Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Quando o mercado azeda, quase todas as ações caem, umas mais, outras menos, mas vai tudo pro mesmo caminho.

Digo azedar mesmo, tipo a pandemia, greve dos caminhoneiros, 2008, etc…
Movimentos menores que afetam setores específicos não se justificam nesse debate.

Descorrelação pra mim não é render mais no longo prazo, é mitigar as quedas sensivelmente e, se possível, ir no sentido contrário.

Mostra pra mim aí o gráfico comparativo do CAFI vs IBOV de 2020 inteiro… duvido que o CAFI não tenha tomado um belo “dum calor” também.

De forma alguma estou desmerecendo o CAFI e o excelente trabalho que fazem ali, não me interprete mal, mas é tudo ação BR… CAFI e IBOV é tudo a mesma classe de ativo, aonde um vai o outro vai junto, só muda a intensidade.

Agora, se o CAFI fosse tipo um multimercado, que pudesse ter, além de ações, RF, dólar, etc… aí sim eu concordaria com você que poderia haver real descorrelação.

:wink:

3 curtidas

cafi_tabela

Tá vendo… não tem como fugir… mesma classe de ativos.

Única ação que me lembro que “segurou o reggae” na pandemia foi a VIVO (talvez tenha mais alguma outra aqui ou ali, só me recordo dela agora):

Gostaria de frisar novamente que meu intuito não é desmerecer o CAFI em nenhum aspecto, só estou tentando deixar claro minha visão de descorrelação e “asset allocation”.
Muito menos achar que minha carteira é melhor.

2 curtidas

Entendi sim seu pto. Mas esta descorrelacao da Cafi com o Ibov não acontece no CP, somente no LP. E se comparar o gráfico que vc postou, no CP em termos de retorno, vc não teve descorrelacao com o Ibov tb. Ok não caiu junto com o Ibov, mas por outro lado tb não subiu, gerando um retorno de CP similar ao Ibov.

Acho que se fosse pra fazer uma descorrelacao mais eficiente (maior retorno), principalmente em termos de queda do Ibov, provavelmente o ouro ou o Ivvb11 são superiores.

4 curtidas

Galera, por favor, opinem sobre a minha carteira de Fundos Imobiliários.
Pretendo ter 24% da minha carteira alocada neles (entre ações, renda fixa e FIIs).

• HGLG
  • XPLG
  • KNRI
  • ALZR
  • HGRE
  • MXRF

Como podem ver eu dei preferência para galpões logísticos, mas também complementei com lajes corporativas e papéis.
O que acham dessa composição? Estou pensando no longo prazo e querendo uma certa tranquilidade com a renda passiva (deixo para as ações o trabalho de ter maior volatilidade rs).

Outros que estou de olho para aumentar a carteira: HGRU e IRDM. O que acham?
Não estou confortável com o segmento de shoppings para o longo prazo ainda, mas cheguei a considerar XPML11 e VISC11.

Valeu galera.

1 curtida

dos que você colocou em carteira, só não gosto do MXRF… pra mim ele é um dos piores de papel…

Atente para o fato que KNRI e ALZR apesar de serem híbridos tem quase metade em galpão, na hora de ver os percentuais que você quer… Na mesma linha, tem o RBRP, que segue mais ou menos estratégia parecida. Se você gostou desses dois, pode gostar dele também.

Se você não está confiante com futuro dos shoppings, melhor não colocar Fiis de Shopping… você não é obrigado a colocar uma classe só porque ela existe. Eu acho que o Brasileiro gosta muito de ir no shopping passear e por isso acredito que quando a vacinação estiver num bom nível os shoppings devem voltar, mas é opção pessoal, siga a sua…

Acho que HGRU seria uma boa adição a sua carteira, porque renda urbana tem uma dinâmica diferente de escritório e logístico. IRDM eu gosto bastante, mas ele está sempre bem “caro”, então aconselho você a ir entrando nele aos poucos, talvez aproveitando as emissões.

5 curtidas

Legal cara, obrigado pelas dicas!

