Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Pelo Status invest minha rentabilidade foi de -9.68%

Essa é a composição atual da minha carteira. Comecei na bolsa em 2020, pouco antes da pandemia. Nesse ano fiz umas vendas precipitadas com lucro que se eu tivesse mantido teria ganho muito mais. Então em 2021 eu fiz poucas vendas, apenas liquidei COGN3 e MYPK3 ambas no 0x0 e aumentei em 55% meu patrimônio em ações por novas compras.
Vale ressaltar que essa rentabilidade não está correta porque as bonificações de PSSA3 e ITSA4 elevaram o PM.
Os destaques na carteira foram PETR4 com +73%, TAEE11 +34% e ENBR3 com +17%.
Negativos : TRIS3 -24%, PSSA3 -26% (embora tenha a questão das bonificações) e ITSA4 com -18% (mesmo caso de PSSA3)

6 curtidas

Eu jurava que o statusinvest considerava as bonificacoes de forma correta no cálculo da rentabilidade.

se elevou o PM considerou correto amigo , elas vieram com valores acima do mercado avista

Salvo engano o Status Invest não considera o recebimentos dos proventos.

O meusdividendos considera rendimentos e lucros com operacoes ao calcular o rendimento da carteira. Não tinha pensado sobre isso no statusinvest…

1 curtida

Ele calcula o PM corretamente para fins de Imposto de renda. Daí eu não sei o que se considera “correto”. No caso de ITSA4 meu PM pela corretora é de 10,12 que não considera a bonificação. No Status invest 11,01.

Que bonificação foi essa? Quando ocorreu?

5% de bonificacao da itsa (com preço de 18 reais) dada no fim do ano passado

1 curtida

Pelo kinvo consegui +5,02% (ações + FIIs).

Também uso o Meus Dividendos, eles consideram mesmo.

Pelo que sei Meusdividendos só cadastra a bonificação , mas sem colocar preço nela. Então ela fica com preço zero e vc tem que cadastrar manualmente ( se quiser ) o valor que foi atribuído a ela pela empresa . Eh melhor da uma olhadinha nas operações .

Sim, mas para calcular a rentabilidade da carteira isso faz mais sentido (nao faz para declarar IR)

Exato! Tem que ir na aba Histórico ajustado dentro de operações, procurar pela bonificação e ajustar o valor.

isso é na versão premium?
Não uso muito o kinvo mas tenho ele aqui na versão free e só encontrei a rentabilidade mensal (gráfico pizza) e a acumulada desde o início (gráfico em linha)… não achei anual.-

1 curtida

Mas eu consultei no site da Clear e meu PM após receber a bonificação está igual o PM do Meus Dividendos (que cadastrou automaticamente a bonificação e atribuiu preço 0 para as ações). Estou confuso, o que devo fazer então?

Para o IRPF vc tem que colocar um preço de custo nas bonificacoes. (no caso da itsa é em torno de 18 reais)

1 curtida

Obrigado. Mas então em relação ao cálculo do PM pela Clear e MD está ok?

Para ver seu custo “real” acredito que sim. Para sua declaração de IR: acredito que não (isso pode fazer voce pagar um pouco mais imposto do que deveria quando vender suas acoes)

1 curtida

Olá a todos novamente.

A quem interessar, já havia levantado o problema de cálculo de rentabilidade dos vários sites que disponibilizam essa função. A conclusão que tive é que nenhum deles fornece um cálculo acurado. Não sei se mudou desde então. Mesmo assim, utilizo o Gorila como proxy:

Me explico: bem antigamente eu calculava tudo no excel, com planilha que eu mesmo fazia. O problema é que a distribuição de proventos eu absorvia como cálculo de compra de cota, o que está errado em si, visto ele não aumentar a rentabilidade da carteira (somente o patrimônio). Como o ajuste por proventos numa ação seria trabalhoso e não sabia direito como fazer, comecei a utilizar as ferramentas online. Mas com o passar do tempo vi que elas apresentavam problemas de cálculo, não me incomodei tanto, mas decidi tirar a prova esse final de semana e me cadastrei em vários sites de controle de carteira. Para minha surpresa todos calculavam de forma errada a rentabilidade, inclusive alguns do próprio ibovespa. Por isso a pergunta aqui.

Para quem tiver interesse, cadastrei uma ação do BBAS3 a preço de fechamento com dia 24/08/2018 para cálculo de rentabilidade até dia 26/03/2021 (29,64 vs 29,66, dando uma rentabilidade, sem proventos, de 0,07%). A expectativa era que a rentabilidade do ibovespa ficasse em 50,51% (114.781,00 vs 76.262,00 com valores de fechamento do ibovespa). Mas eis oq eu achamos:

Kinvo: Ibov 47,21%, rentabilidade da carteira 14,70% (não tenho o premium para ver como ele calculou os proventos nem a rentabilidade bruta da ação)

Gorila: Ibov 50,51% (correto), rentabilidade da carteira 13,50%, com total de proventos de 52.238,69 (o que está errado, pelo RI do BB deveria ser algo próximo a R$ 48.554,00, pelo que entendi ele já está incorporando os proventos futuros ainda não pagos dia 31/03 além de incorporar proventos que ele não teria direito pagos dia 31/08/2018 visto a data ex ser dia 22/08/2018)

Real valor: descartado pois você deve inserir os proventos manualmente e ele ainda não chega a calcular o valor da carteira

Meus dividendos: rentabilidade da carteira 15,60% e proventos pagos 44.535,28, não apresenta o ibov

Flipper: descartei pois ele só importa direto da corretora na versão desktop

Testei o Trademap e o status. Status, uma porcaria, desisti no meio. A gestão da rentabilidade para ver valores é muito ruim

Do status, a rentabilidade do Ibovespa ao menso bate, 50,51%, entretanto a rentabilidade da carteira não é ajustada por proventos (ela só compara o valor atual da ação contra o histórico) e, o valor total de proventos também difere do site do BB (que também difere do da BMF), mas bate com o meus dividendos, R$ 44.535,28

12 curtidas

Parabéns pelo levantamento! Muito legal saber.