Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Pessoal,
Finalmente consegui “fechar” minha carteira de FIIs, segue abaixo. Aceito sugestões.

Desenvolvimento TGAR11 7,5%
Escritório BRCR11 6,5%
Escritório HGRE11 6,5%
FoF HFOF11 7,5%
Logístico / Industrial HLOG11 5,5%
Logístico / Industrial XPIN11 5,5%
Logístico / Industrial GGRC11 5,5%
Logístico / Industrial XPLG11 5,5%
Logístico / Industrial BTLG11 5,5%
Recebíveis BARI11 9,0%
Recebíveis CVBI11 9,0%
Recebíveis OUJP11 4,5%
Shopping PQDP11 7,0%
Varejo TRXF11 5,0%
Varejo MAXR11 5,0%
Varejo HGRU11 5,0%

Por setor, ficou assim:

FoF 7,5%
Recebíveis 22,5%
Logístico / Industrial 27,5%
Varejo 15,0%
Shopping 7,0%
Desenvolvimento 7,5%
Escritório 13,0%

Os percentuais são os ideais que tracei como meta, mas não estão exatamente assim na prática.
Separei a categoria Shopping do Varejo para ficar mais fácil meu próprio entendimento. Por enquanto estou com % pequeno em ambos pois estou com bastante receio dessa 2ª onda que parece estar começando por aqui, e que já está “bombando” na Europa. Acredito que teremos novos fechamentos nas próximas semanas e shoppings podem sofrer ainda mais que já sofreram/estão sofrendo.

São 16 ativos, mas estou achando demais. Estou pensando em cair fora de OUJP11 por estar atrelado demais ao CDI, mas preciso achar outro para por no lugar, ou aumentar o percentual de BARI e CVBI. Também estou pensando em cair fora de um logístico/industrial. GGRC era forte candidata pra isso, mas com a emissão, a cota já caiu e deve cair mais. Por isso estou pensando em sair de XPLG que está mais esticado…

2 curtidas

Se você investe só em FIIs é positivo diversificar, 16 ativos está no limite nesse cenário (consideraria 2 ativos por setor e riscaria FoFs se vai ter uma carteira própria). Agora se tem ações é de se esperar muito menos volatilidade e problemas que derrubem em curtos espaços de tempo a cotação em 60/70/80%, então alocaria mais por FII (talvez 1 de cada setor ou 2 se as características forem diferenciadas).

1 curtida

Não invisto só em FIIs, mas tb em Ações e RF.
FIIs representam hoje cerca de 20% de minha carteira.
Não gosto da ideia de ter poucos FIIs, mas acho que exagerei um pouco ao colocar 16, ainda mais quando considero também a carteira de ações.

Acho que vou tentar trabalhar para limitar em algo entre 10-12 no futuro próximo, aguardando boas oportunidades para saída de alguns deles.

eu pessoalmente não acho 16 fundos demais… FIIs são bem mais tranquilos de acompanhar que ações. Não tem necessidade de ter tantos, mas não é como se você tivesse chutado o balde.

TRXF11 se não me engano tá querendo ir pra área de logística também… vai virar híbrido e bagunçar seus percentuais…

Agora, sobre o seu comentário de recebíveis, vou deixar meu pensamento. Vejo muito gente se entupindo e hectare, habitat, bari e outros fundos de IGPM, mas esquecem que esses indexadores são cíclicos e dificilmente e o igpm é provavelmente o que tem as maiores variações tanto pra cima como pra baixo. Prefiro ficar diversificado dentro dos indexadores.

2 curtidas

Já poessível isto, se chama alavancagem … nao se usa cartao de crédito mas se usa o dinheiro que não tem, mas se der errado a operação você paga a ação e um monte de despesa…

Com cartão de crédito pagaria taxas para corretora e ainda uma fortuna pro cartao se se enrolar…

2 curtidas

Não sei se ainda e possível, mas conheço uns amigos que pegavam umas contas (tipo PicPay) que permitiam pagar boleto no cartão de crédito e usavam pra pagar boleto de depósito gerado no Nubank (ou outro banco digital).

1 curtida

Boa sacada essa.

Sim, hoje é possível através do recargaplay e ITI.

Estou diminuindo um pouco a quantidade de ativos da minha carteira.

Zerei recentemente

• Vrta11
  • Mall11
  • Hsml11
  • Visc11
  • Abcb4
  • Egie3
  • Htmx11
  • Maxr11

Mas em todos esses, se tiver uma queda significativa, eu posso voltar.

Vrta nao mudou mt, pq saiu?

Entrei na oferta pública com o intuito de vender no curto prazo, meu preço alvo era em 110… Só vendi mesmo porque coloquei na minha cabeça que iria diminuir o número de ativos… Aí de papel tinha ele e o Xpci11, acho que no curto médio prazo o Xpci11 tem mais potencial de valorização, então vendi o vrta11 e coloquei um pequeno lucro no bolso…

Um tempo atrás tinha zerado ggrc11 e xplg11, entrei na oferta do Hglg11 e aumentei um pouco posição em Logg3.

Com os shopping, vendendo tudo, e aumentando um pouco em mult3… Se tiver uma segunda onda, e as cotas caírem, eu compro… Se não fico só com o mult3 mesmo…

Aumentei muito meu caixa… Pronto para uma segunda onda :grimacing:

Ah entendi, pelo que observo vrta tem
Um bom pontencial a longo prazo, mas a curto realmente não vai mudar mt coisa

Acho bom, mas acho que o Xpci11 está mais descontado…

No setor de shopping eu preferi comprar brml3 no 7,99 e vou tentar pegar mais agora se ela fechar o gap nos 9,05 , 9,15 do que pegar fill de shopping. Achei o risco retorno muito melhor pois o ativo apanhou muito e tem muito espaço para subir . Achei interessante a Gafisa estar comprando shoppings no Rio e pegou hotel Fasano itaim também . Comprei nos 3,95/4,05 e devo aumentar mais a oposição.
Comprei também ccro3 está semana, essa empresa tem.muito a ganhar se as concessões e privatizações sairem em 2021. Cotação também bem amassada…
E comprei a dmfv3 entre 10,45/10,85 para longo prazo. Espancaram o ativo desde o ipo lá dos 17 reais quase.

3 curtidas

Também preferi investir em ação ao invés de FII de Shoppings, mas optei por mult3

Top, acho que em 2021 vamos ter muitas férias com elas.

Galera, postei minha carteira aqui mês passado (ou retrasado) e com base em algumas ideias e estudos por fora eu mudei algumas coisas já. Atualmente estou com 12 ativos (ações) e pretendo colocar mais uns 3 em breve, mas agora quero focar na carteira de FIIs pra diversificar ainda mais.

Quais vocês sugerem para estudo? Estou pensando em HGLG, HGRE e HGRU pra começar.
Alguma ideia / sugestão?

São fundos bons, mas não estão baratos, se o objetivo é comprar e manter em carteira para longo prazo acho bom.

Se a ideia é vender em curto ou médio prazo para obtenção de ganho de capital, iria atrás de fundos mais baratos, acho que tem alguns que estão mais baratos como o Brcr11, Xpsf11 e Hgff11

Outros que acho que vale a pena estudo, Rbed11, Xpci11, Rect11, Tgar11, Sdil11

1 curtida

Sim amigo, a intenção é longo prazo e escolher bons ativos mesmo.

Cuidado que hgre tá se segurando muito no nome da gestão e na subscrição… acho que quando passar a emissão ele pode cair