Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Foi a figura que cheguei, mas usando uma base anualizada, pois não tinha os dados mensais do S&P500. Em dólares, desde 1967, deu um empate.

Também fiz com os dados corrigidos pela inflação tanto brasileira como a americana, neste caso minha base de dados era mais curta. Deu uma leve vantagem para o IBOV com 9,12% de retorno real vs 8,29% do S&P500.

6 curtidas

Qual o percentual de dolarização da carteira (incluindo ouro, BDRs e investimentos em países de moeda forte), vocês gostariam para 2022?

  • 0%
  • Entre 0% e 33%
  • Entre 34% e 66%
  • Entre 67% e 100%

0 votantes

Qual exposição você vê como ideal para ações brasileiras em 2022?

  • 0%
  • Entre 0% e 33%
  • Entre 34% e 66%
  • Entre 67% e 100%

0 votantes

Vocês consideriam investir na China e em outros mercados emergentes via BDRs ou ETFs?

  • Sim
  • Sim, exceto na China
  • Não

0 votantes

2 curtidas

Sobre o percentual em ações brasileiras : isso em relação a RV ou percentual total da carteira (incluindo rf)?

Bastante gente votou, daria para analisar o perfil de cada um individualmente, mas fiz uma média que pode ser interessante. Vou deixar o cálculo à vista para todos entenderem, até porque não é nada muito exato.

Média Votação Exterior
0% 17% 0%
17% 56% 9%
50% 24% 12%
83% 3% 3%
24%
Média Votação Ações brasileiras
0% 0% 0%
17% 33% 6%
50% 33% 17%
83% 33% 28%
50%

O que fiz foi calcular uma média entre o range de cada opção e depois fazer a média ponderada pela votação, então esse seria o perfil médio do investidor que participa aqui do fórum (uma das classes fiz por exclusão obviamente):

Tipo Percentual
Ações brasileiras 50%
Moeda nacional (FIIs, RF, tesouro direto, fundos etc) 26%
Exterior (ações, BDRs, ETFs, fundos, ouro, etc) 24%
5 curtidas

Alguém vê motivo para a recuperação de VIVT3? Ela é uma das ações mais afetadas pela reforma e aumento de juros longos, payout alto, muito JCP, crescimento vegetativo. Acho que está descolada do mercado nos 46 atuais, pensando em vender parte do que eu tenho

O Itaú dá preço-alvo como 60, mas confesso que nunca vi esse potencial todo na empresa, só tenho por ser um ativo conservador que não é financeiro/elétricas

2 curtidas

Saiu essa notícia ontem

(não li, só vi o titulo, não sei o quanto relevante foi ou se foi clickbait)

1 curtida

Olhando o gráfico semanal o que eu vejo de imediato:

  1. Essa ação nunca passou de 54.xx e isto foi em 2019.
  2. Depois do fundo da pandemia o maior valor que ela atingiu foi de 50.xx e isto foi em julho de 20, ou seja, a mais de um ano.
  3. Depois desse pico de 54.xx ela teve alguns fundos na faixa de 40-41, inclusive o fundo do Covid foi nessa faixa também. E teve alguns picos na faixa de 46-47, inclusive na região do pico anterior ao Covid tem muitos preços nesta faixa.
  4. Se essa ação fosse minha e no momento eu estivesse querendo fazer alguma coisa com ela diferente de deixar parada o que eu faria?
    a) Primeiro esperaria para ver onde vai esse crescimento que está ocorrendo agora.
    b) Se continuar subindo, vamos seguindo…
    c) Se reverter e começar a cair poderia fazer swing trade, vendendo na faixa de 46-47 e recomprando na faixa de 40-41.
  5. Não sei se este ativo se presta a operar opções, mas poderia vender call no topo e put no fundo.
  6. O indicador ADX está abaixo de 25 desde setembro/20 indicando que os preços estão bem lateralizados. No momento o ADX está em 11.19.

Essa é minha visão no momento. Mas, cuidado eu sou dos mais inexperientes em RV por aqui.

