Exatamente o que fiz rs
Eu gostei, mais fácil de visualizar. Talvez pudesse só ajustar a escala para 0 100 200 400 800 etc se não der errro. Ficou bacana assim.
IBOV tomou pau até do CDI.
E tem gente que paga taxa de administração e imposto de renda sobre dividendos para ficar carregando BOVA11.
Se bem que tem até gente que paga taxa de administração e, ainda pior, taxa de performance para aquele cara do Alaska ficar defendendo político e destruindo o capital deles.
Depende do horizonte temporal.
Mesmo caso do Peter Lynch / fundo Magellan.
O investidor médio perdeu dinheiro investindo no fundo, mesmo o fundo retornando em média 29% ao ano.
Olha a linha cinza pontilhada…
Essa história de CDI vs IBOV eu nem me meto.
Completando 2 anos na Bolsa e depois de muitas leituras sobre investimentos e aprendizados neste fórum, esta é a minha carteira. Esse fórum realmente é diferenciado. Parabéns a todos que fazem dele um excelente lugar para troca de experiências sobre investimentos.
Fiquem à vontade para opinar…Tenho a intenção de reduzir % em PETR4 e aumentar em LOGG3.
Meu foco é no LP. Aplico em bolsa, os recursos que não pretendo usar em um horizonte de pelo menos, 5 anos.
foi mal, eu que vi errado, confundi ifix com ibov.
a questao q quem ta la ta cagando pra visao politica dele, qr resultado, e ele costuma entregar … eu mesmo tenho uma pontinha la, invisto pro meu pequeno via fundos, e o alaska é um deles, n tenho oq reclamar, retorno de 2 digitos de 2019 pra ca …
Está uma carteira muito bem diversificada, no bom sentido. Não tem muito o que mexer mesmo, é uma boa geradora de dividendos. SAPR apesar de barata, considero um ativo inferior considerando a possibilidade de comprar bancos ou elétricas. LOGG é a empresa de maior crescimento que você tem, aumentaria exposição nela.
Obrigado, @sr_fouquet!
Revisaria a carteira de FII. Muito shopping. Em logística tem opções melhores que XPLG.
Pra quem acha que diversificar pelo mundo não faz diferença…
Meus queridos como prezo a opinião dos srs. segue minha carteira e o que pretendo adotar de movimento, sugestões são bem vindas.
Ativo % Ação
GMAT3 20,89% Reduzir p/ 14%
BBAS3 12,95% Manter
MTRE3 8,47% Reduzir p/ 5%
SLCE3 8,31% Manter
ROMI3 7,97% Avaliando
ENBR3 7,83% Aumentar p/ 10%
VALE3 7,33% Manter
ALSO3 5,44% Manter até alvo 29-30.
TRIS3 4,84% Aumentar até 7%
MDNE3 3,98% Zerar
TRPL4 3,89% Aumentar
QUAL3 3,49% Manter
VIVT3 2,62% aumentar
COGN3 1,97% Dobrar posição
Ativos em avaliação para compra
Sapr4 Comprar se <4,15 até 5% (entraria no lugar de also3)
Encerrando posição em uma das construtoras abriria para uma dessas em LP:
Logg3
Ntco3
Ativos turn around em avaliação para entrarem pontualmente.
Ciel3
Mypk3
Resolvi fazer uma comparação da minha carteira com o IBOV (mensal):
(Infelizmente só tenho dados detalhados de 07/2016 pra frente)
Nesse período o IBOV rendeu 100,79% e minha carteira 58,22%… not bad.
Acompanhei a “tendência”, só que sem muitos solavancos. Inclusive é possível notar que durante a greve dos caminhoneiros em 2018 passei “ileso”.
Não dá pra comparar com a CAFI, pois essa é 100% RV, mas dá pra mostrar o resultado de um portfólio mesclado que visa ganho em diversos cenários com certa tranquilidade…
EDIT: Lembrando que isso é só o lucro líquido. Contando aportes meu PL cresceu 185,64%.
Por isso que todo mundo fala que na fase de acumulação (não é mais o meu caso) os aportes valem mais que a performance.
Venderia FII de Shopping e logística
Compraria Mult3 e aumentaria posição em logg3.
Compraria Beef3
Muito bacana. Entendi seu pto de diminuir a volatilidade, tb gosto disso.
Mas creio que quando o IBOV está em tendência de alta, é viável se expor um pouco mais em ações, e vice versa.
@cadu, mesmo você vendo o IBOV em tendência de alta, você investiu decentemente em GOLD11. Poderia me explicar o racional?
Seria uma forma de proteção?
Isso mesmo Cadu.
Você pode ir ajustando o tamanho de cada posição conforme julgar necessário.
Contudo, você pode também tentar buscar um portfólio equilibrado que não demanda acertar o timing do mercado.
Outra coisa importante é o rebalanceamento.
Uma vez por ano, por exemplo, olha se algo subiu demais e reposiciona no que ficou pra trás.
Isso da pra fazer com qualquer coisa, inclusive numa carteira pura de ações: vende parte da que subiu mais e completa na que ficou mais trás (assumindo que a que ficou mais pra trás não perdeu fundamento e ainda merece estar na carteira).
Uma pena que não tenho histórico entre 2013-2015, com o IBOV em baixa, aí você ia ver a diferença.
Outra coisa que da pra notar é o “Home Bias” (no caso a baixa participação dele):
em 2018 minha carteira nem sentiu a greve dos caminhoneiros (crise local). Já em 2020 não teve jeito, o estrago foi global e generalizado, aí as proteções e a diversificação não conseguiram amortecer tudo.
Isso significa que a gente tem que se expor de alguma forma a coisas que nos protejam de crises locais.