ENBR3 - EDP Energias do Brasil

CPLE3

2 curtidas

Uma coisa a se observar é que o dinheiro tem valor no tempo, ainda mais agora com a RF pagando 14% ao ano. Então, 24 reais quando finalizar a oferta pública tem que valer menos hoje, porque você pode vender e deixar na RF este tempo que vai levar para finalizar a OPA. O risco seria a empresa aumentar o valor ofertado…

Como muita gente investe aqui, fiquei curioso para saber a decisão da maioria:

O que os acionistas da ENBR3 pretendem fazer (ou já fizeram)?

OBS: pode marcar até 3…

  • Segurar ENBR3 esperando um aumento do valor da Oferta ou o pagamento do valor total
  • Vender e colocar em RF
  • Vender e comprar empresas de outros setores que caíram mais
  • Vender e comprar EQTL3
  • Vender e comprar CPFE3
  • Vender e comprar NEOE3
  • Vender e comprar ENGI11
  • Vender e comprar ELET3/6
  • Vender e comprar CMIG4/3
  • Vender e comprar CPLE11/3/6
  • Vender e comprar CLSC4
  • Vender e comprar EGIE3
  • Vender e comprar ENEV3
  • Vender e comprar AESB3
  • Vender e comprar AURE3
  • Vender e comprar MEGA3
  • Vender e comprar TAEE11
  • Vender e comprar TRPL4
  • Vender e comprar ALUP11

0 votantes

4 curtidas

Vou ser obrigado a esperar pois as minhas estão alugadas até dia 27 :rofl:

3 curtidas

quem trabalha com LP visando dividendos, deveria saber que :

Em 2030 vence aproximadamente 50% das concessões
Do que restou vence mais 12% em 2031. Do restante mais 20% em 2032.
2034 mais um pouco.
Note sempre da palavra “o que restou”. Portanto o % de queda não é somatorio

Fora isso, nos ultimos poucos arremates que teve em leilões, pegou a margens bem menores que as atuais, ou seja, a empresa esta sob pressão

5 curtidas

Esse é outro ponto importante em Taesa. Neste caso Alupar pode ser mais interessante para dividendos.

5 curtidas

Só uma observação, na maioria das OPAs que participei o preço final pago foi ajustado pelo CDI referente a este período.

E fui até checar a OPA de PRBC4 que participei, e lá primeiro fizeram uma oferta de preço, que foi negada, e depois na sequencia fizeram outra maior que foi aprovada: PRBC4 - Paraná Banco - #40 por cadu

Ressaltando novamente que não digo que vai ocorrer o mesmo aqui, mas sim que é uma possibilidade.

Eu achei o preço da OPA baixo, por conta disso vou segurar. Se não for aprovado, ok continuo com um ativo que pelo meu valuation tem um potencial de valorização superior a este preço, se subirem o preço da OPA avalio se vale a pena vender, e se aprovarem este preço na OPA não tenho o que fazer e sou forçado a vender com um lucro razoável. Com isso, por estar posicionado com foco no LP, não vejo pq vender agora.

21 curtidas

Vendi no dia da notícia e aloquei em renda fixa

6 curtidas

A controladora foi esperta no preço da oferta. Se pegar o histórico de valorização da ação, a máxima foi em agosto de 2022, perto dos R$23,00. Mesmo se alguém comprou na máxima histórica, ainda sairia com um lucrinho, pois a OPA está em R$24,00.
Tem grandes possibilidades de sair a OPA sem muita reclamação, pois ninguém sairia no prejuízo.

4 curtidas

Acredito que tenha ajuste pelo CDI referente ao momento da aprovação/aceite até o dia do efetivo pagamento; e não a partir do dia da proposta. Então, durante todo o processo da OPA não teria ajuste pelo CDI, só a partir do momento que finalizar.

Concordo totalmente que o preço da OPA foi baixo! O que eu quis explicar é que o dinheiro tem valor no tempo, então não teria lógica a cotação ir agora para um valor mais próximo de R$ 24,00 sem a evidência de uma nova avaliação de preço… Então, quem está vendendo agora aposta que a empresa vai vencer a definição do preço ou que, caso haja nova avaliação, a EDP não prossiga com a Oferta, o que faria a cotação retornar.

