Boa noite colegas. Gostaria da opinião de vocês quanto a minha carteira:
Minha consideração @omeprazol, com 25% em ações e 25% em FIIs, você passa bem com 5 ações e 5 FIIs.
Na sua lista minha escola seria:
PARD
RANI
BRFS
TAEE
ITSA
FiIs acompanho pouco, prefiro não opinar, gosto de XPLG.
Achei a carteira bem diversificada.
Eu venderia todos os fills.
Momento único no Brasil para os próximos meses com Senado e Câmara favoráveis ao governo.
Aumentaria
Enbr3
Tris3
Bbas3
Fesa4
Shul4
Aeri3 também
Obrigado amigos @cadu @neilson @sr_fouquet @fabio_barbosa sempre acompanho os comentários de voces e me ajuda bastante.
Eu tenho a mesma dificuldade em diminuir o número de ativos que tenho na carteira, Omeprazol. Bem-vindo ao clube. Sempre achei mais fácil comprar do que vender. rs
São todos ativos que eu gosto e é muito difícil prever quais devem ter um desempenho melhor. Entretanto, como é muito mais fácil dar pitaco sobre a carteira alheia do que gerir a própria, eu acho que tem como você concentrar um pouquinho, diminuindo o número de ações.
Apesar da cotação atrativa, eu pensaria em vender BRSR6 e comprar BBAS3. (ficando com dois bancos)
FESA4, RANI3 e BRFS3 são exportadoras de commodities, talvez você consiga escolher apenas duas entre elas.
SHUL4 e TUPY3 estão em setores semelhantes. Acho que você pode eleger uma entre as duas.
Também estou no clube… mais de 20 açoes na carteira.
Eu já estou indo em sentido oposto.
Estava com 20, consegui baixar pra 15 e To vendo se baixo pra 10/12.
Há de se observar o volume financeiro da carteira…até uns 20 ativos acho ótimo.
Para uns 20 ativos eu acredito que a carteira deveria ter uns R$2 milhões. Agora tem gente com 50k com 30 ativos, nesse caso pode descobrir um foguetinho que vai ganhar 2k.
Se forem boas empresas não vejo problema algum em 20 ativos ou mais.
Vou aproveitar e postar a minha. As porcentagens estão atualizadas. Investimento no exterior é aos poucos e sem pressa.
Estou feliz com a carteira e gosto dos ativos. Se eu fosse adicionar mais algum provavelmente seria alguma seguradora e alguma elétrica. Provavelmente PSSA3 em uns R$45,00 e talvez TAEE11 em uns R$28,00.
Ela ficou assim:
@cadu e @sr_fouquet se puderem comentar, agradeço muito.
Muitos ativos aí já deixa de ser stock picking, acho dificil um indivíduo normal bater mercado dessa maneira. For ter muito papel melhor terceirizar pra algum fundo o trabalho de: análise, controle, balanceamento, acompanhamento. Toma muito tempo do cidadão, melhor dedicar esse tempo à profissão do que ao hobby intuito sendo ganhar grana de verdade.
Gostei da carteira, está bem diversificada.
Só pensaria na troca de VRTA por HGRE ou TRXF.
Está muito bem organizado. Acredito que VALE já tenha atingido um preço justo e a partir daí vira aposta num super preço para o minério, mas este já vem caindo depois de bater US$150. Eu venderia desde agora e faria a troca que você pretende por PSSA. Sobre a BRK, o Buffett vai fazer 91 anos e o Munger a gente já não diz por educação, mas está quase nos 100. Então é uma holding com ótimos ativos, a maior resseguradora do mundo, mas muito dificilmente vai repetir o histórico, e com novos administradores, há o risco de tomar o caminho contrário. Ainda não estudei muito ações americanas, mas iria numa empresa que pagasse dividendos, gosto da VZ, mas deve haver outras opções para analisar.
Muito Obrigado aos dois.
Se os demais comentarem também, agradeceria muito.
Essa carteira foi feita com bastante estudo, principalmente lendo bastante esse fórum.
Melhor fórum do Brasil.
Tópico animado, quero participar também…
Minha carteira atual:
(verde projetado - vermelho atual)
Carteira tem 55% dos ativos que seguem tendência e 45% que espera-se que sigam contra (descorrelação).
Tendência: FIIs e FIAs. Exterior, quando tiver, entra aqui.
Contra: RF, Hedge e FIMs (detalhes a seguir).
RF é tudo 100% do CDI com liquidez diária:
- 2/3 em CDB do Itaú pra reserva de emergência.
- 1/3 em CDB do Inter pra reserva de oportunidade.
HEDGE:
- 2,5% fundo cambial.
- 2,5% fundo de ouro com exposição ao dólar (no final das contas são 5% exposto ao dólar).
FIIs:
(Soma-se com Saldo e Emissões. Cinco emissões ao mesmo tempo deram uma “agitada” no dindin).
- Os desbalanceados “pra menos” são fruto das movimentações para as emissões.
- VILG vai ter um leve acréscimo após a emissão.
- BTLG decolou e vai continuar assim… os outros que corram atrás…
- VISC e XPML aproveitei a queda dos últimos dias pra dar um reforço. Espero que logo encostem nos demais, senão compro mais pra equalizar.
FIAs:
Os dois primeiros são Long Biased (mais protegidos) e o HIX é um Long Only “raiz”.
Fácil notar como os Long Biased são mais defensivos.
FIMs:
É pra ser a cereja do bolo com sua descorrelação.
- O Gripen é um espelho do famoso SPX Nimitz. Investe muito lá fora e em coisas que a gente nem pensa, como Níquel, por exemplo.
- O Zarathustra é um fundo quantitativo (operado por robôs - acho que todo mundo já está familiarizado com o estilo) que tem muita descorrelação com o IBOV e está cada vez mais investindo no exterior (já tá “nums” 40~45%).
- O Occam coloquei esse ano numa abertura que deu. 2/3 long&short + 1/3 macro.
Sente a descorrelação e histórico:
É isso…
A carteira de Fiis está muito boa.
Não pensa em vender estes FIMs e comprar ações?
Não pensa em vender estes FIMs e comprar ações?
Aí acaba com a descorrelação… vai tudo pro mesmo lugar.
E esses caras conseguem investir em estratégias e ativos que não tenho acesso.
Tenho os FIAs pra esse propósito.
FIAs mais FIIs já são 55% da carteira.
Depende… veja por exemplo o gráfico da correlação da CAFI com o IBOV…