Essa questão do Buy and Hold também depende da idade do cidadão.
Se o camarada tem uns 25 anos de idade, ele tem, em princípio, ainda muitos anos pela frente.
No meu caso que já estou indo para os 65 anos de idade, não dá para agir da mesma forma do camarada de 25.
oi, tenho 30 anos e montei as seguintes carteiras, o que acham?
aposentadoria:
IVVB11 - 8%
SAPR4 - 16%
LOGG3 - 13%
BBDC3 - 9%
ITSA4 - 6%
EGIE3 - 9%
PARD3 - 10%
VIVT3 - 12%
HASH11 - 5%
Médio prazo:
RF préfixado 14% até 04/2024 - 27%
RF IPCA+6% até 07/2023 - 27%
HASH11 - 4%
LOGG3 - 8%
TRIS3 - 5%
TEND3 - 2%
LREN3 - 7%
ITSA4 - 7%
BBDC3 - 7%
NEOE3 - 4%
sugerem algum balanceamento?
Não considero minha carteira como sendo de longo prazo, embora eu muito mais compre do que venda.
Minha carteira no momento é a seguinte:
81,3% em ações:
B3SA3
BBAS3
BBDC4
BOVA11
CPLE3
ENBR3
GGBR4
GOLD11
ITSA4
PETR4
SAPR3
SAPR4
USIM5
VALE3
10,0% EM FIIs
BTLG11
DEVA11
MXRF11
RBRL11
TGAR11
TORD11
TRXF11
VINO11
2,1% EM Tesouro Direto
6,6% em Saldo na Corretora + Outros
O primeiro ativo que comprei foi SAPR4 no dia 11/01/2021. Naquela data o IBOV fechou em 123255 e na última sexta-feira (20/1/23) fechou em 112041. Ou seja, no período o IBOV caiu 9,1%.
Em 2021 comecei aportando uns 0,5SM por mês. Já escrevi em posts antigos que naquele período eu estava pagando/rolando uma casa de uns 90m2 que construi totalmente alavancado. Fui pagando minhas alavancagens ao longo do tempo, algumas mais antigas foram terminando e pude ir aos poucos aumentando meus aportes. No segundo semestre de 2021 aumentei os aportes para uns 0,75SM. No primeiro trimestre de 2022 aumentei os aportes para 1SM e terminei 2022 com aportes da ordem de 2SM.
Em outubro de 2021 terminei o início dos meus estudos sobre opções. Pensei em vender CALLs. Dei uma olhada nos ativos que tinha e só tinha ITSA4 que dava para fazer algo em opções, embora não seja das melhores. Daí comecei a comprar ativos com boa liquidez em opções. Em fevereiro de 2022 comecei a vender PUTs. Depois evolui para a venda de Strangles que é onde estou hoje. Já fiz uns experimentos com PUT Ratio Spread, mas, embora tenha saído no lucro, eu não me adaptei bem à estrutura e também não gostei do acompanhamento muito em cima que precisa ser feito.
Enfim, consideremos que a soma total dos meus aportes, mais dividendos, mais proventos e mais lucro com opções seja X, o que tenho hoje em minha carteira vale 1,0844X, ou seja 8,44% acima do aportado. Corrigindo, pelo CDI mensal, os valores que compõem X, então terei aportado Y, e tenho em conta 1,0741Y, ou seja 7,41% acima do CDI.
Então o resultado final é 7,41% acima do CDI com IBOV 9,1% abaixo de quando comecei.
Minha carteira tem quase o perfil de buy and hold. Pode até ser em partes buy and hold como em partes buy and hold and sell. Na média, entra ou sai 1 ou 2 empresas por ano de um total de 8 a 12. Recentemente liquidei um pouco de Hypera e tenho aportado no exterior essencialmente. Está difícil cumprir a meta de 1/6 do capital em dólar para dezembro, mas venho tentando.
Prefiro separar por setor ou pelo menos pela minha leitura da empresa ou investimento. Estou sem renda fixa e praticamente sem caixa em reais, soma 100%, arredondando:
Brasil
Agronegócio em geral
17% RANI3
10% RAIL3
Saúde
12% PARD3
11% HYPE3
Alimentos
9% PCAR3
6% BRFS3
Financeiro
10% BBSE3
10% BBDC3
8% PSSA3
Exterior
Telecomunicações
4% VZ (Verizon)
Caixa
3% US$
Espero conseguir pelo menos umas 4 posições de 4% ou 5%. Meu dever de casa agora é a Evolution, que é um B2B de jogo de apostas na internet. Eu chamo a atenção que há setores que tem desempenho bem melhor no exterior. Telecomunicações talvez seja o primeiro deles. AT&T e Verizon estão ambas com dividendos na casa de 6% (bruto) e PL abaixo de 9 vezes. A diferença é que essas empresas conseguem uma estrutura de capital bem melhor e não sofrem com a inflação como Vivo e Tim. Há também opções em saneamento que tenho analisado e se sobressaem principalmente no sentido de serem empresas privadas. Com um pouco de risco, a Brightwater, chinesa com ações na bolsa de Singapura, oferece um PL abaixo de 4x.
