Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Olá Pessoal,
Sou novato na renda variável e venho estudando na medida que estou construindo minha carteira. O fórum tem me ajudado bastante. Gostaria de ter uma opinião de vocês que já tem uma boa experiência sobre a composição da minha carteira. Tenho tentado escolher em boas empresas porque meu foco é LP.

bbas3
itsa4
bbse3
enbr3
taee4
trpl4
sapr4
petz3
odpv3
flry3
logg3
mxrf11

ainda não entrei de cabeça no mundo dos fiis, e estou em dúvida se mantenho trlp4 ao invés de focar em taee4, e se mantenho bbse3 ao invés de focar em outra seguradora, já que tenho posição em bbas3.

3 curtidas

A carteira em geral está boa.
Mfrf não saberia opinar sobre.
Só trocaria Odpv por Tris. Não vejo potencial de crescimento nela e além disso ainda acho cara.

1 curtida

Vocês separam a carteira de vocês entre valor e growth com valores percentuais definidos pra cada? Ex: 50% Valor 50% Growth

Separo entre empresas que vão sobreviver com facilidade e com dificuldade, alocnado menos em cases mais arriscados.

2 curtidas

Acho importante se monitorar para ter ambos, mas a porcentagem não vejo porque escolher algo arbitrário

1 curtida

@lawyermg em teoria você atribui uma nota a cada empresa e isso define o % da carteira?

@resonance faz sentido. Eu sempre foquei em value investing e por isso queria maior percentual em carteira de ações valor. Estou me questionando se faz sentido, ou se devo apenas avaliar a qualidade da empresa indiferente de ser value ou growth.

DIvido em tres tipos,

• menos arriscadas e com fluxo mais constante de DY… Ex: Itsa4 TAEE11… max 10% da carteira
  • empresas sólidas com potencial de crescimento Ex: Enbr3 Max 7,5% da carteira
  • empresas mais arriscadas e com condições de sobreviver: Ex: cogn3… 5% da carteira
3 curtidas

Interessante! Eu tentei seguir a lógica do Peter Lynch, porém sentia que tinha muita complicação na hora de enquadrar uma empresa em uma categoria (ex.: TRIS é fast growth ou cyclical?). Acho sua abordagem mais interessante! Cogito adotá-la. Quando você diz “max 10% da carteira” é por ativo ou na categoria inteira?

Agradeço a todos pelas respostas

Um portfólio de 50% em ações… teria ações com concentração máxima de:

A 5% do seu patrimônio total (Alta qualidade e com DY)

B 3,75% do seu patrimônio total (Sólidas com Crescimento)

C 2,5% do seu patrimônio total (Promissoras, Arriscadas e voltadas para o crescimento)

Lembrando que isto são percentuais máximos, na prática uma carteira bem diversificada muitos dos ativos ficariam longe da concentração máxima…

Este tipo de carteira visa a rentabilidade através de aportes constantes nas empresas mais descontadas no momento visando sempre baixar PM e desconcentrar quando há lucro na operação com rebalanceamento da carteira. Com um carteira bem diversificada dificilmente faltará oportunidade para o aporte o mensal… e o fato de estar bem diversificada compensa a ocorrência do “preço mérdio” em algumas situações…

3 curtidas

Excelente! Muito obrigado pelo insight.

Obrigado Cadu, na verdade é o mxrf11, digitei errado e não percebi, vou ajeitar.

Bom dia a todos, está semana uma sobrinha veio me pedir orientação sobre investimentos e me deixou uma dúvida, vou repassar aqui no fórum para saber a opinião dos colegas foristas, gostaria se possível que as colegas também se manifestassem.
Vieram com o intuito de montarem juntos uma carteira, não me manifestei neste sentido por realmente não saber o que responder, no meu caso, eu e minha mulher temos cada um a sua carteira até por que existem muitas variantes que temos objetivos distintos, como rendimento mensal, perfil investidor, e metas, qual a opinião dos colegas?

1 curtida

Prefiro ter carteiras separadas, cada um com sua conta. Mas isso não impede que vocês tenham ativos iguais e até pontos de compra parecidos. Tanto você como ela podem comentar suas ordens e suas movimentações, falar os motivos daquele lançamento ou daquela empresa, etc. Sempre deixando claro que caso você faça alguma movimentação, aquilo reflete o que você acredita e que depende dela julgar isso como certo ou não. Com o tempo provavelmente a carteira de ambos terá PM’s e ativos diferentes.

3 curtidas

Penso assim mesmo, debatemos e estudamos juntos inclusive e estamos bem confortáveis assim, mas me refiro aos meus sobrinhos, eu se tivesse que dar um conselho diria para montarem carteiras individuais, mas não tenho está experiência que eles querem viver, por isso a curiosidade da opinião ou experiência dos colegas.

1 curtida

Mas foi para seus sobrinhos mesmo.
Lógico, não sei o nível de intimidade que você tem com eles. Eu por exemplo não faria algo assim. Só com minha esposa mesmo.
Agora se não quiser adentrar tanto assim. Da no máximo um toque pra eles de algumas empresas que você acha interessante e manda eles estudarem.

2 curtidas

A intenção da sua sobrinha é que você monte a carteira dela junto com ela? Eu acho uma boa ideia, contanto que você passe o conhecimento a ela e apenas a ajude a tomar as decisões.

Fiz algo similar com minha namorada: expliquei sobre como carteiras de investimento funcionam, sobre os objetivos de cada tipo de investimento. Ela optou por ter mais RF e na RV focar em dividendos. Escolhi papéis que eu considero super resilientes e fui explicando os pontos fortes e fracos de cada um. Ela dizia se gostava ou não do investimento. Montamos a carteira e assim ela se sente “responsável” pela própria carteira. Sempre que algo relevante acontece eu aviso ela e conversamos um pouco sobre o assunto. Ela aprendeu bastante e aos poucos. Como ela mesma diz: “quero aprender a gerenciar meu próprio dinheiro. Não posso depender dos outros pra sempre”.

É claro que isso requer tempo, então vai depender da sua vontade ou disponibilidade

6 curtidas

Não, eles pretendem montar uma carteira juntos, o casal, sinceramente não sei se seria uma boa ideia, acho carteira de investimentos uma coisa muito pessoal, como você citou, entre outras variantes a RF e RV…

1 curtida

Aaah, agoda entendi. Tava em dúvida se era o casal ou você.

A ideia deles é centralizar numa conta conjunta? Minha dica: nunca compartilhar bens. Separe tudo que der.

Quanto a ter exatamente a mesma carteira replicada pros 2, não vejo problema. Se forem bons ativos, me parece uma ideia aceitável e mais acessível para começar. Com o tempo eles vão aprendendo e fazendo escolhas distintas. Também acho possível que eles tenham timings diferentes por conta de disponibilidade de dinheiro e isso force eles a escolherem ativos diferentes ou pesos diferentes em cada ativo.

2 curtidas

Compartilho exatamente da mesma idéia,

1 curtida

@j.black - Debate sobre Carteiras - 3ª parte