Qual vocé mais gostou em termos gerais? Eu não havia checado a rentabilidade da carteira pelo Status Invest, já que a XP já faz o trabalho, mas é uma função interessante. No agregado, gostei do Status pois dá os comunicados e fatos relevantes sem ter que pagar, além de ser um acesso fácil para ver preços e dividendos, mas qual você gostou mais? O dividendo aqui pareceu bater, mas meio que vi por cima.
Tenho usado o Gorila e Meus Dividendos. Prefiro o Gorila também, pois pelo menos ele calcula o Ibov corretamente.
Gosto do Meus dIvidendos para registrar os proventos.
Detalhe: eu só uso se tiver desktop. Vários só oferecem versão mobile.
Já eu uso o meusdividendos (gosto da simplicidade dele, do “correio” com os fatos relevantes, etc) e meusdividendos (gosto que importa direto do cei e dos gráficos)
Eu também… Só gosto de usar em desktop
Tem pelo website
Para vc ter controle do seu ganho real, o cálculo da clear está ok. Mas a grande vantagem dessas bonificações é que eleva seu PM digamos "artificialmente ". Eu tinha ficado bem confuso com PSSA3, pesquisei no YT um vídeo falando sobre isso e foi esclarecedor. Bombeiro investidor é o autor hahaha.
Aproveitando o assunto, desde que o CEI mudou para a nova versao, esses sites nao estao conseguindo importar os dados, pois agora o CEI tem autenticacao de dois fatores. Como vcs estao fazendo?
Excelentes considerações @sellous!
Eu mesmo mencionei que atualmente estou com 12 ações no negativo e apenas 6 no positivo!
No começo de 2020 o meu montante investido era pequeno, mas agora já é um valor considerável para a renda que tenho. De toda forma, os aportes que pretendo fazer nos próximos 4 anos equivalem ao meu valor investido atual, assim é como se eu estivesse 50% em ações e 50% em caixa a receber nos próximos anos que virarão aportes.
Aliás, eu acho esta uma forma interessante de pensar a carteira: eu tenho uma planilha com uma aba exibindo a minha carteira e o montante atual; em outra aba eu tenho o montante que pretendo investir nos próximos 4 anos em cada ativo. Então, todo dia o montante investido varia, mas o montante a investir também… Como eu sou uma pessoa positiva, quando a bolsa cai, vejo o quanto o montante a investir caiu, e quando sobe, vejo a evolução do montante investido!
No mais, com certeza FHER3 e CASH3 jogaram minha rentabilidade muito pra cima; quando se acerta uma aposta boa já faz muita diferença, imagina quando se acerta duas!
Mas o principal é: percentual de curto prazo conta pouco; o importante mesmo é a consistência na formação de patrimônio no longo prazo. Eu tenho metas de aportes desde 2020 e tenho conseguido superar estas metas. Como eu falei em outro tópico: Eu tenho consciência da minha incapacidade de prever/estimar a cotação futura, então eu tento reagir ao que acontece e não torcer para que algo aconteça; portanto, minha forma de reagir será aumentando posição nas ações que eu considero mais descontadas. Recentemente eu aumentei posição em LOGG3, FLRY3, PCAR3 e GUAR3.
@sr_fouquet, garimpeiro do ano foi boa! Realmente eu tento estudar o máximo de empresas, afinal o mercado brasileiro é relativamente pequeno e as distorções tendem a acontecer em um menor número de empresas (se bem que hoje eu acho que temos inúmeras boas opções
). CASH3 e INTB3 eu descobri nos IPOs e FHER3 eu olhei pra entender o prejuízo enorme num cenário favorável de Agro, foi aí que vi o enorme potencial escondido em prejuízo não recorrente.
Quanto a BRFS3, na minha opinião, o problema está nos custos (alimentação animal). Como eu não vejo isto mudando no curto prazo e o preço dos produtos não reagem na mesma proporção, eu realmente prefiro ficar de fora. Eu só voltaria para a BRFS num cenário de melhora destes custos.
