CVCB3 - CVC Brasil

meu pm é 42… proximo alvo de aumento de posição é 35…

1 curtida

Queria eu ter a convicção que se trata de empresa para longo prazo, com essa coisa de internet e por conhecer pouco o mercado de pacotes turísticos e entrada de sites que fazem tudo pra vc cada vez mais…

1 curtida

É que a gente acha que a CVC é só loja física, mas ela tem investido cada vez mais nas compras on line. Submarino Viagens é uma empresa CVC. Mais recentemente a CVC comprou a Almundo. A empresa não está parada.

6 curtidas

Estou pensando em abrir posição aqui, minha opinião é que está num excelente pto de compra, valuation atrativo!

Probabilidade de ficar melhor ainda esse ponto de compra tá grande kkkk …

. se o o 4t19 Já não tiver precificado + uma possível correção da bolsa + corona vírus + ela está no suporte = probabilidade boa de cair ainda mais

1 curtida

Pretendo aumentar posição, acaso caia para os R$ 35,00

vejo cvc como exposição ao consumo de varejo. nessa lógica vejo como uma boa oportunidade.

Uma pergunta para quem comprou: o que não faz da CVC uma empresa facilmente substituível e com um futuro duvidoso em relação ao e-commerce?

3 curtidas

Ela já tem uns canais online de venda e vem investindo mais com aquisições ,não acho que possa ser substituída fácilmente. E dependendo do que acontecer na China pode ir buscar os 32/33 está semana .

3 curtidas

A título de curiosidade, é call da Empiricus, Eleven, SUNO e Brasil Capital.
São as que me lembro agora.

1 curtida

Respondendo, e bem, depois de uns 10 anos com value investing, acho que cada vez menos tenho me guiado por balanços e indicadores (ah, isso é muito importante), mas tentando entender o macro e entender qualitativamente as empresas. Então, nessa linha:

Bem… se for ver, a CVC garante e tem uma rede estabelecida com todos os players: aéreas, transfers, hoteis, ingressos… Então, acaba oferecendo um serviço integrado.

Ao momento que domina de certa forma o mercado, consegue um poder de negociação muito grande. Por exemplo, há pousadas do nordeste que dão desconto de 70% para CVC… CVC faz o preço, e pros pequenos, ou aceitam, ou fecham. Bom poder de negociação tb com os demais: aéreas (compram passagens antes pq sabem da demanda, compra volume, freta avião), ingressos, transfers, etc. Tanto que as vezes eu olho e vejo os pacotes deles e penso: “como conseguem esse preço” (isso que eu estou muito acostumado a planejar e organizar viagens por conta própria)

Agora, além de preço, eles oferecem todo esse serviço de concierge… tirando fora quem viaja com frequencia a trabalho, as pessoas tem medo de aeroporto, de RX, alfândega, reservar um hotel, alugar um carro, chegar no lugar… para viagens internacionais, pouca gente se garante com o idioma. A CVC te dá um suporte incrível nessa parte, em especial para o brasileiro médio. Se for ver a questão da Avianca e os prejuizos que a CVC teve, bem, em vez de pensar no curto prazo, olhe a visão por parte do cliente: “A Avianca quebrou, e se eu não tivesse feito pela CVC, teria perdido o dinheiro / passagem / etc”, o que gera uma fidelidade a longo prazo. E basicamente isso, viagem é um tipo de consumo de massa que tem muita coisa pra dar errado, e CVC resolve… tanto que olhe o Net Promoter Score, e isso é um ótimo proxy para esse tipo de serviço. Enquanto a maioria vai escolher entre Amazon, Magalu, Americanas, pelo preço para um mesmo produto, a CVC agrega uma garantia de qualidade para esse público (btw. 84% é um ótimo score… o NPS é, basicamente, em uma pesquisa de satisfação com nota de 0 a 10, a % de pessoas que deram 9 ou 10 , que são os promoters, menos a % de pessoas que deram 0 a 6, que são os que não indicam, considerando os 7-8 como neutros). E o normal para as pessoas é viajar uma ou duas vezes pra europa na vida… uma vez de avião por ano pra férias no Brasil, quando muito, e não querem que isso dê errado.

image

O mercado de turismo tem uma elasticidade muito mair com a economia do que o consumo geral… roupa, comida, geladeira, as pessoas acabam tendo que comprar sempre… Turismo, não. Então, com retomada de economia, tende a ter uma certa alavancagem (da mesma forma, sofrer mais em crises)

Além disso, as pessoas quando começam a subir de renda primeiro vão para produtos, depois para serviços… então, se vermos o padrão de consumo, todo mundo já tem TV de led, internet, smartphone… viagem acaba sendo um novo objetivo de consumo. E esse turismo “empacotado” CVC atende muito bem. Por mais que eu não me vejo como um cliente deles, detesto qdo para aqueles ônibus da CVC saindo um monte de gente perdida atrasando minha vida, vejo muito valor nesse modelo de serviço.

Agora, a CVC tem um misto de canal digital e lojas físicas. Isso é importante para marketing, credibilidade, approach de vendas, ainda mais para um público que tem mais dificuldade de entender a complexidade de viagens (infelizmente). E as lojas físicas funcionam como forma de franquia também, que permite maior capilaridade, que o funcionário seja o dono, e crescimento sem precisar de capex (pelo contrário, gerando receita). Coisas que outras como o decolar (ah, CVC é dona da submarino viagens) não tem. Ah, o grosso da CVC é loja física ainda, então, tem um campo grande de expansão virtual… com a Almondo tb, tem uma maior exposição ao online, e america latina, e pode vir a CVC tem bom espaço para crescer, não só no brasil, mas em todo o continente.

