Dólar

Boa tarde @sr_fouquet,

No atual patamar do dólar, e vendo uma SELIC cada vez mais alta (projeção de ~6% ao final do ano), acha interessante comprar dólar agora, ou tem tendência de queda?

Não tenho mais posição vendida em dólar, mas pretendo montar uma posição comprada, então é uma boa pergunta.

O câmbio de equilíbrio ainda está em torno de 4 e pouco. Poderíamos assumir que abaixo de 4,50 já estaríamos em uma zona de conforto para investir a longo prazo. É o número que tenho. Acredito que a situação fiscal tem uma chance razoável de se complicar, então não é que comprando a 5, o câmbio de equilíbrio nunca chegará a isso. Mas acho o timing equivocado e ainda há alguns “ses” a serem respondidos.

Se mantivermos um bom ciclo de commodities, o câmbio pode cair abaixo do equilíbrio até, pois o backup do real é petróleo, ferro, soja, carne etc. Cenário parecido com o que vivemos em 2012-2013. Se isso acontecer, alguém pode se sentir frustrado mesmo pagando o câmbio de equilíbrio. No entanto, se você tiver este vetor de longo prazo, vai te dar tranquilidade sabendo que essas oscilações, mesmo podendo demorar anos, tendem sempre a se anular em algum momento.

Para ser pragmático, tirando avaliações subjetivas e sendo puramente quantitativo. Vale comprar dólar a 4,10 (se não me engano foi minha última análise). Como é difícil ser absolutamente metódico, 4,50 delimita uma zona de conforto. Acima, não é que está errado comprar, apenas vai demorar mais recuperar o valor da sua moeda e, se sua compra é impulsionada por medo de riscos fiscais, os riscos fiscais passam a ser um risco dos seus investimentos (quando este deveria ser uma proteção para os mesmos).

5 curtidas

Doleta tá com um jeitão de perder suporte nos 5,00 e buscar 4,80 no curto.
Pra mim, depois disso ficará oscilando nessa faixa 4,80-5,00 até começarem pra valer as campanhas para a eleição presidencial.
Com a baita polarização e grandes chances de retorno de uma agenda mais populista, em detrimento ao controle de gastos, a volatilidade e com ela o dólar voltam a subir com força. Depois que o resultado das eleições estiver definido…
Estou trabalhando com esses cenários.
download

3 curtidas

Gosto de acompanhar os entendimentos do Robin Brooks

6 curtidas

Obrigado pelos comentários @sr_fouquet, @hosoi e @luizlh. Meu pensamento é a diversificação em moeda forte e pra longo prazo. Sucesso nos investimentos pra todos.

4 curtidas

De uma maneira simplista tem o Big Mac Index da the Economist. Dá para ter uma noção se tá caro ou barato.

Quem dera!. De acordo com esse index o fair value do USDBRL é R$ 3,85

Dolar a R$4,91… E lá se foi metade do meu lucro… Torcendo para segurar no fundo de R$4,81…

1 curtida

Pretendo comprar mais um?

Sim, mas não sei ainda como vou fazer, se tentar comprar em R$4,82 ou se esperar um pouco, e comprar só em uma tendencia de alta, mesmo que mais caro que a cotação atual…

1 curtida

Há uns quatro motivos pra duvidar de uma queda mais potente (mas estou apostando nela)
;
a) vi (e vou ver se foi isso mesmo) que a partir de R$ 4,80 aquele lucro fictício pela “valorização em real” das reservas em dólar que o BC repassou ao Tesouro vai começar a virar “prejuízo”. E aí o tesouro é que teria que socorrer o balanço BC no ano seguinte. Ou seja, será que o BC vai criar algum piso artificial (comprando dólar) em R$ 4,80 pra impedir isso se necessário? É uma possibilidade.
.
b) há quem ache que essa nova janela de commodities não vem para ficar e tem muito a ver com mera desorganização da oferta que a pandemia causou. Que ainda é consequencia disso parte do movimento. O preço de equilíbrio não iria além do que já foi .
.
c) O fiscal tende a continuar apertando até a dívida adquirir trajetória saudável (e não há garantia disso). Sem falar nas incertezas eleitorais com possíveis populismos dos candidatos. Ao contrário do superciclo das commodities dos anos 2000, o fiscal está bem complicado. Lá partimos de superávit fiscal entre 3 e 4%. Agora temos déficit primário de 2,5%. É outro cenário.
.
d) FED não é totalmente previsível. Há quem especule que ele possa subir juros já por volta de 2023 ou antes. Que a inflação pode enfim sair do controle. Mas aí é muito aposta mesmo.
.
Quero em R$ 4.50. Nível pré-pandemia. Espero que não seja sonhar demais.

