Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Aconteceu comigo também. Na época comprar BBAS a menos de 30 reais e SAPR abaixo de 4 reais parecia uma oportunidade de ouro e pouco mudou de lá pra cá. Desde o final do ano passado tenho feito diferente: quando a bolsa começa a cair muito forte eu realizo um dos meus FIIs (tenho sete) e entro em smallcaps, porém tenho optado pelas dolarizadas por enquanto. Ontem eu vendi HGRE e entrei em TASA, PRIO, AMBP, FESA e AURA. Se continuar a queda vou seguindo o movimento sem mexer no meu caixa, pois estou guardando para mais perto das eleições.

EDIT: quando essas retomarem a alta, vou realizar e recomprar meus FIIs.

6 curtidas

Ótimos pontos.

Essa parte do “Já não sou tão novo como você, sou pai de família”, eu levaria em consideração.

Eu considero que estou me aproximando da reta final da fase de poder arriscar mais. Eu não sou tão novo, mas sou solteiro e tenho gastos modestos. Consigo conviver bem com uma eventual perda financeira.

E eu, honestamente, nem estou falando através de uma ótica de ganância. É um risco calculado sobre custo de oportunidade. Eu não vejo Bancão explodindo e me fazendo pensar: “puxa, eu perdi o bonde”. No mercado tudo é possível, mas as probabilidades variam. Até acho mais fácil acontecer isso com uma elétrica qualquer, mas com Bancão, acho bem improvável.
Empresas como ITSA meio que me permitem ir recompondo o portfólio aos poucos, através dos aportes mensais. Mas as smallcaps e empresas de growth não esperam.

O que eu quero é tentar capturar movimentos bruscos em curto espaço de tempo. É óbvio que eu sei que não tem como acertar o tempo exato. Ao mesmo tempo, eu só estou querendo aumentar temporariamente o percentual de empresas que eu já gosto na carteira. Não estou querendo incluir COGN ou OIBR só pra ver se explode.

Pensando de outro modo:

@sr_fouquet você faria compras a termo apenas de empresas mais voláteis, mesmo que isso significasse aumentar consideravelmente o percentual delas na sua carteira?

6 curtidas

Eu também as vezes penso igual você, Ricardo.

Ano passado investi principalmente em bancos, elétricas e saneamento. Não me arrependo disso, mas sempre penso: devia ter comprado mais small caps e depois trocado por essas ações mais seguras (pela lei de Murphy, se eu fizer algo assim agora os bancos vão disparar e as small despencar hehehe).

Na dúvida, tento não cair muito em tentacao e seguir a estratégia de longo prazo (mais parecida com a CAFI)

7 curtidas

Eu também não sou mais tão jovem, tenho família.
Sou aposentado a três anos e tenho um patrimônio razoável em imóveis.
Então minha vida não depende da bolsa.

Isto posto, vamos ao que me ocorreu neste um ano de aportes.

1. Aportes mensais.
  2. Inicialmente, pensava investir só em ações, mas com o tempo, com estudo e das contribuições dos foristas comecei a aportar em FIIs. Estou com 7: DEVA, MXRF, RBRL, TGAR, TORD, TRXF, VINO. Até o momento minha estratégia em FIIs é escolher o que me parece bom, com boa entrada, e deixar lá. Até hoje não vendi nenhum FII.
  3. Ações eu comecei com SAPR4, depois fiz arbitragem para SAPR3. Depois fui comprando ITSA4. BBDC3 e VALE3.
    Claramente, SAPR4 e SAPR3 se encaixam no conceito de value investing . Além de ter lido o livro do Graham e um outro recente sobre value investing sei que estas ações precisam de paciência. Então não vou vender. Tenho até comprado umas de SAPR3 no fracionário.
    ITSA4, baseado na minha experiência em 2021 pode se encaixar também como value investing. No entanto seu preço tem oscilado entre R$9,00 e R$12,00. Ela ficou em 2020 e 2021 quatro vezes abaixo de R$9,00. E ficou duas vezes em R$12,00 ou próximo. De 9 par 12 são 33%. Então vejo que uma estratégia que parece razoável é comprar abaixo de 9,5 e vender próximo de 12,00. Dá para fazer swing trade.
    BBDC3 e VALE3 comprei há pouco tempo e não tenho um feeling que valha a pena comentar.
  4. No final de 2021 comecei a operar opções, vendi umas 4 CALLs. Neste ano vendi uma PUT.
  5. Comprei e estudei algo em torno de 25 livros, sendo, aproximadamente: 1 sobre FIIs, 19 sobre ações, 5 sobre opções.
    O último que comprei e ainda não chegou é este
    https://www.amazon.com/Complete-Guide-Price-Analysis/dp/1491249390/ref=sr_1_1?crid=284OZ8HO147NL&keywords=volume+price+analysis&qid=1641487384&s=books&sprefix=volume+%2Cstripbooks%2C184&sr=1-1&asin=1491249390&revisionId=&format=4&depth=1

Minha visão para 2022:

1. Aportes mensais.
  2. No momento vou diminuir os FIIs, comprando apenas umas pontas de dinheiro que me pareçam boas. Não pretendo vender.
  3. SANEPAR quando subir pretendo vender a metade.
  4. ITSA4 me deu vontade comprar mais agora, mas estou dividido com VALE3.
  5. BBDC3 pretendo vender e comprar BBDC4 e depois comprar mais.
  6. VALE3 pretendo comprar mais, no momento estou dividido com ITSA4.
  7. Pretendo continuar/aprofundar minhas operações com opções. Inclusive a minha futura troca de BBDC3 por BBDC4 é porque a última tem mais liquidez em opções. VALE3 também estou comprando, em parte, por conta de operar opções.

