ENBR3 - EDP Energias do Brasil

O ruim é que usina solar é extremamente cara

1 curtida

Eu não gostei desse movimento, parece que a diretoria vem se mexendo pra tentar alavancar a cotação do papel: uma hora diz que vai focar em transmissão, em seguida diz que vai pagar no mínimo 1 real por ação de dividendos ao ano, depois diz que vai direcionar os investimentos pra distribuição, posteriormente divulga que o payout será de 100%, sendo que a média histórica gira em torno de 40%, enfim,

Sei lá, não sou acionista, já pensei em colocar em carteira, mas essas mudanças estratégicas num espaço curto de tempo, me deixa receoso.

5 curtidas

No passado quando eu tinha uns 25 anos de idade essas energias que estão na moda de se falar hoje eram chamadas de energias alternativas. Porque? Porque são apenas uma alternativa quando se não tiver outra opção.
O fato é que elas tem baixa disponibilidade termodinâmica e em consequência deste fato têm baixa eficiência. E portanto como disse o @vaxp2 elas são caras.
Só vão dar certo em situações alternativas e/ou com o bom e velho subsídio estatal.

4 curtidas

Para os interessados em se aprofundar no assunto sem ter que ler/estudar metade de um livro de Termodinâmica Clássica segue um link da Wikipedia sobre o assunto.
OBS1: Disponibilidade Termodinâmica também é conhecida como Exergy, em inglês ou Exergia em português.
OBS2: Desde já aviso que o tema é complexo.

4 curtidas

@cadu lembro que tbm estava firme em ENBR3… o que tem achado desses movimentos da empresa?

2 curtidas

Pelo que vi, o foco deles não vai ser usinas grandes, mas geração distribuída. Vão provavelmente vender pequenos projetos para quem quiser instalar na sua casa/empresa.

2 curtidas

Energia solar vai no sentido do carro elétrico e derivados não tem volta é a energia do futuro o sol é uma bateria quase que eterna penso eu.

3 curtidas

Concordo. Tenho em casa e o custo benefício já é excelente. Imagine no futuro com maior eficiência?

3 curtidas

image

3 curtidas

image

2 curtidas

Eficiências não podem ser aumentadas indefinidamente. Na natureza existem limites.
Vejam abaixo alguns resultados de pesquisa em laboratório.

2 curtidas

É minha maior posição no setor, acreditava na empresa para longo prazo, mas essas mudanças tb me deixam preocupado.

Vou aguardar um pouco, aproveitar prováveis dividendos, e me desfazer aos poucos.

A dúvida que fica é para qual empresa do setor irei migrar, tenho um pouco de taee, mas que comprei com PM de 16, hj acho que está esticada demais, e outro pouco de neoe3.

1 curtida

Eu não gostei do movimento dela de aumentar payout + dividendos mínimos + recompra de ação, sendo que há muitas oportunidades de investimento no setor.

Mas quanto a este movimento atual o engraçado é que muita gente que está dentro não está gostando, já eu que estou de fora desde o ano passado estou voltando a me interessar nela… :blush:

Na verdade nunca deixei de acompanhar e sempre foi minha terceira escolha no setor elétrico (e eu só tenho 2 na carteira), mas agora com este investimento em energia solar ela tá cada vez mais bem vista por mim.

Eu concordo que os riscos são altos, mas esta seria uma empresa que poderia correr estes riscos com grande chance de altos retornos. Eu pretendo expandir minha carteira para 20 empresas, então tô pensando seriamente em incluir ENBR3 e ficar com 3 ações do setor já no meu próximo aporte mais expressivo.

3 curtidas

Pelo foco que estão dando em distribuição e geração solar distribuída o que vejo é que eles querem trabalhar essa sinergia entre os dois, até faz sentido talvez seja interessante dependendo do modelo.

Estou com um pé atrás também, vou segurar minhas ações até ter uma visão melhor, mas não pretendo fazer novos aportes por enquanto.

2 curtidas

Tenho taee, engie e enbr. E pensando em adicionar alup. De uma olhada nessa última, fazendo bastante investimentos.

4 curtidas

Não gostei muito deste sinal de mudança de perfil da empresa.
Entendo que energia solar deve ser o futuro, porém o presente hoje no país é a hidroelétrica, aproveitando este recurso vasto que o Brasil tem. Entendo que a tendência ambiental é ir dificultando cada vez novos projetos hidroelétricos, e dando preferencia a energias de fontes renováveis. Mas ainda está muito longe disso já ser viável financeiramente hoje.
A principio vou manter a posição, aguardando os resultados dos próximos trimestres.

7 curtidas

Entendo que estarão sacrificando resultado por um período de tempo a fim de saírem na frente na mudança por matriz energética (G7 e países desenvolvidos já firmaram acordos com datas definidas).

Acho que vale o risco, hoje aportei em Petr4 - acredito que mantenho um bom equilíbrio assim.

3 curtidas

Gostei muito do sinal de mudança. Usina solar é muito rentável. É só instalar e depois funciona sozinha por muitos anos. A manutenção a propria chuva faz, que é só pra lavar a poeira das placas.
E no Brasil temos sol em abundância, principalmente no Nordeste. Quanto mais próximo da linha do Equador, maior a eficiência. Temos que aproveitar nossa proximidade do Equador.
O sol é o pai da energia. Fonte primária de energia. Todas as outras formas de energia têm origem no sol.
Gostei muito. Vou aumentar posição.

8 curtidas

Também tenho energia solar em casa e foi o melhor investimento que já fiz. Retorno de no mínimo 20% a.a. Renda fixa turbinada.

5 curtidas

Meu amigo se vc vier em Recife, em qualquer época do ano, e andar no sol de 13:00 para ir ali tomar um café após o almoço, quero ver se vc ainda diz que energia solar tem baixa disponibilidade termodinâmica… :smiley: :smiley: :smiley:

2 curtidas