Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Pessoalmente, eu tenho 6 FIIS e faço aportes mensais.
Então também estou aportando, mas com seletividade bem maior que antes.

1 curtida

Obg pela atenção Cadu. Estou receoso de fazer novos aportes em ações. Valeu por responder

3 curtidas

Minha carteira também segue sem mudanças:

Part. Nome
22,7% Ouro
12,6% BRF
12,6% Pardini
12,0% Irani
10,6% Hypera
9,4% Porto Seguro
8,2% Bradesco
6,2% BB Seguridade
2,9% Banrisul
2,7% Caixa

Sinceramente, acredito que todos os ativos estejam num momento propício. Mesmo aqueles que tiveram alguma pequena mudança de patamar, como BRF e Irani ou Pardini, ainda estão muito longe do preço alvo. Milagrosamente, minha carteira acompanhou o Ibovespa esse ano, acho que foi o ouro, pois sinceramente minha percepção é que está tudo mais barato. Porém minha prioridade tem sido acumular caixa e investir no exterior se o cenário permitir alguma entrada. As empresas que tenho acompanhado são a Novo Nordisk e Monster Beverage, além de aumentar um pouco a participação do ouro, idealmente entre 25-35%. Infelizmente as cotações da primeira dispararam com essa corrida do S&P500. Estou aguardando uma boa correção para poder entrar. No mercado doméstico, apesar dos preços atrativos, eu esperaria as eleições, podemos ter verdadeiras barganhas.

9 curtidas

Capturar45

10 curtidas

Invisto no ouro a vista, lingote 250g OZ1D e fração 10g (não resgatável) OZ2D. Já provaram que os ETFs saem mais barato, é coisa de zero vira alguma coisa % mais barato, acaba que invisto por implicância mesmo. :grinning:

5 curtidas

Também acho que estamos num momento interessante pra aportar em FIIs, mas acho que ainda pode cair um pouco mais.
O DY não está tão ruim e a chance de valorização das cotas é boa quando (e se) tivermos uma redução da inflação e juros futuros.
O risco é a perda do controle da inflação… a ver

Eu dividiria (não necessariamente 50/50) os aportes com LCIs/LCAs IPCA+ de bons emissores.

:wink:

2 curtidas

e qual seria uma boa pra esse período ?

2 curtidas

Difícil dizer, deterioração econômica não tem fundo. Mas tentando ser um moderador, estamos em situação bem mais vantajosa do que o esperado, no entanto os preços seguem refletindo riscos crescentes, isso a meu ver se dá por uma crescente desconfiança na capacidade de prosseguirmos com políticas de austeridade no longo prazo. Aliás, de fato, li recentemente um pequeno relatório com diversos países que tentaram o mesmo e na história recente nenhum conseguiu. De toda forma, para ações ou títulos, um momento que sempre gera maior instabilidade são as eleições, então lá para Set-22 provavelmente é uma data onde teremos boas oportunidades (e riscos obviamente). O importante é acreditar no caminho do meio e saber pesar o otimismo ou pessimismo excessivo do mercado.

De toda forma, se errar feio e todos estamos no mesmo barco caso aconteça, eu aumentaria sua reserva de criptos com metais (ouro) até um patamar de pelo menos 10%. É um bom seguro.

2 curtidas

Sobre petro-energias versus energias alternativas.
De acordo com o que tenho postado aqui essa não é uma questão simples como alguns querem fazer crer.

4 curtidas

Vai, eletrifica toda a frota de veículos até 2030 para ver o que acontece, pare de investir em energia porque não é ESG…(ironia)

3 curtidas

você acredita que etf como gold hash ou ivvb tem condições de superar a média geral dos ativos brasileiros no longo prazo, mesmo com tanto desconto em empresas altamente qualificadas?

2 curtidas

Não acho que seja provável. Levaria em conta 3 fatores:

  1. Uma economia emergente tende a performar melhor do que uma desenvolvida
  2. O risco país que se incorre também funciona como prêmio de rentabilidade
  3. Por ser um mercado de capitais menos desenvolvido, é mais fácil achar barganhas

A média geral que tem sido usada historicamente é o IBOV. Com todos os solavancos da história, ainda superamos bastante o S&P500.

O gráfico abaixo está em base 100 desde dez/67, ambos dolarizados, temos um valor final de 4.519 para o S&P e 20.249 para o IBOV.

15 curtidas

@sr_fouquet, não dá pra comparar com o sp500 puro (se é isso que foi feito).

Ele ao contrário dos índices brasileiros é só de preço e não considera os dividendos sendo reinvestidos.

7 curtidas

Não sabia disso. Os ETFs no caso incluem os dividendos? Eu achei os dados com os dividendos incluídos no site do Damodaran, mas agora fiquei na dúvida qual usar, também poderia fazer por um grupo de empresas, você tem alguma sugestão?

5 curtidas

Fiz com o S&P (dividendos inclusos), mas seria bom confirmar se a metodologia bate. Pegando desde 1967, deu bem parecido, taxa composta de 10,8% para o IBOV e 10,3% para o S&P500.

3 curtidas

É bem comum ver isso sendo feito. Já vi analista de Asset dizendo que a carteira deles reinvestindo dividendos tinha ganho do SP500.

Tem que usar o SP500TR, mas não sei até quando ele foi recalculado no passado.
Os ETFs também não consideram o reinvestimento de dividendos.
De 2015 pra cá a diferença foi de 35% no retorno.

5 curtidas

No Damodaran Online em “Data” acredito que tenha até o início do século. Mas não sei como ele calcula e ele te dá apenas a rentabilidade anual. Não sei se é o S&P500TR, mas talvez sirva. Depois dá uma olhada. Mais tarde monto o gráfico com essas infos.

O que eu lembro de ter visto em algum livro era algo nessa faixa, 10% nominal ou 6% real, não lembro as casas decimais.
O que desconheço totalmente é o retorno do ibovespa em dólar para algo além de um passado recente.

1 curtida

O que desconheço totalmente é o retorno do ibovespa em dólar para algo além de um passado recente.

Talvez ajude caso queira calcular:

4 curtidas