Como disse o Grahan “não dá para adivinhar o amanhã”, mas, no momento este é vinha visão.

14 curtidas

Capturar movimentos bruscos pode ser uma faca de dois gumes. Acompanhei BAUH desde os idos de 2011 ou 2012. Decidi comprar em 2018 e em 2019 disparou. A minha conclusão é que eu tanto podia ter esperado 1 ano quanto 8 anos e não haveria meio de saber. No final foi sorte. Em relação aos termos, comigo funciona muito caso a caso, mas em geral vejo com bons olhos financiar as dividendeiras, pois elas pagam o custo do financiamento no seu caixa direto mesmo.

5 curtidas

Mais um ótimo ponto com o exemplo de BAUH.

De toda forma, eu decidi ir reduzindo um pouco a participação de alguns ativos para comprar outros. Ex: ITSA deixa de ser 14% e passa a ser 12%, uma elétrica deixa de ser 12% e passa a ser 10%. Essas mudanças já me garantiriam 4% a mais em smallcaps. É significativo pra mim, sem afetar muito minha exposição geral às empresas “quality”.

5 curtidas

Falta só uns 8% para o IBOV chegar a 93549. No “rally de dezembro” os preços deram uma subidinha e saíram do canal de baixa. Não durou muitos dias esta subidinha, desde 17 de dezembro está caindo.
Pelo jeito está querendo voltar para dentro do canal de baixa ou formar um novo paralelo.

7 curtidas
4 curtidas

Gostei do vídeo, mas minha impressão é que ficou muita coisa sem resposta. A principal tese do autor do vídeo é de desvalorização de commodities/empresas exportadoras e valorização de small caps em 2022. Entretanto, ele mesmo mostrou um cenário de alta do juros e inflação, queda da renda do trabalhador, queda do PIB e queda da arrecadação.

Assim, queria saber da onde viria a força compradora no mercado interno, que leve ao aumento de consumo, em um cenário de juros altos, renda em queda e gastos do governo mitigados? Não fez muito sentido para mim. :roll_eyes:

2 curtidas

Minha estratégia para 2022 eh basicamente manter(acumular) caixa em dólar e eventualmente numa queda ainda maior da que estamos vendo hoje, aportar em AGRO3, TASA4, PRIO3, PTBL3 e alguma elétrica. Também estarei de olho em LJQQ3 e PETZ3. Mas nos preços atuais ainda não vejo uma oportunidade imperdível. Ate as eleições tem muita agua para rolar por baixo da ponte. E na minha opinião, não importando quem ganhar, teremos um ‘rally’ depois das eleições.

Obviamente isso eh puramente uma aposta mas vou ‘arriscar’.

4 curtidas

Já comecei o dia recebendo sinais de alerta da mult3 e logg3 kkk

1 curtida

comprei MOVI3, AESB3, JHSF3 mais cedo, já caiu mais rsrsrs

1 curtida

Indo para o 3º ano do meu Projeto Previdênciário.

Aos foristas, deixo o registro: Fechamento Dezembro/21: Recorde de DIVIDENDOS

27 curtidas

Obrigado por compartilhar. Muito inspirador seu blog

2 curtidas

Parabéns pela dedicação e obrigado por compartilhar!
Não deixe de postar sua carteira quando fechar o mês de janeiro. Fiquei curioso com o seu movimento de venda de SAPR.
Abcs!

3 curtidas

Parabéns! Continue assim e em breve viverá só de renda passiva.

Também estou nesse barco, embora tenha começado um pouco mais cedo, estou a 7 anos investindo, nos dois primeiros anos exclusivamente na renda fixa (fazendo um colchão) e nos últimos 5 anos, prioritariamente, na renda variável. Sempre fica aquela sensação de começar antes, mas pense pelo lado positivo, poderíamos nem ter começado, como a grande maioria.

Também bati minhas metas =), em 2021 fechei com renda passiva média mensal de R$ 1.016,00, uma alta de cerca de 32%.

Porém nosso perfil de investimento é diferente, minha carteira não é focada em dividendos, todavia acredito que que chegaremos no mesmo lugar.

Sempre acompanho você e outros foristas, tanto para aprender quanto para se motivar a continuar no caminho. Forte abraço a todos.

Para os que quiserem acompanhar: ospoupadores.

19 curtidas

Obrigado meu parceiro @weldson !

Realmente, temos perfis um pouco distintos, mas a motivação é a mesma: buscar a IF.

Parabéns pela média mensal de renda passiva alcançada, quase 1 salário mínimo, muito bom e a tendência é só aumentar.

Estou trabalhando num negócio paralelo para aumentar meus aportes e assim encurtar meus objetivos, mas de todo modo estou feliz por estar conseguindo manter o ritmo e ao mesmo tempo, batendo minhas metas.

Vamo que vamo, feliz 2022 e bons aportes!

9 curtidas

Boa! Também temos previsão de aumento de renda aqui em casa.

O ano mal começou e já tenho R$650,00 mensais garantidos de renda passiva pra 22. Sanepar mesmo investi ano passado inteiro e vou começar a receber só este ano.

Não tenho metas de renda passiva, mas acredito que terminarei 22 entre R$ 1300 - 1600.

10 curtidas

Eu estabeleci para 21 a meta de R$1k de renda passiva, consegui passar todos os meses sem furar esse piso. Com os dividendos das ações houve alguns meses que passou bastante desse valor. Vamos ver se em 22 o piso de 1,2k é possível.

12 curtidas