ENBR3 - EDP Energias do Brasil

O custo da energia injetada é exatamente o mesmo que o da consumida. Não acho justo isso. Também não acho justo a empresa pagar o mesmo que paga pela energia de usinas, já que a energia solar injetada viaja bem menos (a energia que vc gera é consumida pelo seu vizinho…)

Dei risada aqui de você falar que temos algo de graça do Brasil.
Quanto ao uso da rede elétrica como bateria, isso com certeza já estaria embutido no preço da distribuidora. Energia gerada perto do ponto consumidor geraria menos gastos com geração e transmissão e manutenção, além de ocorrer menos perda de energia.
Taxar uma iniciativa que traz tanto benefício apenas para poder roubar mais, típico de político brasileiro.
Seria como se vc descobrisse ervas e plantas que curam doenças e quisessem que vc pagasse pelo direito de usá-las ou que vc pagasse para ter uma horta em casa.

1 curtida

Não é a mesma coisa. Seria como se vc tivesse uma granja e o governo obrigasse os supermercados a comprarem seu frango , guardarem na geladeira deles e lhe venderem pelo mesmo preço quando você precisasse do frango… (Note que o supermercado estaria economizando com o transporte do frango, já que vc mora ao lado… Porém, estariam lhe pagando o mesmo preço que vendem frango para clientes)

1 curtida

Não esqueçam que o consumidor já paga uma taxa de disponibilidade para a distribuidora.
Além disso, é de interesse público que não falte energia para todos. Sendo assim, quanto mais consumidores tiverem energia solar, menos dependentes ficamos de hidrelétricas, e menores as chances de um blackout geral. Portanto, o consumidor que tem uma usina solar contribui para a sociedade em geral, mesmo sem pagar imposto por isso.

Quanto à taxação ao consumidor, acredito que uma hora ela vai sair. Mas estes rumores já existem há mais de 5 anos. E quem já tinha usina solar antes da nova lei vai ficar isento.

Apenas a título de curiosidade, a minha micro usina solar está rendendo 1,5% a.m. Melhor investimento de longo prazo que já fiz. Muito acima da SELIC, IPCA e baixíssimo risco.

2 curtidas

TB pretendo surfar nessa onda. Já cotei o projeto, acredito que em 2.5 anos já recupero o investimento.
Rentabilidade superior a alugar o terreno, meu projeto será no interior, e sem o problema de inquilinos.
Vale a pena ressaltar que tem que fazer muitas cotações, pois mesmo com as mesmas especificações, encontrei diferenças de mais de 30% do valor.
Agora estou correndo contra o tempo, para sair antes de provável taxação, embora mesmo taxado, acredito que valerá a pena.

1 curtida

Atenção não só ao preço das propostas, mas também ao fabricante dos materiais e principalmente o inversor.
Pergunte a data de fabricacao das placas e a marca do inversor. Tem muita empresa vendendo placa que veio de estoque velho da China.
A minha marca de inversor é Fronius e recomendo fortemente.

1 curtida

Eu também tenho rsrs. Inversor sungrow e painéis canadian. Dizem que Weg também é otima

Aqui em Sergipe o governo começou a cobrar ICMS de uns tempos para cá, tenho um colega que reclamou, só das taxas e ICMS paga uns R$ 100 / mês.

Colocou o custo de oportunidade? Vejo muita gente falar em 15-20% a.a sem colocar esse custo. Pra projetar gosto de usar INFLAÇÃO + 6%.

Muito interessante. Como vocês avaliam o custo de manutenção. Imagino que as células fotovoltaicas tenham manutenção próximo a zero, já não sei se isso se aplica a os inversores.

Nao sei se seria certo colocar o custo por oportunidade, visto que qualquer outro investimento também teria este custo.

Até ajustar pela inflação o investimento acho que não vale a pena, já que a economia de energia também eh meio que ajustada ? (já que a tarifa tende a subir)

1 curtida

Concordo. E a tarifa normalmente sobe mais que o ipca. Este ano esta previsto aumento de 20%.

Tem que por, você tem que projetar considerando o quanto pagaria sem o sistema somado os ganhos do investimento (estaria com o dinheiro) e o custo com o sistema.

Exemplo: sua conta sem o sistema é de R$ 100, menos R$ 20 reais dos juros do investimento, seria R$80. Projeta o aumento de preço conforme histórico. E compara quanto é o custo com o sistema, digamos R$ 30 e projeta aumentos, caso tenha.

Projeta isso no tempo de vida e vê o ganho. está simplificado, mas é esse o raciocínio. Se não vai achar que o payback é X e na verdade é Y.

Não estou dizendo que o investimento é ruim, mas que vejo bastante não colocar todas as variáveis na conta para parecer o melhor investimento do mundo.

1 curtida

Mora em casa né? Acho que deve ser interessante para quem mora em casa, mas para quem mora em apartamento, é inviável né?

1 curtida

Não sou o colega, mas vou responder.

Meu sistema será em um terreno distante uns 800 km de minha residência.

A unidade de produção não necessariamente precisa ser na unidade consumidora, vc produz, alimenta a rede, e ganha créditos.

6 curtidas

Sim. Pra quem mora em apartamento, tem que convencer os condôminos a colocar no teto do edf. Ai seria uma usina em sociedade, já envolve todo tipo de gente e é uma trabalheira.

Dividendo na conta @d4em0n

1 curtida