luizh, fiquei curioso no seu racional sobre estar excessivamente alocado em renda fixa. 40% é muito, na atual conjuntura? pode até ser, mas fiquei curioso na sua análise sobre o porquê seria muito. Muitos diriam o contrário. Sobre sua carteira, eu não investiria em duas seguradoras sobretudo tendo relativamente pouco ativos. E pensaria dez vezes antes de investir na Petro, tendo em vista o histórico desastroso do PT na gestão da mesma. Para mim já está claro que ela será instrumento político e a era dos dividendos gordos ficou para trás. Prefiro o setor privado, e, pessoalmente, tenho PetroRio.
Obrigado pela contribuição. Concordo com sua avaliação. de fato Petro fica em segundo plano, estou mais interessado em BBAS para compor a carteira.
Sobre as seguradoras, como tratam-se de segmentos distintos, entendo que não interfere muito no quesito diversificação, no entanto meu objetivo é vender BBSE daqui há algum tempo, não é um ativo que quero carregar por muito tempo, ocorre que ela está num momentum espetacular de resultado e performance gráfica, por isso ainda estou mantendo ela.
A respeito da alocação em renda fixa, na atual conjuntura não acho de todo mal não, concordo com você, usei a palavra excessiva pois tenho perfil arrojado e sempre estive alocado entre 80-90% em renda variável. O objetivo seria ir montando posições aos poucos, pois acredito que estamos no fim do ciclo de altas de juros, abrindo espaço para uma boa performance no Ibovespa.
Acho que a carteira está muito boa. Se você pretende grupar Vale, pensaria em juntar com ações no exterior. Outro ponto é que não compraria nem Petr nem Bbas. Se for para alocar em emergentes, há chinesas mais baratas onde o downside já está bem provisionado. Por outro lado, fortaleceria a carteira alocando em empresas resilientes nos Eua e Europa, apenas procurando diversificar. Se são 4 ou 5 empresas a comprar, é melhor comprar um pouco mais de uma em determinado setor do que comprar x, y e z. Não estou tão acostumado com os códigos, então uso mais os nomes, mas eu escolheria uma tech, estudaria 2 talvez, e procuraria investimentos mais de base; penso que tirando as commodities, tem muita coisa barata. Recentemente coloquei VZ, Verizon na carteira. Que gosto muito e nubca está muito cara é a 3M.
Neste (terceiro) ano na bolsa eu mudei um pouco a maneira de operar mensalmente.
Antes fazia o aporte mensal e logo já gastava tudo.
Atualmente, gasto uma boa parte do aporte logo após a transferência mensal e o restante acabo juntando com dividendos, proventos e resultados em opções e vou fazendo alguma compra adicional ao longo do mês.
Em parte acho que tem a ver com alguma mudança psicológica sutil e em parte porque minha carteira vai crescendo, quase linearmente, com o tempo e isto provê alguma sinergia adicional.
Boa noite rapaziada, sou novo no forum e estou buscando montar uma carteira diversificada com setores bons. No momento acompanho as analises do forum em relação a ativos e ja montei uma carteira com foco a longo prazo.
onde possuo em ordem de maior para menor.
Sanb4 /sanepar/ itausa/ neo energia/ banco abc/klbn4/ porto seguro/vlid3/logg3 e Wizc3… Se puderem analisar a diversificação da carteira e sugestões em quais setores investir ficaria grato.
@gabriellima81 Não me sinto a vontade de comentar/sugerir na carteira de outros. É muita responsabilidade.
Mas, posso dizer que das que você menciona eu tenho SAPR3, SAPR4 e ITSA4. Foram as primeiras ações que comprei quando comecei no início de 2021.
Hoje minhas maiores posições estão em USIM5 e BBDC4. De bancos tenho também BBAS3. Mais recentemente abri posição no setor de elétricas onde tenho CPLE6 e CMIG4. Já pensei em entrar em outras do setor elétrico, mas acabou não dando entrada e fiquei de fora.
Tenho pensado em entrar numa queridinha aqui do fórum que é LOGG3. Também estou tentado a entrar em FESA4. Só não as comprei no aporte que fiz ontem porque estão na parte superior da Banda de Bollinger, vou esperar um pouco. Acabei comprando VALE3.
Então, resumindo por setores, tenho interesse principal em:
Bancões
Siderurgia/mineração
Elétricas
Saneamento
Quando tenho oportunidade de entrada vou tentando ativos diferentes, tais como: SMTO3 e SUZB3.
Em janiero/24 estarei completando três anos na B3.
Tenho operado basicamente comprado em ações (com algum swing trade) e vendido em opções.
Tenho também alguns fundos imobiliários, mas estão com papel secundário na carteira.
Estou me preparando para operar comprado em opções a partir de 2024. Neste caso acho que a melhor estratégia para mim são LEAPS.
Tem muitos vídeos sobre o assunto. Posto abaixo um vídeo que achei interessante do Tony Zhang que é um autor que acho razoável e tem boa explanação dos temas.
O Tony sugere usar deltas entre 60 e 70. Outros, como Lee Lowell sugerem operar DITM, deltas acima de 90, e tem mesmo as vertentes que sugerem operar OTM.
Enjoy!