Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Com certeza você está no caminho certo… :clap: Sua carteira está muito boa.

Não que você precise, mas eu vou dar algumas opiniões de acordo com minha lógica de investimento… Vou falar só de ações no Brasil, que é o que eu estudo:

ENERGIA: 22% - TAEE11: 12% EGIE3: 10% - Por ser foco em dividendos, são excelentes escolhas; além disto são 2 empresas com gestão exemplar. Mas, eu acho Engie um pouco cara frente a NEOE3, EQTL3 e ENBR3. Claro que o foco da EGIE3 é geração e ela deve capturar valor com a ascensão do mercado livre, mesmo assim a Neoenergia (por exemplo) tem múltiplos melhores e enorme potencial de crescimento. As vezes pode valer a pena investir pensando no dividend yield futuro, pensando na maturação da operação da empresa com grande crescimento do lucro e o aumento do pay out futuro.

BANCO: 22% - BBAS3: 12% ITSA4: 10% - Eu acho que você deve manter porque o BB tá muito barato e a Itaúsa tem excelência na gestão (isto conta muito no LP). No setor eu gosto mais do Santander pela agressividade e pela forte presença internacional, mas já não está tão descontado; já o Bradesco é o privado com mais desconto atualmente. De toda forma, existem motivos para investir em qualquer um destes 4 bancões…

SEGURO: 16% - BBSE3: 8% SULA11: 8% - SULA11 é a única empresa do setor que eu pensaria em investir, acho uma opção interessante mas me preocupa um pouco a questão da tendência das gigantes da saúde se verticalizarem cada vez mais… Eu sairia da BBSE3 porque já tem BB e porque eu acho muito 16% da carteira de ações em Seguros. Na minha opinião este setor tem tudo para ser “disruptado” em breve, apresenta frágeis barreiras de entrada e cada vez mais “commoditiesado”; por isto eu decidi ficar de fora, mesmo vendo SULA11 e PSSA3 cada dia mais baratas!

SANEAMENTO: 8% - SAPR11: 8% - Muito bom, apesar de apanharmos no CP…

TELECOMUNICAÇÃO: 8% - VIVT3: 8% - Paga bons dividendos por causa do pay out elevado (semelhante à EGIE3). Acho que é um setor que está tendo suas receitas atacadas por todos os lados. Só investiria aqui se percebesse que há uma mudança de rumo no sentido de criar um modelo de negócios mais voltado para a área de tecnologia, o que agregaria valor ao modelo de negócios atual. Na minha opinião, não acho sustentável o modelo atual. Tanto Vivo quanto Tim estão há 10 anos com as Receitas praticamente estagnadas…

SAUDE: 6% - FLRY3: 6% - Excelente escolha! PARD3 também é muito boa…

AGRONEGOCIO: 6% - SLCE3: 6% - Ótima escolha também, até mesmo porque você comprou barato… Eu manteria até perceber que pode ocorrer um recuo do setor, mas atualmente sua margem de segurança está ótima e não há motivo pra se preocupar.

INDUSTRIA: 12% - WEGE3: 7% ROMI3: 5% - Weg tá cara mas eu nunca venderia (pena que não estudei ela antes… :expressionless:)! Mais da metade das receitas desta empresa vem de produtos implantados nos últimos 5 anos, ou seja, como podemos determinar o potencial de uma empresa assim? E ela continua investindo em “produtos” com elevadas margens. Ou seja, manteria. Já Romi eu acho que está bem precificada, valeria a pena trocar por outra com mais potencial…

Entradas Sugeridas:

LOGG3: empresa que atua em todas as fases da construção de galpões logísticos, com elevadas margens e enorme potencial de crescimento. Pra mim é a melhor opção atualmente. Vale dar uma olhada no tópico dela aqui: LOGG3 - Log Comercial Properties - #447 de fabio_barbosa.

HYPE3: como já citado aqui, esta empresa alia bons dividendos, bons múltiplos e setor com demanda crescente.

Como seu foco é dividendos, a % restante (não alocada nestas duas) poderia ser alocada em Energia Elétrica e Saneamento. Ai ficaria com 3 elétricas, 2 bancos, 2 de saneamento, 2 de saúde (com a entrada de HYPE3), 1 de indústria, 1 agrícola e 1 de construção. Ou ainda no lugar de outra empresa de saneamento, poderia inserir 1 empresa de commodities, que poderia ser a FESA4 (paga bons dividendos), apesar de eu achar que ela hoje não está muito barata.

7 curtidas