Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Já comentei lá no tópico de opções que para ter uma taxa média de retorno de 2% ao mês o interessado tem que entrar em opções com volatilidade implícita alta, digamos uns 60%.
Daí decorre que o risco será alto. O interessado terá que entender bem a teoria e o operacional.
Se não fizer direito vai ter prejuízo alto.

2 curtidas

Uma maneira teórica de ter retorno quase infinito é vender PUT muito alavancado.
Mas, parece-me a fórmula para perder muito, também.
Pessoalmente, não faço.

2 curtidas

Meu conhecimento teórico ainda é quase zero.

Até aqui tem funcionado.

Será que estou sendo aquele cara que se joga do andar 16 e chegando no quinto andar pensa “até aqui tudo bem”?

imagem

5 curtidas

Por fim, o que posso fazer é te parabenizar pelos seus resultados.
E dizer que se você mantiver consistência mensal de 2%, ou seja uns 27% ao ano, por muito tempo, você estará no mesmo patamar de Warren Buffet.

1 curtida

O problema desse tipo de estratégia é justamente esse: dá certo até deixar de dar certo.

Após isso você passa um tempo perdendo (ou devolvendo boa parte) até se adaptar novamente e o ciclo recomeça: vai dar certo até deixar de dar certo.

Se você se especializar e for disciplinado, provavelmente vai ter bons retornos no longo prazo (não creio em 2% ao mês, porém).

Mas tem que entender que é praticamente um trabalho. Tem que ser reativo, sempre olhar a movimentação do mercado etc. Eu considero isso um aspecto negativo, mas outros não teriam problema com isso.
O outro ponto é: você liimita o seu capital a determinadas empresas com opções de boa liquidez e/ou volatilidade. Esse é o aspecto mais negativo pra mim. Se eu vejo uma ação descontada 60% do que ela vale, eu prefiro comprá-la e esperar o mercado precificar do que ficar com ações de outra empresa menos barata pra tentar ganhar 2% com opções em cima dela.

São estratégias muito diversas e cada uma tem seus prós e contras. O mais importante é: se está ganhando dinheiro, tá tudo certo.

2 curtidas

Isso é um fato concreto!

1 curtida

o que certamente não vai acontecer!

kkkk

Perdoem a insistência.

É que eu quero entender.

Qual é exatamente o risco?

Se sou exercido na Call é sempre com lucro em relação a meu custo de compra.
Se sou exercido em Put é sempre em um valor que eu compraria a ação de qualquer forma.

Tenho o risco de deixar de aproveitar os grandes ganhos. Perfeitos!
Mas “deixar de ganhar” é diferente de perder.

Então não tou visualizando meu potencial de perda, o que é algo muito perigoso.

Em tempo.

Reparem que o gráfico é %
houveram meses em que tive não conseguir operar por que não localizei oportunidades com o retorno esperado.

Ação GAIN3 - preço atual 23 reais.

Digamos que você vendeu 1000 puts da ação GAIN3 com strike de 20 reais. Ou seja, se for exercido, você já iria comprar mesmo.
Imagino então que o seu preço de compra é 20.

Mas e se a ação cair de 23 para 15? Você vai ser exercido a 20. “Ah, mas eu já compraria a 20 de qualquer jeito”. Cara, eu considero isso perda (e das grandes), mas cada um cada um.

Aliás, eu sou da tese que, EM GERAL, opções não foram feitas para serem exercidas. Deixar ser exercido (ou exercer) opções só em situações muito específicas.

O risco é sempre custo de oportunidade. Ou ficar com seu capital alocado em coisas por preço mais alto do que você considera justo, ou perder uma oportunidade de ganho alto.

Ganhar 2% nas opções e perder 10% em valor de patrimônio não é ganho.

5 curtidas

Perfeito @ricardotgo
Tem razão.

1 curtida

Nesse cenário tu lançaria call para ganhar os 2%, mas para chegar nessa taxa tu vai ter que lançar a call a um preço menor que tu pagou.

Mesmo problema se for exercido ao lançar call, para continuar operando tu vai recomprar menos ações que tinha no inicio. Vai aumentar teu capital mas vai ter menos ações.

Acho um estratégia complementar interessante para se valer dos movimentos do mercado para tentar rentabilizar a carteira, mas focar em ganhar os 2% pode dar zebra ali na frente.

2 curtidas

Como já estava se confirmando, esse mês tivemos a maior correção mensal no VT cotado em reais desde outubro de 2018. As quedas maiores só ocorrem quando há uma combinação de VT caindo e real se valorizando, o que geralmente é dificultado pela questão do flight to quality que torna esses ativos inversamente correlacionados

Agora só falta a bola de cristal para saber o que acontece no resto do ano

3 curtidas

Mais um mês na luta, vamo que vamo!

4 curtidas

Que fique claro que minha estratégia esta em evolução, e estou aprendendo bastante com o ementário de vocês, e eventualmente fazendo ajuste.

