Aliás, se olhar a carteira de ações dos fundos Black são iguais.
Cheguei a pesquisar sobre opções, o custo é bem alto mesmo, o melhor custo benefício a meu ver é a NDF, não sei como estruturam o contrato, mas fica por um preço acessível e não tem ajuste, o contrato futuro tem a vantagem/desvantagem de gerar ou consumir o seu caixa, enxergo mais como um instrumento de curto/médio prazo.
Imaginei que poderia ser isso mesmo. O 100% ações vem performando bem tranquilo, sem tantas emoções, mas consistente.
Ele usa em maior parte para neutralizar a carteira de ações, no cenário de 2019 ele via de fortalecimento do real (comentário, não só ele, quase todo mundo, afinal vínhamos com reformas, etc. Digo isso pq agora é fácil chamar ele de “burro”, o que eu não concordo). Suzano e Vale são posições grandes, são empresas precificadas em dólar.
Ele faz no caso como a Ferbasa, calcula o porcentual da carteira em dólar e desenha a proteção de acordo com isso.
Mas o drama é que no cenário de stress caiu tudo junto. Suzano e Vale que eram para subir com o dólar também caíram, aí a posição vendida em dólar, em uma queda do tamanho que teve, levou à perda grande do fundo BDR.
E mais um comentário contra todos os inflamados contra o Bredda, o BDR foi criado para investidor qualificado, ele tem um banner no perfil dizendo “não aplique nesse fundo”…
Tenho a impressão de que quem está revoltado com ele é tipo quem ordena ações para comprar por DY, ou quem comprou Cogna seguindo os perfis do Twitter.
O Black BDR por alguns anos foi o fundo top de rentabilidade das corretoras.
Veja que quem entrou no fundo, tinha como saber da cabeça de vender dólar há bastante tempo, matéria de Fevereiro de 2019
“Além de investir em ações de empresas brasileiras, o fundo tem mandato para operar câmbio e BDRs (recibos de ações de empresas internacionais que são negociados aqui). No entanto, a estratégia principal desde 2016 tem sido ficar 100% comprado em ações de companhias nacionais e apostar na queda do dólar. “Achamos que a Bolsa está mais barata em dólar do que em real”, disse Bredda ao InfoMoney.”
“Já as ações da Braskem passaram de R$ 32 para R$ 52 nos últimos dois anos (alta de 62%). “Nós só conseguimos ter uma exposição grande nessas empresas exportadoras por causa da posição estrutural vendida em dólar. Isso porque mesmo se o dólar caísse (o que prejudica a receita de empresas exportadoras) nós tínhamos a proteção dessa posição vendida”, afirma o gestor.”
Sim, tem muita gente, mas gosto bastante do que ele fala. De fato, ele seguiu a risca uma estratégia e foi bem sucedido dentro daquilo que havia desenhado. Assumir erros e acertos faz parte do processo evolucionário do investidor, não conheço alguém que tenha chegado em algum lugar sem antes calçar as sandálias da humildade.
Agora estou com exposição vendida em dólar de 50%, tenho cobertura em 25%, se tomar uma paulada e ainda querer sair arrotando, provavelmente levo uma segunda e uma terceira. Faz parte, como se diz.
Não sei o quanto acompanhou, mas até hoje qualquer matéria ou live tem um punhado de chatos puxando esse fato de março… Tipo… Já foi…
Ele sempre postava insights no Twitter, fechou a conta lá por isso…
Ele é uma pessoa muito inteligente, reconheceu o erro, tanto que mudou a forma de proteger do dólar.
No fim, acho que quem reclama nem é o cotista, pq investidor qualificado (1MM) dificilmente vai ficar com essa atitude pentelhando em todo canto.
Última postagem (para não falarem que estou fazendo spam).
Caro ‘aplicador’, estou aqui para te ajudar. Quero te proteger de desgosto, de perdas financeiras grandes. Se recentemente você ficou com vontade de ‘aplicar’ nos nossos fundos, muito provavelmente foi porque ficou impressionado com os retornos recentes. Alguém te falou do fundo, bem por cima, ou você leu em algum lugar. Se você for um novato nos fundos, sinto lhe informar que não só esses retornos não se repetirão todo ano, como também pelo simples fato de você se interessar em ‘aplicar’ agora, é provável que o fundo caia nos próximos meses. Quase sempre é assim: após altas fortes, temos correções fortes também. Ainda dá tempo de você desistir e se poupar de frustrações.
Nossos fundos podem ser uma péssima ‘aplicação’. Gostaria de te lembrar também que ninguém te obriga a entrar, e muito menos a ficar. Nunca culpe os outros pelos seus erros. O patrimônio é seu. A decisão final é sua. Você pode até tentar ficar entrando/saindo para ver se acerta os pontos de entrada e saída nas ‘aplicações’, mas não recomendamos, não fazemos isso. Chamamos carinhosamente esse sujeito de ‘zé cotinha’. Não seja um zé cotinha. Nós, sócios da Alaska, só investimos. Somos compradores e acumuladores de ativos. Não pensamos em sair. A coisa mais difícil do capitalismo é ganhar dinheiro, portanto não vá achando que tem caminho fácil para isso.
Vendido em dolar e não assume a merda ainda?
É o famoso “retorno à média”. Gerenciamento de risco também faz parte da estratégia de um gestor. Nem só de Magazine Luiza dá para manter o desempenho de um fundo.
De olho para comprar 1 contrato mini dolar, se cair mais um pouco em compro.
Comprou wdom21?
Estou de olho para comprar a 5,30
Fiz uma compra em 5,350 e outra em 5,220, e vendi um dos contratos em 5,289… Se chegar na faixa de apoximadamente 5,200 compro mais um, em aproximadamente 5,40 é capaz de eu vender e zerar posição
@fortaleza como esta a estrategia minidolar para este mes? WDON21
O Bruno Perini postou no Instagram esses dias uns gráficos da cotação das commodities em gramas de ouro, foi bastante curioso.
Estou comprado com 2 contratos, um em R$5.350 e o outro em R$5.210, proxima compra só lá pelos R$5.000… Chegando em R$5.300 devo vender 1
@heitorod comprei o 3 contrato hoje em 5.048,50.
E vc como está?
Tenho 1 contrato comprado a 5.050. Tentei comprar outro a 5.000 mas não pegou.