A BEEF pra mim é um caso de turnoround … se capitalizou, diminuiu alavancagem, diversificou plantas e está implementando uma política de dividendos…
Ebtida Irani:

Ebtida KLBN

Ebtida Suzb

A BEEF pra mim é um caso de turnoround … se capitalizou, diminuiu alavancagem, diversificou plantas e está implementando uma política de dividendos…
Ebtida Irani:

Ebtida KLBN

Ebtida Suzb

As margens variam um pouco, naturalmente, mas não acho que cheguem a ser instáveis. Neste ponto do ebitda, minhas projeções para RANI, com este projeto de corte de custos e aumento de produção é o seguinte:
A Klabin costumava trabalhar com 30% de margem antes do Puma I, minha visão de longo prazo, por assim dizer, é a Irani operar em nível parecido, já que em essência estaria no mesmo estágio da Klabin naquela época, isto é, uma empresa verticalizada e com alto grau de eficiência.
Nossa fiquei surpreso com o resultado, 37% espera empatar.
Só a título de curiosidade eu acabei fazendo o que falei lá em fevereiro, no comecinho de março vendi COGN com -50%
por achar que aquele grande futuro que era previsto ficou meio nebuloso com a pandemia e foi meio unanime que as decisões recentes não beneficiam muito ela, acabou aparecendo outra oportunidade como não tinha $$ acabei vendendo ela para migrar para essa, por enquanto estou feliz com a troca, podia ter levado outro tombo, talvez, mas eu achei que valia o risco.
Então reforço minha opinião, eu não fico com dinheiro empatado em uma ação se não acredito mais na empresa esperando um possível empate.
Você pode usar isto para pagar menos imposto no futuro ou usar no mês que precisará movimentar mais de 20k compensando lucros
Tem essa tmb, não é totalmente “perdido” né
, espero que chegue o dia em que eu movimente grandes valores para que consiga utilizar esses prejuízos acumulados

