Olá a todos novamente.
A quem interessar, já havia levantado o problema de cálculo de rentabilidade dos vários sites que disponibilizam essa função. A conclusão que tive é que nenhum deles fornece um cálculo acurado. Não sei se mudou desde então. Mesmo assim, utilizo o Gorila como proxy:
Me explico: bem antigamente eu calculava tudo no excel, com planilha que eu mesmo fazia. O problema é que a distribuição de proventos eu absorvia como cálculo de compra de cota, o que está errado em si, visto ele não aumentar a rentabilidade da carteira (somente o patrimônio). Como o ajuste por proventos numa ação seria trabalhoso e não sabia direito como fazer, comecei a utilizar as ferramentas online. Mas com o passar do tempo vi que elas apresentavam problemas de cálculo, não me incomodei tanto, mas decidi tirar a prova esse final de semana e me cadastrei em vários sites de controle de carteira. Para minha surpresa todos calculavam de forma errada a rentabilidade, inclusive alguns do próprio ibovespa. Por isso a pergunta aqui.
Para quem tiver interesse, cadastrei uma ação do BBAS3 a preço de fechamento com dia 24/08/2018 para cálculo de rentabilidade até dia 26/03/2021 (29,64 vs 29,66, dando uma rentabilidade, sem proventos, de 0,07%). A expectativa era que a rentabilidade do ibovespa ficasse em 50,51% (114.781,00 vs 76.262,00 com valores de fechamento do ibovespa). Mas eis oq eu achamos:
Kinvo: Ibov 47,21%, rentabilidade da carteira 14,70% (não tenho o premium para ver como ele calculou os proventos nem a rentabilidade bruta da ação)
Gorila: Ibov 50,51% (correto), rentabilidade da carteira 13,50%, com total de proventos de 52.238,69 (o que está errado, pelo RI do BB deveria ser algo próximo a R$ 48.554,00, pelo que entendi ele já está incorporando os proventos futuros ainda não pagos dia 31/03 além de incorporar proventos que ele não teria direito pagos dia 31/08/2018 visto a data ex ser dia 22/08/2018)
Real valor: descartado pois você deve inserir os proventos manualmente e ele ainda não chega a calcular o valor da carteira
Meus dividendos: rentabilidade da carteira 15,60% e proventos pagos 44.535,28, não apresenta o ibov
Flipper: descartei pois ele só importa direto da corretora na versão desktop
Testei o Trademap e o status. Status, uma porcaria, desisti no meio. A gestão da rentabilidade para ver valores é muito ruim
Do status, a rentabilidade do Ibovespa ao menso bate, 50,51%, entretanto a rentabilidade da carteira não é ajustada por proventos (ela só compara o valor atual da ação contra o histórico) e, o valor total de proventos também difere do site do BB (que também difere do da BMF), mas bate com o meus dividendos, R$ 44.535,28