Consegue fazer um gráfico do CAFI somente com o IBOV, e em escala logarítmica?
Acho que vai dar pra ver que o “desenho” dos dois é muito semelhante e só vai mudar o que falei, a intensidade de cada movimento. E isso é fruto do CAFI não ter muita descorrelação com o IBOV, e sim, um certo “alpha” que faz ele render mais no LP.
Aparentemente em nenhum momento o CAFI agiu, por exemplo, como a ação da VIVO durante a pandemia.
Podemos também notar esse efeito se compararmos o SMLL com o IBOV. Mesma coisa… carteiras diferentes que andaram juntas com intensidade diferente.
Pegando uma janela de 11 anos passando por altos e baixos (período semelhante ao do seu gráfico do CAFI).
IBOV vs SMLL:
O SMLL teve um desempenho melhor no final da janela de tempo analisado, mas, no geral, quando um subiu, o outro também, quando caiu, idem.
Com o CAFI foi a mesma coisa, só que ele rendeu bem mais que os dois aí.
Não há descorrelação quase nenhuma, e sim ganhos (que eventualmente poderiam ser perdas) diferentes.
IBOV vs dólar:
Aqui está o que entendo por descorrelação: independente do resultado de cada um, os caminhos foram totalmente diferentes.
Na minha visão, a correlação/descorrelação de dois ativos, classes de ativos e/ou carteira não está ligada a quanto cada um gerou de retorno no final da janela de tempo analisada (LP ou CP), e sim, no caminho que levou pra chegar lá.
Aí pode entrar outro tipo de debate:
“Porque eu vou perder tempo buscando ativos que se descorrelacionam se no final o resultado é muito semelhante?”
Minha resposta:
Vai do perfil de cada um. Tolerância à risco, tempo que a pessoa está disposta a esperar para que o resultado seja atingido (eventualmente passando por “longos invernos”), etc…
Tem gente que não aguenta passar por isso…
… pra chegar nisso:
Preferindo ir por caminhos “menos acidentados”:
Enfim…
É melhor seguir o CAFI do que o IBOV, ou o SMLL, ou qualquer combinação deles?
Sem sombra de dúvida o histórico mostra que sim, mas continuo não enxergando descorrelação.