Quanto às plataformas, eu uso o Gorila e Status Invest. A foto que postei é do Gorila, acho os 2 muito bons, mas prefiro este.
Muito úteis as informações sobre as ferramentas. Dessas a única que uso é a Meusdividendos, mas tive que criar uma planilha nos mesmos moldes e já estava a procura de outra ferramenta. Até hoje consta no Meusdividendos as minha ações de Hering (HGTX3). Ignoraram completamente a fusão com a Soma, tanto quanto ao valor recebido em reais quanto em ações SOMA3. Também reparei divergencia no primeiro dividendo de Cosan logo após o desdobramento.
Estava pensando em usar o Status, mas gostaria da opinião dos foristas sobre a melhor alternativa para desktop.
Tive que fazer algumas operações no Meusdividendos para ele contabilizar direito. Em algumas ações e FIIs ele não realiza corretamente desdobramentos, bonificações, etc. Eu acabo tendo que “consertar” a posição manualmente.
Senhores,
durante a queda brutal que aconteceu em março/maio de 2020, eu acabei aportando pesado na bolsa. Contudo, eu escolhi comprar coisas de “qualidade” que sempre quis ter a preços mais acessíveis, como por exemplo Sanepar.
Acabei negligenciando small caps e empresas mais especulativas e isso me custou bastante rentabilidade, o que considero um erro.
Eu estou considerando bastante vender uma parte das minhas empresas “seguras” para aumentar minha exposição nas small caps.
Enquanto bancos e elétricas caem 1 ou 2%, TASA, ALLD, AMBP, JHSF, MDNE caem10%. Da mesma forma que cai rápido, costuma voltar igual a um foguete.
Vocês já estão pensando em algo assim ou consideram muito cedo (ou muito arriscado)? Sei que marketing time é sempre complicado, mas gostaria de saber a impressão dos foristas sobre o momento.
Minha situacao foi parecida com a sua… Investi principalmente em bancos , eletricas e saneamento. Com isso, minha carteira subiu menos que o ibov em 2020 e caiu igual ao ibov em 2021.
Por aqui seguimos no mesmo sentido. Carteira majoritariamente em elétricas, bancos e saneamento.
Setor elétrico : 38%
Setor Bancário: 25%
Saneamento: 8%
Fiz algo parecido ano passado, vender empresas seguras e menos volateis para colocar nas small caps que costumam cair 5-10%+ ao dia nessas quedas do ibovespa, porém acreditando na correção pra cima da mesma proporção.
Uma coisa que percebi é que nessas quedas que o índice ameaça romper os 100k, ou acaba saindo da faixa dos 100k para os 100-107k muitas dessas small caps ficam travadas na ‘hora de subir’, muito provavelmente devido ao alto aluguel dos papéis, e mesmo tendo fundamentos ‘ok’ (dívida líquida negativa, P/VP abaixo de 1, etc), o mercado não quer saber e nesses novos retornos aos 100k derrete mais uns 20% dessas ações em poucos dias. Óbvio que existem aquelas que conseguem subir normalmente e até descolado do índice.
Assim, acredito que no meio de tanta volatilidade e indefinição, o correto é entender se as ações que continuam caindo justificam os ‘fundamentos’ para um dia voltaram a subir e ter estômago para acreditar na estratégia
.Costumo ficar de olho em todas que vc citou exceto ALLD.
Moura eu sigo tranquilo pois a liquidez é baixa e sempre busca o fundo, disparando depois se houver queda nos juros futuros ou seguindo fluxo de mercado. Geralmente realizo uma parte quando já beira uns 10%, mas nunca vendo tudo, pois sou daqueles que acredita que voltará nos 8-10 (kkkk). JHSF deve ir no mesmo fluxo de outras construtoras mais tradicionais.