Boa tarde, galera!
Estou numa indecisão cruel e talvez vocês possam me ajudar a tomar uma decisão:
Pois bem, BBSE3 representa hoje 21,1% da minha carteira (valorizou mais de 30%), tenho 132 ações, estou pensando em vender 32 ações, o que daria quase 1200 reais e alocaria em outras empresas da carteira (ENBR3, TRPL4, BBDC3 e SANB3).
Fico em dúvida se realmente vale a pena vender ou não, mesmo sendo parcial. Com esse valor da venda eu estaria aportando o equivalente à 2 aportes mensais, pois aporto 500 reais por mês. Isso pode parecer pouco, mas pode fazer uma diferença lá na frente.
Suponha que BBSE distribua 1,60 por ação, eu ganharia cerca de 211 reais de dividendos, então realizando a venda parcial de 32 ações eu teria um dividendo de cerca de 10x superior.
Lembrando que ao ocorrer a inversão na taxa de juros, provavelmente a cotação da BBSE3 voltará a cair, então poderia retomar os aportes na empresa quando estivesse novamente atrativa em termos de preço.
E aí, é muita “sardinhagem” fazer essa manobra ou seria algo interessante?
Nesse preço de 37 eu venderia tranquilamente, ótimo ativo, mas o preço nem tanto.
Minha opinião, não teria nem comprado bbse3 por ser publica, mas tirando isso é uma boa empresa sim para investimento.
Agora pelo seu aporte atual, não focaria tanto nessa troca, faria o equilibrio aportando os novos aportes nas novas empresas, e focaria meus esforços em aumentar meu aporte, com mais conhecimento e crescimento na carreira ou com renda extra advinda de outros trabalhos, os aportes maiores na fase de acumulação fazem muito mais diferença do que essas pequenas escolhas.
Vender como esta dentro do limite de 20000 não tem imposto de renda, mas tem algumas taxas da b3 tanto na venda como na compra das novas, e como o aporte ainda é pequeno, talvez faça mais diferença do que a troca no longo prazo.
Em resumo o esquema é acumular o maximo possível em empresas com lucro constante e crescente, que são o que dão sentido ao dinheiro ter valor na sociedade (das que vc falou na minha analise bbdc3 e enbr3), e deixar o maximo tempo possível,. Aporte maior e tempo maior isso sim faz muita diferença, e é o que vai lhe tornar vencedor no final.
Gráfico, sem nenhum sinal de topo ainda.
Eu acho que vem um pouco mais de dividendos. Eu aguardaria até a divulgação da data-ex dos dividendos, pois depois do anúncio bastante gente compra e a cotação sobe um pouco. E venderia tranquilo após a subida igual disse o outro forista. Eu encerrei minha posição a R$ 31,45 final do ano passado.
Eu pessoalmente até venderia 100% da posição pra aportar em empresas que estão mais descontadas, vide BBDC3, mas a decisão é sua.
Quando ela ficou 1 real mais cara que bbas uns dias atrás eu troquei uma boa parte da minha posição de bbse por bbas
Considerando as diversas oportunidades que temos no mercado atualmente, incluindo empresas do perfil que você gosta, eu zeraria BBSE sem a menor dor nas consciência.
Não, acho que é bem pensado, sim; embora não dê para tomar como regra. Lembro que há não muito tempo ocorreu isso com BAUH, vendi em torno de 50, mas de fato realizei, ainda vi bater quase 90 reais, mas mesmo não tendo havido um ganho imediato, cresci bastante o patrimônio realocando no restante da carteira. Mas digo que não é regra, a RANI parece estar caminhando um pouco para isso, mas não pretendo vender tão cedo, simplesmente toleraria a volatilidade adicional de ter muito peso em uma só ação. BBSE não está no preço, mas faria o mesmo, vendi 20% do que tinha em Hypera e meu valuation lá trás era 50, vendi a 44 e comprei na bolsa americana um dividendo líquido praticamente idêntico, mas em dólar.
