Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Só fiz daytrade .
Até terça pode.acontecer muita coisaaaaa.

Valeu. Fui de BBSE3 e HYPE3.

2 curtidas

Por enqnto os balanços das empresas que estão saindo estão todos bons a ótimos, surpreendendo a todos por conta do coronavírus.

4 curtidas

Tupy3
Enbr3
Neoe3
Bbdc3
Bbas3
Sapr4
Tris3
Guar3
Ugpa3
Essas são.para prazo muito.longo
Logn3
Cogn3
Irbr3
Stbp3
Gfsa3

4 curtidas

Resultados de hj

10 curtidas

Um amigo que investe em tesouro direto pela XP me enviou uma recomendação da XP. Passo adiante: PRNR3.

2 curtidas

Se vocês estivessem sem caixa, cogitariam encerrar posição em TAEE11 para aportar nas ações que ficaram pra trás? Haja vista que empresas de transmissão são menos volateis, eu poderia voltar ao papel em outra oportunidade em que a bolsa retomasse tendência de alta.
@cadu o que acha desta operação?

EDIT: Estou no breakeven na Taee11, PM de 27,54. Se tivesse um PM atrativo nem cogitaria

6 curtidas

@luizlh Eu sempre fico me perguntando sobre isso: seria uma boa ideia evitar comprara essas acoes “renda fixa” (trpl e taee) durante as grandes quedas e, em vez disso, comprar bastante das outras (boas) empresas que cairam? Ai quando tudo subir vender um pouco das outras e comprar TAEE/TRPL.

Aquele pessoal que segue a ideia de manter um percentual fixo pre-determinado das acoes em carteira basicamente faria isso, ne? (com essas quedas o percentual em TAEE/TRPL provavelmente ficaria mais alto que o desejado e, assim, as pessoas talvez venderiam tais acoes para comprar as que ficaram para tras)

3 curtidas

Luiz, acho que a estratégia tem que te deixar confortável antes de qualquer coisa, eu venderia sim Taesa para comprar uma ação que ficou para trás, exatamente pelo fato que você citou, pouca volatilidade, recompra provavelmente pelo mesmo preço.
Vou além da sua pergunta, vendi Fras e Tupy com lucro acima de 22% para entrar em outras ações que ficaram para trás, aproveitei quarta e hoje, esperando queda ainda na terça, estou considerando super valido ter caixa nestas semanas.

5 curtidas

Mas quem garante que nesse meio tempo entre vender as elétricas, comprar a que caiu muito, esperar a que caiu muito voltar a subir com um bom lucro, vende-la e voltar a comprar as elétricas, as elétricas não terão subido ? E a margem de segurança fica onde ?

2 curtidas

Acho uma ótima estratégia sim. Eu tenho feito isso com FIIs, mas Taee se encaixa no mesmo perfil.

6 curtidas

Não tem garantia nenhuma (tanto é que eu nunca tive coragem de fazer isso… apenas fico tentado a fazer). Porém, TAEE e TRPL me parecem bem mais estáveis (não que isso seja algo bom ou ruim) do que outras ações e, portanto, sempre fico com a impressão de que a chance disso funcionar seria boa.

3 curtidas

Infelizmente na atual selic estou fazendo isto com FIIs, deixo 15% em Selic em caixa e uso fiis menos volateis para ir acumulando valores mais valores e chegar em 30 a 40% de caixa…

Mas só dá pra fazer isto em ações muito descontadas e que vc está disposta a “largar” o dinheiro lá por anos e anos se necessário for…

Quando as ações ficam desequibradas pela valorização vou refazendo o caixa e mantendo boa parte da posição…neste movimento eu perco rentabilidade futura, porém diminuo meu risco e meu PM terá baixado nas ações aportadas…

Caixa é na mão , pronto para ser usado. Não aplico em nada nem compro fills.

3 curtidas

PS: Esta estratégia não dá certo em dias como 23 de março, porque tá tudo caindo muito e exigiria timming e dom de saber o que vai recuperar primeiro ou por ultimo…

Nesta semana tem que ser a selic ou liquidez diaria mesmo…

Para amenizar essas quedas generalizadas busco uma carteira de FIIs menos volatil, e quando há ganho de capital eu dou uma realizada e coloco em caixa e se nada mudar vou reaportando novamente em FIIs…

Supondo que você tenha 10 Fiis, e eles ganham o capital equivalente 1 ano de DY… eu realizo e vou reaportando nas melhores oportunidades aos poucos… ou seja, teria 12 meses para realocar todo dinheiro sem custo de oportunidade… claro que vou torcendo para algo caia logo e muito…

Objetivo final é baixar PM em ativos resilientes e bons no final das contas…

Esta estrategia é boa para quem tem muito ativos e está muito diversificado.

2 curtidas

Pois é, eu ja me ferrei em Março quando estava pouco liquido, e insisti no erro em manter 10% de caixa apenas.
Eu gosto de Taesa, nao utilizo ela como estratégia de caixa, mas foco mais nos dividendos dela do que potencial de valor;
Outro ponto é que estou bem alocado em EDP e esta sim vejo potencial de valor, não obstante acho dificil a Taesa despontar muito numa tendencia de alta, se ela chegar ao topo histórico ainda seria um otimo ativo pra incorporar na carteira, garantindo ainda um bom DY.

Obrigado pela contribuição aos demais!

5 curtidas

Uma estratégia menos comum é usar alavancagem. Eu tenho feito isso bastante, mas o objetivo é sempre ter como pagar sua dívida.

Você compra a ação que quer a termo e estabelece os prazos de acordo com seus aportes e dividendos.

Na minha situação, estou com cerca de 60% da renda de 2021 comprometida. E tenho uma grande reserva (30%) em ouro. Minha divida líquida no final é bem negativa.

Você pode vender TAEE numa operação conhecida como caixa, imediatamente comprando ela a termo. Existe a possibilidade de rolar os termos, mas você precisa ter saldo para quitar as diferenças.

Eu não consideraria TAEE um caixa, mas ela tem a grande vantagem de pagar dividendos que possivelmente até suplantam o custo do termo.

Em Março, foi até interessante, comprei um termo de GNDI que rendeu quase 70% em duas semanas. Quitei, e comprei outros termos com o dinheiro que já tinha e o que tinha ganho. Fez toda diferença. Minha intenção era ficar com ela, mas surgiu a oportunidade e não quis deixar passar. Se ficasse preso ao caixa…

7 curtidas

Tendo como pagar/rolar alavancagem é uma ideia muito boa.

Se não me engano pouco tempo atrás vc estava 60% ações e 40% FII, vendeu FII recentemente para comprar mais ações.

Eu estava 50-50%, agora 65-35, mas ainda tenho um pouco de renda fixa.

1 curtida

Isso mesmo, mas ainda não fiz nenhuma venda de FII para compra de ações.
Entrei na subscrição de HGRU, o que aumentou meu percentual em FII, e fiz um pequeno novo aporte comprando COGN3. Estou agora com uns 45% em FIIs.

3 curtidas