Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Tenho pouca ABEV, mas estava pensando justamente nisso ontem. Comprei tem um tempo, mas nao consigo pensar em uma boa justificativa para manter (principalmente pelo P/L alto e crescimento baixo…)

Cara ! Boa seleção. Carteira com 8 ativos e com bons DY% ,essa é previdenciária mesmo. Vc só precisa da disciplina de reinvestir os dividendos .

1 curtida

@resonance, @guipasqual, então, mão coçando também para realizar lucro, mas somando da forma que você colocou também acho que sobe até o resultado

Comprei muita coisa na crise para médio prazo, minha carteira para longo prazo:

image

*automóvel transporte urbano
Médio prazo com alvo: pssa3 (48), sbsp3 (60) , tris3 (15), cogn3 (8), bbas3 (40), odpv3 (18), lren3 (50), enbr3 (22), eqtl (25), taee (35), irbr3 (10), hype (38), mdia (40)

13 curtidas

Alvo de Pssa seria 58? Bacana a carteira

ops

Sim, mas meus alvos não são baseados em valuation, são baseados no preço que a ação transitou pelo alvo e com base no meu PM…

PSSA por exemplo transitou por 58 em 2018 2019 e 2020 66 … considerando que meu PM é 48 e após uma recuperação econômica razoável a empresa vai conseguir se arrumar e seguir seu ritmo natural… acredito sim que possa buscar os 58…

Mas esse preço alvo pode ser desrespeitado se minhas posições de longo prazo no relativo estiverem descontadas… se sapr4 ir a 4,50 devo vender alguma no médio e colocar nela… se itsa ir abaixo de 10 idem…

2 curtidas

Posso perguntar duas coisas?

1. Porque a RADL3 você colocou como defensiva? Envelhecimento da população?

2. A escolha da YDUQ3 pra logo prazo e COGN3 pra médio prazo me deixou curioso… a segunda é bastante discutida aqui, mas a primeira vejo poucas pessoas falarem sobre. Porque você preferiu uma a outra?

1 curtida
2 curtidas

RADL é farmácia, envelhecimento da população e atividade de margem baixa, se a radl continuar crescendo assim a tendência e ír quebrando as menores e ir dominando o mercado pouco a pouco… tem um bom ritmo de abertura de novas lojas…

YDUQ3 está com menos desconto no valuation, porém tem fundamentos melhores e vem melhorando … se a tendência se confirmar YDUQ3 engole a COGN, mas não acredito, acredito que o setor vai seguir disputado…

COGN3 apresenta muito desconto no valuation, mas um desafio e riscos maiores… uma vez superado esses desafios a cotação vai destravar um valor enorme e esse destravamento eu quero botar o lucro no bolso…

Uma vez que as coisas se acalmarem daqui o medio ou longo prazo posso trocar cogn3 e yduq3 depois que todo mundo estiver menos empolgado com a recuperação incrível da kroton…

Pode ser que isto não se concretize e YDUQ conitnue andando e cogn patinando, aí posso estudar realizar um pequeno lucro em cogn…

Gosto de trabalhar com pares no setor

2 curtidas

Eu imaginei que fosse algo assim, quando vi que o par era FLRY3… é que acho que na minha cabeça não costumo associar o termo defensivo com empresas em expansão. Pra mim é saneamento, elétrica, bancos, esse tipo de coisa…

Quando olhei YDUQ3 ela pareceu mais arrumadinha que COGN3. Gostei bastante do enfoque de cursos premium como medicina. Mas COGN3 me pareceu ter uma chance de crescer muito com as plataformas dela.

@cadu, realizando lucro está semana ou ainda só observa?

Muito legal sua carteira. Gostei do racional.

1 curtida

O par de FLRY seria PARD, mas infelizmente não consegui pegar ele nas baixas… e pard seria para médio prazo tb… certamente já teria realizado o lucro tb quando foi a 28

Valeu, amigo.

Isso que venho fazendo, a prioridade é reinvestir os dividendos na mesma empresa, qdo não é possível junto com a grana do aporte mesmo.

Por enquanto são 8 empresas, mas pretendo trabalhar com no máximo 12.

Eu penso em sensibilidade de preço a catástrofes, como o corona.
Raia e Taesa foram as mais defensivas da minha carteira sob essa ótica. Quase não se movimentaram.
Isso é bom para quem não tem uma parcela alocada em RF como caixa de oportunidade por exemplo. Eu prefiro deixar 100% alocado em ações (na verdade uns 99.5%, só o dinheiro de pagar as contas mesmo fica no banco).

2 curtidas

Pra mim defensivo é sinonimo de estável e menos sensivel disrupção … apesar que bancos vão sofrer um pouco com isto, mas sempre precisará de dinheiro emprestado e seguros… nao aredito que bancos vao falir…

Mas setor de saúde e saneamento não sao tao sensiveis a tecnologia como outros serviços…

1 curtida

Taesa eu concordo… agora raia pra mim tem embutido no preço uma expectativa de crescimento. Ela tem cumprido e parece que vai continuar dominando o mercado, mas pra mim não colocaria ela no que eu chamo de defensivo…

2 curtidas

Se vc tá com um PM abaixo de 18 ela é defensiva, se vc tá com um PM de 25… hehehe

1 curtida

Tem muita discussão sobre value x growth. Taesa x Raia.
Mas toda empresa no fundo tem uma expectativa de crescimento no preço, mesmo que seja um valor negativo.
Não gosto de ter posições grandes em “barcos afundando”, empresas que apresentam bom histórico de execução, boa rentabilidade, baixo endividamento, caixa, com crescimento por 10 anos que justifique o preço são cases que me atraem.
Obviamente se Raia começar a escorregar reviso o valor, caso contrário é difícil ver uma mudança no cenário macro que impacte muito a operação dela. É uma empresa que meio que depende só dela.

2 curtidas