Azul4 está uma mãe…
É por aí ! Excelentes colocações . Todas empresas boas e com dividendos. Custos atuais atrativos . Wizs3 acho que entra nessa linha . Acho o seu pensamento alinhado com o meu . Estava pensando em usar os dividendos e novos capitais para aportar em FIIs para equilibrar a carteira , só que estou vendo que vendo no LP ainda temos boas oportunidades em algumas ações . Valeu pelo texto! Esse fórum é muito diferenciado e vc tem dado sua grande contribuição.
Pessoal dos Fiis analisem essa carteira:
IRDM11
HABT11
HCTR11
DEVA11
BARI11
RECR11
MCCI11
CPTS11
VRTA11
BCRI11
CVBI11
HGCR11
RBRY11
Tem certeza que isso é uma carteira? Parece o índice de fundo de papel do banco Inter.
Corta 10 que tem muita posição redundante aí.
Nada contra ter só fundos de papel, mas eu faria um pente fino nos papeis de cada fundo, porque deve haver muita sobreposição aí.
Por exemplo, HABT e HCTR têm investimentos em comum, ou seja, alguns empreendimentos são investidos por ambos os fundos.
Em suma, você pode estar diversificando os fundos, mas ficando concentrado em determinados empreendimentos.
Como DEVA e HCTR tb…
Coloquei mais para variar com o gestor, notei que muitos FIIs de Cri estão apenas 60% alocado, um ouco de caixa e outros usando 30% do patrimonio para girar FII e ganhar capital, quase funcionando como um FOF neste aspecto.
Respondendo em bloco…
HABT11, HCTR11, BARI11 e se não me engano o DEVA11 são de lotemento e multipropriedades, com lastro em IGPM… estão longe do VP porque o IGPM está alto… Na minha visão tem um risco um pouco maior… acho que o RECR11 também se encaixa, mas ele é mais IPCA…
IRDM11 é um mix de fof com fundo de CRI… parece ser bem administrado, tem bom histórico…
CPTS11, CVBI11 e VRTA11 são um mix de HG e HY, majoritariamente com IPCA. VRTA11 já tem um histórico longo…
O BCRI11 mesmo sendo de um banco estatal tem bons resultados, gosto que a carteira dele é variada…
HGCR11 e RBRY11 são majoritariamente CDI +… Por isso mesmo estão pagando menos e estão negociando abaixo do VP…O que deve continuar até a Selic voltar…
MCCI11 não conheço…
No conjunto, assumindo pesos iguais, acho que tem talvez um pouco mais de IGPM do que eu gostaria pra mim… Eu tenho um peso maior de IPCA na minha carteira…
observe que atribuindo pesos iguais
Observe que o IGP ficaria menos concentrado e provavelmente IPCA seria o mais relevante…
Verdade… eu pensei em número de fundos, não no resultado da carteira…
eu tenho um pouco menos nos pulverizados, porque sempre tive receio das multipropriedades. Mas acho que é por causa de más experiências pessoais mesmo, porque a inadimplência ficou longe do que eu imaginava que seria…
Eu nos Fiis faço mais ou menos que nem você… compro até chegar num valor, e procuro um novo pra comprar, ao invés de concentrar demais…
Atualmente estou com 6 mas queria vender os mais caros… tem fundo de papel com 40% de ágio…
Resumindo o que o Japa (inteligente) quis dizer ou que disse:
O Brasil está tentando não deixar sua dívida explodir por meio de dois mecanismos, que são juros reais negativos (ou muito baixos) e inflação;
A consequência disso é o Real está sendo destruído.
Só não sei como as pessoas veem o dólar abaixo de 5,00 reais. Pode até cair pontualmente em algum momento abaixo disso, mas minha opinião (só uma opinião) é de que o Real não vale mais nada e que, ainda em 2021, teremos o dólar fuçando os 6,00 reais e, talvez, os 7,00.
Estou comprado em dólar.
Poisé… pra fundo de papel é bom sempre lembrar que o VP faz bastante sentido…
a sorte do real é que aimpressora de dolar está na velocidade 5… e este está perdendo valor em relação a cripto
Acho que a definição disso (real x dólar) vai ficar pela inflação aqui.
Se continuar esse negócio de IGPM a 20% a.a e/ou se o IPCA for mais contaminado e acelerar, não terá como o Real se segurar.
O custo da dívida não caiu tanto assim, porque depende muito de juros futuros, acho que esse ano ficou em 7-8%. Essa estratégia funciona bem em países com juros civilizados e prefixados, no Brasil pelo que vimos esse ano, só funciona até certo ponto. Não tem mágica pro governo, o único caminho é reduzir gastos e crescer. Por comparação, a Argentina financia cerca de metade do déficit com emissão monetária.
Mais um ano fechando. Quais as expectativas para 2021? Olhando apenas o P/L Ibovespa (fonte: Oceans14), estamos acima de 20x. No que vocês “apostam”?
- Ibovespa continua subindo
- Ibovespa anda de lado
- Ibovespa cai
- Ibovespa derrete
0 votantes
Um Feliz Ano Novo a todos e especialmente ao @cadu por disponibilizar este espaço que tanto agrega aos nossos investimentos e principalmente, aos conhecimentos compartilhados por todos os participantes. Boas Festas!!
É muito difícil estimar o rumo do Ibov no CP (pra não dizer impossível). Mas se eu fosse chutar:
Ibov fica lateralizando até abril, depois faz uma queda até os 100k. E na sequência engata uma alta, fechando 2021 acima dos 120k.
Boa tarde, Cadu!
Uma dúvida: pq abril? Apenas chute mesmo ou algum evento que pode derrubar o mercado?
Obrigado!
Abcs!
Eu acho que em Março ja azeda por causa da mega rolagem de divida, akem disso vai ter acabado a eleição no congresso e veremos se vamos ter uma oauta reformista ou não