5 curtidas

Eu acabei me desfazendo dela, PM 41, vendi por 44.

O que não me agrada é a grande lacuna entre deliberação e pagamento dos proventos, além disso a receita anda estagnada e pelo fato de ter um payout acima de 100%, vejo pouca perspectiva no crescimento dos dividendos no longo prazo.

3 curtidas

Melhor movimento para ganhar dinheiro. Ativo encaixotado…

[Raízen: 5 razões para comprar as ações imediatamente, segundo o Bank of America (moneytimes.com.br)]

Alguém aqui chegou a estudar o ativo, o que achou?

Se o objetivo é manter o ativo em carteira posso dar uma visão gráfica complementando o que o joao58 escreveu, e agradecer por você ter chamado a atenção para um ativo, que vinha passando despercebido.

O ativo vinha formando um grande triangulo que durou 71 semanas e a 12 semanas vem formando um padrão de impulso (alta) que culminou na semana passada com o rompimento deste triangulo com muita força.

O rompimento do triangulo, é um padrão muito forte, e por isto muito confiavel. Pela At temos dois alvos:

  • a projeção do triangulo (alvo atingido em 95% das vezes) – 57,87

  • a projeção do padrão flamula – 76,35

Pelas Ondas, estamos iniciando uma onda 5 que tem a projeção inicial do movimento em 66,62, sendo que a movimentação atual do ativo deve se desenvolver da seguinte forma: no prazo mais curto subir até 46,66 ( ele quase chegou lá então o movimento já pode ter ocorrido), fazer um recuo até a casa do 44,00 e depois ir 50,49. Depois desta movimentação inicial fazer uma correção e a sim ir buscar o mesmo alvo que temos dado pela projeção do triangulo. Existem vários indas e vindas, e com certeza para chegarmos neste ponto será um longo período, mas os objetivos estão coerentes pelo dois critérios.

Para trade, este não é um bom ativo para o modelo que eu utilizo, porque ele se movimenta muito devagar. Já para o longo prazo, a história contada pelo gráfico é outra.

6 curtidas

Eu nunca gostei de empresas de Telefonia pelo alto capex envolvido e pelo eterno risco de obsolência.

Perdão por não ter respondido à pergunta. :joy:

Desde que me entendo por gente internet/telefone só cai de preço (em valores nominais). Lembro que em 2003 pagava 60 reais por 64kbps de internet. Em 2010 pagava 30 reais por mês de plano de celular (apenas com ligações).

Telecomunicações nos EUA tem resultados bem melhores do que no Brasil. Aqui mal consegue reajustar a inflação. Sugiro dar uma olha em VERZ, a meu ver é bem superior a VIVT.

2 curtidas

Recentemente adicionei CSN Mineração a minha carteira.

O que vocês acham do ativo?

2 curtidas

O IBOV abriu caindo mais de 1%.

1 curtida

Caminhoneiro ameaçando parar o país, vou aguardar entrarem antes de novos aportes (pet4 na lista).

1 curtida

será que tb não tem a questão do PIB da China q ficou bem a abaixo do esperado. Já q eh nosso principal parceiro comercial., sem falar nos problemas energéticos q estão enfrentando, enfim , isso reflete aqui.

2 curtidas

Eu gosto do ativo e também me despertou o interesse quando bateu na casa dos R$ 6,00, Weldson.

Pesaram contra minha decisão de compra dois argumentos: i) a total indefinição quanto ao preço do minério de ferro no curto-médio prazo e, por consequência, o valutation feito para o ativo a partir do patamar atual da commodity; e ii) os indicadores da Vale estão tão descontados quanto os indicadores da CMIN3. Então me perguntei se ao optar por CMIN3 eu não estaria comprando um ativo em preço semelhante à Vale3, porém com um risco ainda maior pela falta de histórico da mineradora (pós spin-off da CSN).

3 curtidas

De fato as duas estão com preços próximos, meio que vai dá preferência de cada.

Preço do minério de ferro nunca teremos noção, porém se pensarmos em uns 80 dólares de média, acho que vale entrada nos preços atuais.

2 curtidas