4 curtidas

Eu ainda acredito que no longo prazo a tendencia do dolar é subir e subir até o Brasil trocar de moeda de novo, como sempre ocorreu ao longo da história.
Podem haver intervenções governamentais agora, Guedes sendo bem populista, de olho nas eleições, e que podem fazer o dolar cair esse ano. Mas no longo prazo o dolar vai valorizar mais rápido que o real. Por isso mantenho a carteira bem dolarizada (Ivvb11, gold11) e de olho em novos pontos de entrada. Espero que o populismo de Guedes tragam oportunidades pra aumentar posição.

Estou mais dolarizado do que queria :unamused:.

Mas continuo achando que o dólar vai ficar entre 5,00-5,99, por isso posso comprar mais um contrato se cair mais um pouco.

A única coisa que mudou pra mim, foi a taxa de juros, que está subindo muito mais rápido do que eu imaginava, e nos EUA ainda não se mexeu, o que pode está influenciando a queda do dolar, além da impressão exagerada de dolar lá…

1 curtida

Com o discurso no EUA o US$ deve ser pressionado por todo o 2022. Se apertarem os juros lá só a partir de 23, ali é que ele deve se apreciar.

No longo prazo o dólar se valoriza, mas acredito que no curto prazo o cantinho dele é na casa de R$4,50 e se esse governo se segurar e fizer algumas reformas mais perto de R$4,00.

Não sou vidente, também estou uns 20% dolarizado mas sem derivativos.

O dólar vai cair.

Podem pensar que o BC vai segurar porque repassou uma fortuna para o Tesouro, mas ele também é o maior player na ponta vendedora.

O fiscal está vindo acima do esperado.

Vão passar uma reforma tributária que com certeza aumentará a arrecadação (não sei de onde tiram aqueles cálculos que é neutro).

Deve passar administrativa, pode até vir ruim, mas só o nome já basta para o investidor estrangeiro.

As commodities estão em alta, óbvio que vão cair uma hora, mas preço não muda assim que nem bumerangue, temos um ciclo.

Taxa de juros está subindo mais que os BCs de todo o mundo. Sério isso, somos um dos únicos países que não estão apostando só em choque de oferta.

Dólar a R$4,50, compro tranquilo considerando uma elasticidade na margem de segurança. Era onde tinha apostado que chegaríamos lá no início do tópico. Depoia atualizo os gráficos.

Mais próximo de R$4,00 enxergo o fair value, sem risco cambial de longo prazo para investir.

9 curtidas

Ano que vem é que deve rolar volatilidade forte, com eleições e promessas. Porém, para 2021, ainda espero uma baixada.
Se realmente não surgir qualquer terceira via fiscalmente responsável e minimamente competitiva (e a tendência é não surgir)… Dólar deve ficar oscilando forte e pra cima

Dólar vai ser
:coffin: :coffin: :coffin:

4 curtidas

Indo nesta linha, e no que vc já tinha chamado bem a atenção:

8 curtidas

Enra!

5 curtidas

O momento dos termos de troca é muito bom pra fazer o dólar baixar bastante, mas a instabilidade política e as dúvidas sobre quando será a mudança nos juros do FED melam tudo. Espero que a inflação por lá volte ao normal pelo menos