Também tenho pensado sobre esta questão. A EDP está investindo muito em transmissão o setor que acredito mais estável. Mas como disse o amigo , nos países emergentes essa transformação vai levar muito tempo. Há duas semanas conversei com um instalador de placas fotovoltaicas. Ele me falou o seguinte: para o seu investimento compensar sua conta de luz tem que estar no mínimo 350 reais, se não , não vale o investimento. Percebi que num país com tanta desigualdade e pobreza. Talvez daqui uns 30 anos possamos começar com investimento maciço residencial. Mas é apenas um chute meu esses 30 anos! Obrigado caros colegas.
Prezado… Cada caso é um caso, e um projeto a ser avaliado e dimensionado! Essa conta de instalador está absolutamente equivocada, não se deixe impressionar por ela. Tinha consumo anterior no valor mensal de ~R$ 120,00 - R$ 150,00 e após ~3 anos, já tive quase 60% do investimento pago, entre reajustes de tarifa e consumo… Abraços e bons investimentos!
Estou desatualizado. Caros colegas muito obrigado pelas informações. Acho que daqui alguns anos, muito antes do que esperava vou ter que ir vendendo as ações de eletricas! Até mais.
Cheguei a fazer um orçamento de energia fotovoltaica pra minha residencia, mas acabou acontecendo essa pandemia e o assunto esfriou.
Pelo que entendi, existe um acordo entre as empresas que instalam as placas fotovoltaicas e a distribuidora de energia, porém não sei como é costurado esse acordo.
Além disso, há boatos de intervenções por parte da ANEEL nesses procedimentos, inclusive questionei isso ao vendedor e isso não é descartado, embora recentemente o Governo tenha descartado.
Enfim, aqui em Minas o acordo é feito com a Cemig e duvido muito que ela saia “tomando manta” nisso tudo.
Como os amigos disseram acima, acredito que isso possa aflorar no Brasil daqui uns 20 anos. A maior parte da população não tem condições de fazer um investimento desse porte. Na minha residência, por exemplo, o custo total seria de R$ 24 mil, fora as manutenções ao longo do tempo.
A questão da auto geração solar é muito frágil, hoje depende de subsídios do governo e de uma legislação que deve mudar, uma vez que a geração ocorre durante o dia, mas há consumo dentro do sistema nos períodos em que não há geração. A viabilidade desses projetos, na maioria dos casos, só foi possibilitada pelo achatamento da taxa de juros, além do que já foi citado anteriormente, os altos custos iniciais. É coisa de rico, 95% das residências, pequenas e médias empresas não tem condições de implantar um sistema similar.
Além disso, num cenário de auto geração maciça, quem compraria o excedente? Quem forneceria a energia nos gaps?
Sobre questão ambiental, energia hidrelétrica é renovável e ecologicamente correta, então esse argumento dos ecochatos simplesmente não cola. Vejo com muito exagero essas preocupações acerca das placas fotovoltaicas.
sim, por isso postei o video do Daniel Salomão, ele fala dessa parte e mostra os gráficos de picos e variações de captação de energia sustentável
sim, talvez a crítica seja ao período da implantação da usina que inunda boa parte da fauna e flora, porém hoje em dia as exigências são enormes, fazem a empresa arrumar 1 milhão de coisas na área, realocar animais, replantar outras áreas, etc
“Ecologicamente correta” já não é mais uma característica dada as hidrelétricas, os impactos ambientais e sociais são enormes. Hoje ela é considerada menos nociva que o carvão, as termelétricas e relacionadas.
Há 10 meses instalei aqui em casa. Foram 27 módulos canadian solar 405w. Tenho tido uma redução considerável na conta de energia. A projeção é de reverção do investimento em 30 meses.
Como fiz para economizar. Realizei 5 orçamentos, mas não fechei com nenhum deles.
Comprei os módulos e acessórios diretamente do fornecedor. Contratei experientes instaladores e o engenheiro para assinar a RT separadamente. Sem B.O algum.
Cada um deve avaliar o caso, mas não vi engenharia aplicada no meu caso (telhado e etc…) que valesse o cobrado pelas empresas do quesito “valor do serviço”.
100% satisfeito. Aguardando os carros elétricos reduzirem o preço para comerçar avaliar os benefícios de extender a capacidade daqui.
Aos engenheiros que trabalhem com engergia fotovoltaica no grupo, não me levem a mal.
Provavelmente a diferença nos valores é imposto, garantia do serviço (não do material). margem da empresa e comissões. A questão do investimento se pagar não é a soma bruta da economia, mas a soma de cada parcela no decorrer do tempo (o que com a selic abaixo de 4% não é muito difícil) e sobre carros elétricos ainda são muito caros e a manutenção dos mesmos, assim como a vida útil de baterias (e seu descarte, principalmente) são de custos misteriosos para se colocar na ponta do lápis.
A energia solar hoje não é taxada, aliás, como falei anteriormente conta com incentivos fiscais. O que o governo pretende taxar é o uso da rede, pois o sistema não consegue ser autosuficiente 100% do tempo, então parte do sistema tradicional, das linhas de transmissão e do sistema de distribuição ficam a disposição por todo o tempo e são solicitados em momentos de maior demanda, o que gera custos ao sistema.
Existe a opção off-grid que tem sido estudada e testada caso os governos venham a taxar o “uso da rede”.
Sabendo da inevitabilidade da acessão das energias renováveis para uso domestico a Alemanha e alguns países já vem permitido, gradativamente, até transações p2p.
Sim, tenho absoluta certeza, que no Brasil é outra realidade. Mas…devemos estar ou tentar estar um passo a frente do exotérico pensamento administrativo público brasileiro.
Por mais que a microgeração cresça bastante no Brasil (eu mesmo tenho placas em casa), acredito que a demanda também aumentará bastante. Se a frota de veículos migrar da matriz de petróleo para energia elétrica, a demanda por essa energia aumentará muito. Esse é um ponto que acho positivo para as elétricas.