Eu também acho que existe o risco de subirem o valor da OPA, mas o que dificulta isto é que, pelo que vi na B³ e no site da EDP, não tem grandes investidores com alto % para fazer pressão. Acredito que valeria a pena os minoritários se juntarem para conseguirem uma nova avaliação. O caso recente da FHER3 teve um aumento expressivo no valor do piso da Oferta após a segunda avaliação…

9 curtidas

Na minha humilde opinião, quem não vendeu agora errou feio.

O valor da OPA é baixo sim, considerando o ponto médio da maioria dos valuations. Na minha visão, o investidor tem que considerar não apenas o valuation da empresa, mas as oportunidades do mercado em risco x retorno similar.

A menos que você ache EDP uma empresa MUITO MELHOR que os pares, não faz sentido ter segurado. Você tem oportunidade de reinvestir AGORA em empresas com valuations até mais descontado do que ENBR estava. E tem a própria opção da renda fixa, pra quem for mais conservador.

Não vai ter empresa igualzinha a ENBR, mas você consegue fazer um mix de NEOE e transmissoras e realocar tranquilamente.

Uma coisa é seu valuation considerando que o mercado vai entender e precificar a empresa, ao longo do tempo, de acordo com resultados e com a evolução das cotações no geral; outra coisa é receber 20% sem mudança alguma e com as outras empresas paradas.

Acho besteira não ter vendido, mas não tem fórmula mágica. Talvez o tempo mostre que eu estava errado, mas muita gente se arrependeu de não ter vendido SULA, por exemplo.

9 curtidas

Vendi e aportei em CMIG4.

3 curtidas

Mas aí vc está partindo do principio que a OPA será aprovada, e sairá neste preço.
É uma das possibilidades. Mas aí cravar que quem não vendeu errou feio, creio que esteja equivocado por não estar levando em conta as outras possibilidades que existem.

7 curtidas

Eu não cravei, dei minha opinião.

E os cenários possíveis que eu vejo são o seguinte:

  1. OPA ser aprovada nesse preço. Nesse caso, continuo achando que quem não vendeu errou feio.

  2. OPA não ser aprovada. Nesse caso, acho que o preço volta rapidinho. E quem não vendeu errou.

  3. OPA ser aprovada por um preço um pouco mais alto. Continuo achando que a pessoa errou, considerando o tempo entre os trâmites e os juros que você pode receber sem correr o risco.

  4. OPA ser aprovada por um preço muito mais alto. Aí quem segurou acertou em cheio. Infelizmente esse é o cenário que eu considero menos provável.

No geral, a assimetria é positiva pra quem vendeu perto dos 24, na minha opinião. Tô cravando nada não. Como falei antes, não tem fórmula mágica e só o tempo irá dizer quem acertou.

3 curtidas

Tem diversas variáveis que vc não está considerando…

Depende, se vc vendeu e comprou um ativo X e este apresentou queda, vc acabou perdendo…

Como disse antes, minha ideia aqui é a valorização a LP. Creio que se não for aprovada deve cair no CP mesmo. Mas eu pelo menos não estou aqui na RV pra ganhar somente 8%, isto é indiferente na minha filosofia de investimento.

Novamente não concordo, pois depende do outro ativo que vc escolheu ter se valorizado mais.

7 curtidas

Entendi seu ponto de vista. Continuo discordando, mas é uma visão igualmente válida.

4 curtidas

E só uma explicação melhor sobre esta colocação, não que uns 10% de alta no ativo sejam irrelevantes, meu pto é que em uma carteira diversificada não vai fazer uma grande diferença. Por exemplo, tenho 10% do PL de enbr, uma alta de 10% representa alta de 1% no PL. É bom, lógico, mas longe de fazer alguma grande diferença, ainda mais pra quem está exposto a RV visando uma possibilidade de retorno superior.

3 curtidas

Vocês que são experientes em mercado, acreditam que neste meio tempo pode eventualmente ocorrer algum tipo de reviravolta ou anúncio por parte da EDP que dê um novo pico de 23+ nos papéis, como no primeiro dia pós-anúncio da OPA?

3 curtidas

Sim antes da definição e se aprovado após, pode ate dar um pico maior se não for aceito esse valor e proposto um maior.

2 curtidas

5 curtidas

Resultado da enquete:

  • Quase a metade (46%) vai segurar ENBR3;
  • Dos que vão vender, a maioria ou vai colocar na RF (22%), ou vai comprar NEOE3 (22%) ou EGIE3 (20%) ou empresas de setores que caíram mais (17%).
16 curtidas