Qualitativamente vejo que é muito difícil replicar esse modelo CVC e não vejo nenhuma empresa nem de perto como ela na área de consumo de turismo. Para longo prazo, estou comprado, com posição pequena em carteira (2-2.5%), mas crescendo.

23 curtidas

Muito legal sua contribuição!!

1 curtida

Eu tenho uma visão sobre a empresa, com os ptos que considero de risco, mas que outro investidor pode ver como oportunidade.

O grande diferencial da CVC são nas lojas físicas, modelo difícil de se replicar. Mas no LP eu creio que a tendência seja de perda de valor neste modelo, e uma migração para o online, onde a concorrência é muito grande, e a CVC é bem fraca. Tem diversos fatores que influenciam o resultado da empresa, desde câmbio, aéreas, clima, epidemias, Argentina, entre outros. Eu penso que a tendência dos setores sempre é de eliminar os intermediários, abocanhando esta parte do lucro, o que gera outro risco a empresa. Eu vejo chances razoáveis de no LP da empresa se tornar uma Cielo.

Por outro lado, o investidor pode ver este potencial de crescimento que a empresa tem no online. Além disso a CVC domina o setor, mas ao mesmo tempo ele é muito fragmento, o que tb gera um potencial de crescimento por aquisições, e dificulta a entrada de novos players em lojas físicas. Some a isso que com a queda na cotação, pensando no CP pode estar ficando atrativa para compra.

Este seria meu pensamento hj na empresa, uma possível oportunidade de compra voltada mais para curto e médio prazo, mas não carregando no LP por ver muitos riscos no negócio.

8 curtidas

Concordo contigo Cadu. Essas empresas Asset Lights costumam ter baixas barreiras de entrada. Normalmente elas têm Capex baixo e rentabilidades altas, o que acaba atraindo o olhar de outros players. No longo prazo, esse risco é perigoso, no curto não.

Eu fiz algumas simulações por Fluxo de Caixa Descontado pelo modelo EVA, o qual basicamente se calcula o diferencial do ROIC com o WACC e o excedente traz a Valor Presente, e colocando uma situação de perdas de margens e rentabilidade, cheguei a um preço de R$30,00. Noutra situação, com as margens estáveis e rentabilidade estagnada, com crescimentos na ordem de uns 8% ao ano, cheguei a um preço de R$44,00.

4 curtidas

Pois é… mas alguns desses fatores são até positivos:

• Dólar: há um certo hedge em termos de atuação de mercado. Se dolar sobe, migra receita para pacotes nacionais; se dolar reduz, pacotes internacionais.
  • Sazonalidade, crises, epidemias: bem, isso prejudica players mais frágeis, que tendem a fechar as portas. Não sei como o modelo de franquias irá se comportar nisso. Mas com esse fator, tamanho importa, e uma diversificação de destinos, pactoes, etc, tb.
  • Online: bem, é fraco o modelo de venda de pacotes… decolar, expedia, etc tem um modelo maior na venda de serviços específicos. Empresa está tentando expandir para essa área (compra da submarino viagnes, almondo…), e está investindo bastante em tecnologia.

Acho que o principal fator é como se comportaria se um player pesado começasse a concorrer direto no seu nicho (sei lá, Magalu da vida…). Mas não vejo como uma barreira de entrada frágil para outros players.

Edit: mas concordo, tem um pouco mais de risco no geral, mas semelhante a outras do setor de consumo… Estou vendo todo esse caos como uma grande oportunidade (china, oleo no nordeste, avianca, argentina…)

4 curtidas

Queria abrir posição aqui, mas devido à queda de IRBR3, minha OC foi p lá

A margem líquida da CVC não é tão alta e é small cap o que poderia aliviar a pressão da concorrência, pois em tese haveria mujito mercado e não é um negócio tão lucrativo assim…

o medo da concorrência está no desenvolvimento de um plataforma com forte inteligência artificial para conectar empresas, pessoas e juntar tudo num pacote…a um custo praticamente nulo…

Cadu, sou iniciante em investimentos na Bolsa (02/01/2020) e como é normal estou apanhando muito, rsrs. Li um post nesse site sobre a importância de saber o preço alvo de uma ação. Sei que isso é complexo e depende muito da visão em relação ao mercado e à empresa por parte de quem calcula esse preço. Mas ajudaria muito se os mais experientes pudessem contribuir em cada lista de discussão sobre cada ativo uma previsão de preço alvo. Isso ajudaria muito os mais iniciantes na Bolsa. Claro que essa definição não traria nenhum comprometimento por parte de quem faz a previsão, cada pessoa é responsável pela sua decisão de investimento. Desculpe se essa sugestão for descabida.

1 curtida

Na maioria dos tópicos, após a divulgação do balanço, eu coloco uma breve avaliação com o preço alvo no ativo. Como recentemente em Pssa3: PSSA3 - Porto Seguro - #63 por cadu

2 curtidas

Show! Muito bacana. Isso dá um certo conforto psicológico para a gente aguentar os solavancos da Bolsas rsrs. Muito obrigado.

3 curtidas