Eu tenho lido o relatório do MXRF, vendo algumas análises e gostado bastante viu.
Confesso que comecei com ele devido ao valor da cota (baita burrice), mas aos poucos fui realmente gostando dele. De qualquer forma vou pensar em outras opções (o próprio IRDM que você disse que está caro, mas posso ir entrando aos poucos para sentir melhor).

KNRI e ALZR: gosto da ideia deles diversificarem entre galpões e lajes, pois são os segmentos que mais gosto. Entendo que tenho bastante exposição à isso na carteira e o próprio HGRU que você falou bem seria uma forma de diminuir a exposição nesses segmentos.
Obs.: claro que é uma coisa po futuro, mas o ALZR está investindo em datacenters (através de um FII da mesma gestora) e pode dar bom.

Dos shoppings, é isso mesmo que falou: “você não é obrigado a comprar um segmento só porque ele existe”. Estou tentando seguir esse racional para não diversificar por diversificar, afinal não vale a pena.

Será que um FoF valeria a pena? HFOF, BCFF, KISU?
Sei das taxas dobradas ao investir neles, mas penso mais na atuação do gestor e também em diversificar sem precisar acompanhar tantos outros ativos.

1 curtida

Eu pessoalmente não invisto em FOFs, porque gosto de analisar os FIIs eu mesmo e ir montando minha carteira, mas entendo quem gosta. Eu só não compraria muito fora do VP.

Eles tem um vantagem que conseguem entrar em algumas emissões e FIIs que nós não temos acesso. Tem uma possível futura vantagem que depende do resultado de ações na justiça, que isentaria eles de pagar IR de ganho de capital no giro de FIIs. Os que ganharem essa ação vão ter uma vantagem sobre os demais.

3 curtidas

Sim sim, eu prefiro escolher os ativos até porque não são muitos também (pensei em no máximo 10 FIIs).
Vou seguir analisando e estudando o HGRU, IRDM e o RBRP que você comentou.

1 curtida

Iria aportar no xina11, etf da XP, nisso vi que iria pagar 0,59 de taxa à xp em cima da taxa do MCHI US que é o fundo onde a xp aloca os recursos. Nisso estou agora avaliando comprar o novo bdr BCHI39 que ao menos pago uma taxa só já que no fim das contas a composição é exposição delas à empresas chinesas é quase idêntica (30% em alibaba e tencent resto pulverizado).

1 curtida

Pq tu não abre uma conta na passfolio e aplica em etf direto por lá? corte os intermediários, o custo e ainda ganha uma proteção ao aplicar em ativos dolarizados.

Consegue fazer um gráfico do CAFI somente com o IBOV, e em escala logarítmica?

Acho que vai dar pra ver que o “desenho” dos dois é muito semelhante e só vai mudar o que falei, a intensidade de cada movimento. E isso é fruto do CAFI não ter muita descorrelação com o IBOV, e sim, um certo “alpha” que faz ele render mais no LP.
Aparentemente em nenhum momento o CAFI agiu, por exemplo, como a ação da VIVO durante a pandemia.

Podemos também notar esse efeito se compararmos o SMLL com o IBOV. Mesma coisa… carteiras diferentes que andaram juntas com intensidade diferente.

Pegando uma janela de 11 anos passando por altos e baixos (período semelhante ao do seu gráfico do CAFI).

IBOV vs SMLL:

O SMLL teve um desempenho melhor no final da janela de tempo analisado, mas, no geral, quando um subiu, o outro também, quando caiu, idem.
Com o CAFI foi a mesma coisa, só que ele rendeu bem mais que os dois aí.

Não há descorrelação quase nenhuma, e sim ganhos (que eventualmente poderiam ser perdas) diferentes.

IBOV vs dólar:

Aqui está o que entendo por descorrelação: independente do resultado de cada um, os caminhos foram totalmente diferentes.

Na minha visão, a correlação/descorrelação de dois ativos, classes de ativos e/ou carteira não está ligada a quanto cada um gerou de retorno no final da janela de tempo analisada (LP ou CP), e sim, no caminho que levou pra chegar lá.