AMBP eu gosto bastante também, porém, vendi ontem chegando num preço que sabia que podia cair mais, porém o dinheiro dela já foi aplicado em outras que caíram mais… enfim, é sempre bom aliar um pouco de fundamentos bons com tendência gráfica, mas mantendo a diversificação no portfólio pra não acabar se animando e fazendo eternos preços mérdios nas small caps, pois muitas estão baratas e se depender do índice, ficarão mais baratas ainda.
Eu tenho pouca preocupação com a qualidade das small caps da minha carteira. Claro que elas dependem do macro (local e global) pra decolarem, além de fatores puramente de Mercado, mas acho que, nesse momento, já há deslocamento entre preço e valor pra justificar COMPRA.
O meu receio mesmo é perda de oportunidade, já que eu ainda estou na fase de foco no aumento de patrimônio. Acho que posso assumir um pouco mais de risco. Volatilidade me preocupa muito pouco.
Sim e com certeza!
Está nos meus planos fazer isto durante este ano que deve ser bem volátil, mas eu imaginava algo próximo dos 90K. O problema é que só temos 3 dias úteis de 2022 e o derretimento de muitas empresas nos 100K é muito maior do que o que eu esperava para os 90K, ai fica difícil tomar uma decisão em tão pouco tempo! Mas com certeza uma parte de minha exposição em Elétricas, Saneamento, Banco e até em Alimentos podem ir para small caps que caíram demais. AMBP e BLAU estão no ponto que eu queria pra comprar, mas tô zerado…
Tenho comigo que não é um bom negócio… Se posso comprar IGTA por um preço decente e sei que a ação tem seu prêmio de qualidade mesmo em mercados de baixa, por que perder tempo com SCAR3 porque parece muito barato? Em 2008, esse mesmo pensamento me custou DROG3, LREN3, ODPV3… Claro que se tem bons ganhos com escolhas certas, mas pondere se vale a pena. Hoje, mil vezes teria ficado com essas ações que citei e que em mercados de baixa tinham um P/L de 20x mais ou menos, ao invés de procurar barganhas, que depois tive que ficar trocando por outras e aí por diante.
O ponto não é nem deixar de ter completamente as empresas “seguras”. Eu reduziria um pouco o percentual delas na carteira em benefício das smalls. Ex: ITSA sair de 12% para 9%. E por aí vai.
O que eu penso em fazer é uma aposta de que as empresas mais voláteis voltam antes. E quando subirem, eu destrocaria.
É muito improvável que ITSA vá decolar e me fazer pensar que perdi uma oportunidade única, mas pode acontecer.
De todo modo, agradeço os pontos de vista.
Esse é o velho dilema da grama do vizinho… “Sempre tem uma ação fora da minha carteira que parece que vai foguetar antes das minhas”. (E na maioria das vezes ela fogueta mesmo! )
Eu estava acompanhando de perto e perdi o bonde em EMBR3, BRKM5, CSNA3, CRPG5, FESA4, UNIP6, para citar alguns exemplos.
Pessoalmente, acho muito importante fazer uma crítica da carteira de tempos em tempos e questionar cada uma das escolhas. O problema, nos tempos atuais, é que tudo parece barato e descontado demais. Então, fica muito difícil eleger o que de fato está mais barato e, por consequência, teria maior potencial de alta.
Já não sou tão jovem como você, sou pai de família e já não posso me dar ao luxo de explorar mares tão revoltos. E, talvez, esse perfil mais conservador tenha me feito perder as oportunidades acima. Ainda assim, confesso que também estou pensando em me desfazer de parte de ENBR3, que julgo ter “apanhado menos” ultimamente, e incluir alguma das small caps que tenho acompanhado e acredito que caíram demais. Estava de olho em RANI3, ROMI3, MLAS3, ALLD3.
Por outro lado, tenho convicção que nenhuma dessas escolhas me daria a previsibilidade de longo prazo que tanto me atrai nas queridinhas da CAFI. É um grande dilema que cada um tem que enfrentar, mas, quem sabe, juntos encontramos uma solução de comum acordo. rs