Não trabalho com valuation de ativos, então não sei dizer se esta cara ou barata. Não é uma verdade absoluta, mas tem um número em projeções de fibo, que é muito respeitado por todos, que são os 423,6%. Não estou falando de traders, estou falando de todos. Não vou postar gráficos aqui, porque acho que não é apropriado, mas a projeção exata estava em 38,28, e ao atingir 38,27 começamos a ter uma correção. Trata-se de um ativo importante e provavelmente você não verá ele caindo do dia para noite, porque certamente tem muita gente que tem muito deste ativo em carteira e vai querer sair no topo. O mais provável é que se inicie um processo de distribuição (Wyckoff) que pode ser longo. Infelizmente não temos no nosso mercado como proteger a nossa carteira neste momento, pois teríamos que ter opções longas, e não temos. O melhor e vender no ponto em que se encontra. Graficamente é um ativo que ainda pode ir muito longe, mas não sem antes fazer um bom retorno.
@tfreitas88 Como estou formando carteira eu muito mais compro do que vendo.
O único ativo que eu realmente tenho vendido é VALE3.
Já escrevi em algum post que em relação à Vale minha estratégia é quando atinge o topo, acima de R$90, (ou próximo dele) eu vendo a metade. Depois quando abaixa, algo abaixo de R$70, compro no mínimo dobrando a quantidade. Assim, vou lucrando no swing do ativo e ao mesmo tempo aumentando a quantidade de ações do ativo. Com o lucro vou comprando outros ativos.
No seu caso de BBSE daria para esperar os sinais de topo, vender uma fração do que você tem e aportar o montante recebido em outro ativo, supostamente, mais favorável.
Agradeço à todos pela contribuição.
Irei aguardar a divulgação dos dividendos bem como a data-com, até lá tomarei minha decisão.
P.S: Parece que uma galera resolveu vender hoje, ação despencando mais de 4%.
Compartilho 10 empresas!
Em ordem, as 7 primeiras são comuns!
Sua carteira está bem concentrada… isto se deve a conversão de outras posições em ações que julga bem barata?
Vendi tudo que tinha HYPE3 e outros com algum lucro para fazer caixa. Parece que foi concentrado em ações de maior confiança. Qual o racional de PCAR3?
Pessoal, aproveitando a parada do carnaval, estou refletindo sobre os planos para a carteira nesse ano e gostaria da avaliação de vocês sobre a carteira!
Segue a carteira em ordem decrescente:
Empresas. Atual. Meta
BBAS3. 6,05%. 5,0%
EGIE3. 5,57%. 5,0%
CPLE3. 5,56%. 5,0%
TAEE3. 5,08%. 5,0%
ITSA4. 5,03%. 5,0%
MOVI3. 4,98%. 3,0%
MRVE3. 4,47%. 3,0%
FLRY3. 4,35%. 3,0%
SAPR4. 4,06%. 5,0%
ALUP4. 4,05%. 5,0%
BBDC4. 3,94%. 5,0%
AMBP3. 2,98%. 3,0%
MRFG3. 2,79%. 3,0%
CMIN3. 2,78%. 3,0%
KLBN11. 2,73%. 5,0%
LOGG3. 2,28%. 3,0%
CSAN3. 2,23%. 3,0%
NTCO3. 2,17%. 3,0%
TASA4. 2,17%. 3,0%
CYRE3. 2,08%. 3,0%
NEOE3. 2,07%. 5,0%
MYPK3. 1,59%. 3,0%
RANI3. 1,14%. 3,0%
RAPT4. 1,12%. 3,0%
Posições em opções - VCP OTM (gerar renda enquanto aguarda correção significativa para compra das ações)
PRIO3 - - - 5,0%
BBSE3. - - - 3,0%
Meta de empresas na carteira entre 25 e 28 - longo prazo (diversificação). Sei que estou concentrado em elétricas, mas o foco é dividendos com crescimento.
OBS: Previsão de aporte em 2023 - 15% do valor total atual da carteira!
Posições atuais que quero desfazer em momento oportuno
ABEV3. 3,73% (aguardando vencer TERF)
LUPA3. 3,59% (aguardando sair RJ)
ETER3. 3,00% (aguardando sair RJ)
PCAR3. 2,47% (aguardando spinoff)
YDUQ3. 2,38% (aguardando recuperação)
Aguardo avaliações para ajudar na minha reflexão e planejamento! Desde já agradeço!
Nos níveis de preços atuais eu diria que pode aportar sem medo nos próximos 2/3 anos nesta carteira, se o cenário piorar muito em 2026 o Lulo será substituído por outro e o mercado anda… se o cenário otimista ocorrer vc consegue retorno na grande maioria das ações com boa valorização antes de 2026…
Tá bem pulverizado , por isto digo isto… apesar de não gostar muito de natura, cirela e randon
@munniz, obrigado pela avaliação!
- CYRE3 (está abaixo do meu PM), mas EZTC3 está num preço menor e pode ser um troca possível (o que acha?)
- RAPT4 estou confiante numa boa evolução! Essa pretendo segurar e aumentar!
- NTCO3 - espero melhora da operação, apesar de ter um pouco de dúvida mesmo! (Vou rentabilizando vendendo call, pois está acima do meu PM já)