Aí pode entrar outro tipo de debate:
“Porque eu vou perder tempo buscando ativos que se descorrelacionam se no final o resultado é muito semelhante?”

Minha resposta:
Vai do perfil de cada um. Tolerância à risco, tempo que a pessoa está disposta a esperar para que o resultado seja atingido (eventualmente passando por “longos invernos”), etc…

Tem gente que não aguenta passar por isso…

… pra chegar nisso:

Preferindo ir por caminhos “menos acidentados”:

Enfim…

É melhor seguir o CAFI do que o IBOV, ou o SMLL, ou qualquer combinação deles?
Sem sombra de dúvida o histórico mostra que sim, mas continuo não enxergando descorrelação.

6 curtidas

excelente serie de posts @ravenx

dúvidas:

1. qual a vantagem de CDB e não tesouro selic?
  2. OZ1D/OZ2D não seria melhor que um trend ouro da vida? pode vender até 20k sem IR, etc. Agora tem esse gold11. Fundo de ouro faz sentido mesmo ou é só pra facilitar o controle da carteira?
  3. eu noto um déficit muito grande desse tipo de estudo entre assessores e carteiras divulgadas por ai (inclusive de ações) - que ferramentas usa pra montar e estudar sua carteira? maisretorno.com?
  4. pergunta mais técnica: o macro muda de tempos em tempos. podemos dizer por exemplo que o mundo pré-23 de março não é o mesmo do pós-23 de março, então dá pra confiar em correlação mesmo? como você decide o período para analisar?

comentários:

fantástico você introduzir esse debate aqui. um dos problemas que vejo no Brasil é que é tudo correlacionado, FII, ação e Tesouro direto - no fim vc só está escolhendo risco vs retorno

por outro lado,implementar coisas descorrelacionadas através de fundos tenho cá minhas dúvidas. essa correlação para reduzir volatilidade é enxugar gelo. ela só faz sentido mesmo se for pra fazer rebalanceamento periódico, aí fundos multimercado D+30 perdem totalmente a atratividade, já pensou nisso?

Dou um exemplo claro: iluminado foi quem comprou dolar em janeiro de 2020. Dito isso, após 23 de março ibov subiu 80% e o dolar ficou no mesmo lugar. quem não trocou dolar por ações no meio do caminho não performou bem.

Então, hedge tem que ter rebalanceamento ou giro pra fazer sentido, ao menos pra mim, senão é enxugar gelo.

4 curtidas

hedge tem que ter rebalanceamento ou giro pra fazer sentido

Perfeita sua colocação.

da na msm ou pior pensando em custos , por conta do spreed

na verdade, acho que só fica pior se for ficar movimentando muito frequentemente entre moedas.

Se for comprar, e deixar lá por 10 anos, por exemplo, e depois trazer pra Reais, acho que o spread fica menor que a diferença de taxas… Óbvio que muda bastante pra quantidade de aportes e tudo o mais…

Para quem tem menor “poder de aportes”, como o meu no caso (1000 por mês) , a melhor forma de dolarizar, para fazer hedge, seria comprar IVVB11 ?

O ruim do IVVB11 é que fatalmente vai pagar o IR.
Aportes pequenos assim mandaria direto para fora, comprando as ações mais relevantes do IVVB11.

2 curtidas

na verdade, no meu entendimento, apesar de IVVB11 não entrar na isenção de 20k, o lucro pode ser abatido de prejuízos acumulados…

1 curtida

Pode sim, se vc tiver prejuízos acumulados…
Eu não conto com isso pois acho uma estratégia difícil na fase de acumulação, ou mesmo com aportes grandes depois de alguns anos.

1 curtida

eu optei pelo fundo western , que assim como o ivvb replica o indice, mas no regulamento o fundo tem um pouco mais de “liberdade” tanto que se puxar um comparativo vai ver que o fundo bate o ivvb com certa folga a depender da janela de tempo

1 curtida