Para minha lógica funcionar, tenho que esquecer a evolução da quantidade de ações e focar apenas na quantidade de capital acumulado. É sim um inconveniente.

No caso eu não recompro, eu lanço Put. Mas sim, concordo com seu raciocínio.

2% é um parâmetro, vi pessoas falando em ganhar mais que isso com opções, 2% já é difícil, imagina mais que isso. O que vi de mais coerente no Youtube foi se falar de ganho com opções “entre 0,5% e 2%, a depender das oportunidades”. Estabeleci 2 como meta, e não tenho feito operações com ganhos potenciais menores que 1%.

(todos os ganhos que menciono já tem descontados taxas e IR)

Sim, é muito questão de oportunidade. Não faço estas operações em toda minha carteira, e há em que os preços não permitem lançar opções de alguns papeis.

Vamos ver o que acontece com minha estratégia neste ano que promete ser volátil. Posto aqui os resultados.

1 curtida

@adamsmith

A minha carteira atual continua igual à carteira que postei aqui Debate sobre Carteiras - 3ª parte - #811 por fabio_barbosa

Variando apenas o percentual após as variações dos preços:

Carteira atual:

LOGG3: 11%
BBAS3: 10%
NEOE3: 8%
FHER3: 8%
ALLD3: 7%
FLRY3: 7%
ALUP3: 6%
SAPR3: 6%
PCAR3: 6%
GUAR3: 5%
JBSS3: 5%
INTB3: 4%
LVTC3: 4%
RANI3: 3%
EVEN3: 3%
MDNE3: 3%
KLBN4: 3%
SOJA3: 1%
OBS: 100% em ações e só deixo na conta o valor que vou gastar nos próximos meses.

Mas a partir de março é quando eu faço os aportes mais relevantes:

  • Por ora, eu pretendo com certeza dobrar posição em RANI3, KLBN4 e LVTC3 (era para estar liberado a compra pra todos já, pelo que entendi…).

  • Depois eu pretendo iniciar posição em AMBP3, BLAU3 e aumentar em SOJA3 (ou talvez migrar para outra do setor, caso recuem um pouco, como AGRO3 e SLCE3).

  • Outra coisa que pretendo fazer este ano é aumentar em 50% (no mínimo) a posição em EVEN3 e MDNE3.

  • Próximo ao fim do ano eu devo dobrar posição na ALLD3, caso a cotação continue neste patamar.

As ações que estão fora dos meus planos atualmente mas que me despertam cada vez mais interesse são: DXCO3, MRFG3 (caso a posição deles na BRFS3 impactem a cotação, eu poderia trocar a JBSS3 por ela), JALL3 e ESPA3.

18 curtidas

No presente, está da seguinte forma. Estou 100% em ações.

BRFS3: 15%
RANI3: 14%
BBDC3: 13%
PARD3: 13%
PCAR3: 11%
HYPE3: 11%
RAIL3: 9%
PSSA3: 8%
BBSE3: 7%

Sobre perspectivas, estou focado em outros assuntos esse ano, então meu aportes devem ser limitados, além, claro, do reinvestimento dos dividendos. Acredito que no total possa aumentar em cerca de 5% minha carteira. Volto a focar um pouco mais em 23/24.

Alguns pontos:

  • Devo retomar uma posição razoável em ouro, pelo menos 10%, mas devo fazê-lo apenas quando o Real se aproximar do câmbio justo, o que pela minha última análise, estava em torno de R$ 4.

  • Tenho ainda um pouco de resistência em investir em utilidades públicas, em razão de ser geralmente o primeiro alvo de intervenções políticas. Mas é uma possibilidade para o futuro.

  • Ações no exterior estão definitivamente nos meus planos, via BDR (não necessariamente nos EUA), mas antes espero câmbio favorável e uma correção mais forte da bolsa nos países desenvolvidos.

  • No momento, não tenho nenhuma ação que me interesse especialmente. Considero minha carteira mais ou menos fechada do jeito que está. Cheguei a pesquisar construção civil, mas é um setor que só entro se houver uma perspectiva de retorno muito alta.

19 curtidas

100% do meu PL em renda variável:

11% LOGG3
10% TRXF11
10% ENBR3
10% IVVB11
9% ITSA4
8% TRIS3
8% BBAS3
7% IRDM11
6% HGRU11
6% PARD3
5% GOLD11
5% BRFS3
5% DOHL4

17 curtidas

@sr_fouquet e @fabio_barbosa - estou pensando em entrar em RANI3. Não tenho nenhuma empresa desse setor, e pelo que estudei até agora RANI3 parece ser a com maior potencial, porém, KLBN11 também me parece excelente. Poderiam falar um pouco sobre como enxergam esses cases e o seu racional por trás de RANI3 e KLBN (no caso do @fabio_barbosa)?

6 curtidas