Se você não chegar em grandes valores não terá valido a pena investir em acoes para o longo prazo
Com certeza, mas Brasil né, nunca se sabe, e depende de minhas escolhas, vai que eu fique com o dedo podre kkkk, mas acredito que estou no caminho certo, escorreguei com COGN e MYPK, mas como dizem, tem que acertar mais que errar e por hora so far so good.
Pois é. Também estou com esse mesmo problema no segmento de shopping. Apostei em BRML3 e estou com prejuízo há algum tempo. O problema é amadurecer a decisão de “desitir”. Já vendi uma parte, realizando o prejuízo. A decisão agora está em desistir definitivamente do papel e partir para outra ação.
Aproveitando a conversa, estou nesta situação com Valid e Sanepar, ambas com -19%, Valid já pensei centenas de vezes em absorver o prejuízo e aportar em alguma outra ação, são posições pequenas, usar este prejuízo para abater lá na frente para mim não tem muito sentido agora, meu capital ainda é baixo, mas vale o dialogo para aprender com o ponto de vista de outras pessoas.
Sanepar não penso em vender, na verdade aumentar posição.
É @jefersonazambuja e @fabiop é decisão de cada um, eu sai de COGN pq desanimei com ela mesmo, se acreditasse na empresa eu ficava, vendi no pior momento possível a 3,66 para comprar PCAR no dia que ela se separou da Assai, foi uma tacada que deu certo, mas podia ter dado errado.
@fabiop eu tenho SAPR tmb e estou com -15%, mas ao contrario de COGN aindo acredito nela, tem bons fundamentos e paga dividendos, não penso em sair por enquanto, abaixo de 4 penso inclusive em aumentar posição.
O que eu falo é não ficar na empresa esperando o empate para sair se não acredita mais nela, pq sempre pode piorar, se não acredita na empresa, tenta achar outra opção, pq nesse tempo até empatar vc poderia ter ganhado o dobro em outra.
Também estou no mesmo barco, COGN - 31%, IRBR - 61% SAPR -19%.
Das 3 acredito mais na SAPR, as outras duas estou pensando em assumir o prejuízo e alocar em alguma oportunidade.
Tudo o que vendo a tendência é subir, por isso fico esperando.
O que vocês acham dessa carteira:
Acho que poderia ter exportadora, mas as que estão baratas não tenho muita confiança…
BBAS3
ITSA4
SULA11
PSSA3
LOGG3
TRIS3
EZT3
ALUP11
EGIE3
PARD3
MOVI3
BBAS3 - Empresa Bancária bem descontada e sofreu bastante por ser contaminada pelas interferências do Governo em Estado. Sendo negociada com deságio face ao valor patrimonial.
ITSA4 - A Holding Itaú negociado com maior desconto em relação ao Banco Itaú e Banco Bradesco com potencial de crescimento através de aquisições de outros negócios em indústria, energia e infraestrutura.
LOGG3 - Empresa de desenvolvimento de galpões logísticos com grande espaço para crescimento.
TRIS3 e EZTC3 - Construtoras com situação financeira equilibrada e surpreenderam positivamente em meio a pandemia com aumento expressivo de receita e lucro.
ALUP11 - Transmissora com vocação para crescimento com diversas linhas de transmissão de energia a serem entregues nos próximos 03 anos.
PARD3 - Laboratório Hermes e Pardini empresa em setor defensivo, perene e com grande espaço para crescimento, e com maior desconto em relação aos seus concorrentes.
MOVI3 - Locadora de Veículos de menor porte da bolsa, com maior desconto em comparação com seus pares (Localiza Locamérica) e grande espaço para crescer.
SULA11 - Seguradora que sofreu bastante com a pandemia, mas continua com caixa, distribuição de dividendos e fundamentos fortes para retomada.
PSSA3 - Seguradora com estrutura financeira robusta e que foi beneficiada pela baixa sinistralidade durante a pandemia.
Achei muito boa, bem voltada para valor.
O que eu me perguntaria:
1º) Ainda quero ser sócio dessa empresa, confio na sua gestão, sua atividade é promissora?
2º) Caso decida trocar de papel: comparativamente, a empresa da qual pretendo me tornar sócio tem probabilidade de resultados melhores suficientes para o risco dessa troca?
Parece bobeira, mas o fator emocional atrapalha muito nessa decisão. Tem duas atitudes opostas, mas igualmente danosas: “trocar seis por meia dúzia” ou “morrer abraçado com o papel”.
Estude os fundamentos da empresa em que está investido, busque entender quais os motivos para o mau momento.
Se concluir que é uma situação passageira, não vale ficar “pulando de galho em galho”. Comece a aportar em novos papéis, mas não se desfaça dos que têm.
Caso conclua que houve um erro de avaliação ou até mesmo uma mudança de conjuntura que altere sobremaneira negativamente, afetando fortemente o desempenho da empresa, caia fora antes que vire um mico (se serve como prêmio de consolação, esse prejuízo poderá abater futuros lucros em operações bem sucedidas).
Espero ter ajudado de alguma forma e, principalmente, que você seja bem sucedido no conjunto das suas escolhas 

A carteira está interessante, a diversificação é naive (tudo igual)? Bom, assumindo que seja, está defensiva mas ao mesmo tempo com posições mais arrojadas. LOGG, EZTC e TRIS vão depender de finanças públicas e taxas de juros, o que é um pouco arriscado. LOGG especialmente precisa de financiamento barato para crescer, EZTC é mais defensiva mas já precifica um bom crescimento. São 3/11 ou 27%. É onde tem maior fragilidade. As demais empresas são bem resilientes. Mesmo MOVI que parece arriscada, tem apenas a questão da pandemia e das vacinas para se resolver. BBAS e ITSA já sobreviveram a tudo, as seguradoras na mesma linha. Em SULA e PARD o nível de emprego tem influência, mas são empresas bem defensivas. ALUP totalmente acíclica, é a linha de defesa. Em relação às exportadoras, deixei de acompanhar um pouco com tantas altas, balança comercial batendo recorde, talvez BRF possa ser uma exceção nessa euforia, pois a cotação não refletiu os fundamentos da empresa ainda. Acho que são minhas considerações, é um belo time, parabéns pela carteira.
Obrigado pelos ensinamentos. Ainda há muito a estudar e aprender. As orientações são sempre valiosas.
Vocês fazem aportes todo mes? Ou esperam uma eventual queda se subiu muito nos últimos tempos?
Antigamente eu fazia mensal, agora nesse período de instabilidade eu aguardo realizações ou entro em ações que ficaram para trás (baratas), tb sempre importante ter um capital maior pra quedas maiores.
Todo mês. Um na virada do mês com aporte do salário e um no meio com os proventos.
Normalmente nos papeis que julgo barato e que ficaram para trás da carteira.