem ter erros ainda… Mas pelo que está aí, as escolas deviam ser uma das primeiras coisas a reabrir…
Estes dados são de alguns dias, estamos bem parecidos com o comportamento dos EUA numa visão mais ampla e menos circunstancial:
A segunda onda chega aqui agora, pegou forte em Janeiro lá… Nosso número de mortos por milhão está abaixo do americano e deve alcançar com as novas mortes, igualando ainda mais as estatísticas… e esta segunda onda deve permanecer forte Abril e Maio e arrefecer em Junho se seguir o padrão de outros países…
Portugal se manteve fechado e foi um exemplo inicial de controle do covid, mas isto não se manteve de pé a medida que o vírus se espalhou mesmo com restrições levando uma segunda onda muito mais intensa que o normal e com por morte por milhão tão alta quanto os EUA:
Acho que ninguém faz ideia quanto está o R no Brasil. Teríamos que testar mais proativamente para descobrir, imagino eu…
Acho que em lugares que estão com fila de espera nos leitos como Porto Alegre qualquer redução é bem vinda, mas em outros lugares talvez não faça sentido…
Sim, mas até mesmo nos países e locais com alta testagem essa pesquisa pode ter furos enormes, porque há muitos assintomáticos, muitas variáveis de descumprimento das medidas também…
A medida mais efetiva e mais eficiente economicamente teria sido isolar as regiões em vez de fechá-las… Países integrados e com grande população sofreram muito mais que países isolados e pequenos e com maior controle de fronteira.
O que tenho a impressão é que por mais rigido que sejam as medidas uma vez presente o virus no local ele se espalha através dos canais ainda abertos… mesmo que sejam pequenos e a segunda onda vem inevitavelmente… já ao isolar locais contaminados e isolar locais salvos vc consegue evitar o mais importante o passo inicial…
Poisé, foi o que a Austrália fez… Ser um País isolado geograficamente tem suas vantagens.
Outra coisa que poderia ser feita é rastreio e isolamento de contactantes, mas imagino que seria bastante difícil de implementar no Brasil.
uruguai, cuba alguns paises africanos… e podem até zuar, coreia do norte… se beneficiam do fechamento e tamanho pequeno do pais…
O brasil teria que ter se fechado antes do carnaval de 2020… mas neste período pipocou carnaval inclusive sem nenhum alarde da mídia…
Para o brasil seria viável ter fechado o país e suas fronteiras em Fev de 2020 e depois fechar as cidadesdos primeiros contágios… ninguem sai e ninguem entra só suprimentos…
Mas devido aos interesses conflitantes essas medidas nao seriam aceitas iria gerar conflito como gera atualmente…
Imagino que o impacto pequeno de bares e casas noturnas seja porque são relativamente pouco frequentados? (ainda mais com pandemia) Talvez o pessoal que frequentaria tais lugares são os mesmos que continuam fazendo churrascos com amigos, etc…
EM várias cidades da minha região os prefeitos proibiram bebidas alcolicas até mesmo para comprar e levar para casa, bares e festas pipocando como se novo normal tivesse sido enterrado.
Então, o estudo também foi comparando bares e casas noturnas da Europa. Eu imagino que não seja algo que de pra transportar automaticamente pra nossa realidade também.
Faltou elencar a medida de separar as pessoas infectadas em hospitais fechados, o que foi feito, sabemos, na China e na Venezuela. Na China aparentemente deu certo. Não sei se algum país chegou a fuzilar os infectados, mas também seria eficiente no controle da Covid.
O alvo é sempre Bolsonaro eles não conseguem perceber as burradas que falam, Paulo Figueiredo acerta bem na fuça.
https://twitter.com/carlosjordy/status/1375975043184926723?s=20
É por essas atitudes que muitos já nem mais acreditam na existência desse vírus manipulado.
https://twitter.com/Biakicis/status/1376161188619431940?s=20