Isso serve só para curto prazo, intra day, 1-2 dias.
Não faz sentido analisar essa janela de tempo.
ETF bem interessante:
- majoritariamente REITs
- temática Infra+Datacenter
- 20% de exposição global
- só 22 empresas (75% nas TOP 10)
São empresas que não vamos achar em ETFs de tecnologia no geral, mas que entregam grandes resultados, como AMT, CCI, EQIX e GDS.
EDIT:
A Global X lançou recentemente o VPN.
Galera, o que acham dos ETFs DLS e DGS?
Estou analisando algumas opções para mercados desenvolvidos (ex-USA) e emergentes, mas focando em small caps.
Conheci eles num vídeo do Otávio Paranhos em que ele sugere uma carteira da seguinte forma: VT + DGS + DSL + SLYV e estou querendo ver alternativas para testar e ver se curto.
Otávio Paranhos tem muito conteúdo bom…
Esses dois etfs não são exatamente ETFs de Small caps de valor, mas são o mais próximo disso… me lembro de ter desanimado por terem a taxa mais alta e também pagarem mais dividendos (o que não é tão legal assim quando ele é tributado). Mas não é nada do outro mundo, da pra ter tranquilo.
Eu acabei optando pelo VSS, Small caps internacionais mas com alocação neutra, que é mais barato. Pra mim, me atende…
Small Caps Developed:
Acho interessante o SCZ e o FNDC.
Só que ambos tem uma quantidade enorme de empresas.
Eu desisti de ter Developed Markets, por enquanto, pelo carrego ruim.
Para emergentes escolhi o XSOE, que não investe em estatais.
Acabei de ver que alguém perguntou pra ele no Instagram… foi você ou coincidência?
Sim sim, gosto bastante dele. Foi por causa dele que tô estudando bastante essa parte agora.
Essa questão dos dividendos não curti muito também. Se fosse algo que nem o NOBL, pelo menos filtraria boas e consistentes empresas, mas não é o caso.
É, eu filtrei no ETF.com por smallcaps de valor em developed markets e trouxe alguns desses que você comentou.
Até agora nenhum me interessou muito, sendo que ficaria com a sugestão inicial do Otávio mesmo.
Até perguntei no direct pra ele quais ETFs são parecidos para comparar e ele me passou os seguintes: AVDV, ISCF e UEVM.
Esse AVDV até parece legal, mas a gestora é menor e ele é novo. Não sei se vale o risco agora.
Não fui eu não rsrs
Eu costumo ver os stories dele e de outros e tiro print pra caso precise tirar alguma dúvida futura, mas essa dúvida aí não é minha não kk
O que me “mata” em investir em outros mercados é que os EUA renderam muito no passado e presente ainda tendem. Parece que tô abdicando de uma rentabilidade extra ao optar por uma carteira mais neutra e global, mas ao mesmo tempo estarei mais seguro para um horizonte de 20-30 anos.
Dá uma olhada em tudo que postei nesse tópico que dá pra ver o resultado de mesclar mercados, fatores, etc…
Ao ficar comprado nos US apenas, independente do fator e tipo de ativo, você assume que ele será o cavalo vencedor no futuro.
Veja o tópico de estratégias que demos uma agitada pra ver sobre momentum e afins que tem bem a ver com essa estratégia: apostar no que está rendendo mais.
Outra vertente é montar um portfólio com um pouco de tudo e ir rebalanceando.
Por enquanto estou indo na linha do segundo pensamento, mas ainda não tenho convicção de que é o mais rentável.
Vi vocês comentando sobre o Otávio Peranhos e fiquei curioso:
Alguém já fez o curso dele de Investimentos Globais. Se sim, recomendam?
Gosto da ideia de investir via ETFs no exterior de forma passiva, não ficar me preocupando com stock picking e, assim, poder me dedicar mais ao trabalho/família/lazer/estudos.
Porém sempre fico com dúvidas sobre tributação, planejamento sucessório, estratégias, etc.
Não fiz… Não querendo duvidar do conteúdo, mas investir em ETF não parece ter um grande segredo por trás… Achei bastante informação em inglês sobre os ETFs…
É possível que ele iria me trazer informação nova? Provavelmente. Mas não acho que nesse momento valha a pena pra mim.
Acho que até compensa o curso pensando que ele vai ajudar com toda essa parte de sucessão, planejamento para a fase do usufruto, etc. Apesar disso, o que o @rolissosls disse é verdade, tem tanto conteúdo legal grátis que dá pra se virar sem.
A carteira que ele monta no 3º episódio da série gratuita mesmo acho que seria uma carteira bacana pra aposentar pelo que eu vi.
Eu vi os três episódios e até me interessei pelo curso.
Já tem um bom tempo que desejo enviar ao exterior uma quantia expressiva do patrimônio meu e dos meus pais. Meu foco não é nem rentabilidade (embora sempre seja bem-vinda), mas proteção contra risco brasil, planejamento sucessório (impostos sobre herança, por exemplo) e ter mais tempo para me dedicar ao meu trabalho e outras coisas.
Atualmente boa parte do meu tempo é consumido com avaliação de ativos, notícias de mercado, impacto da política nos meus investimentos, etc.
Falando na carteira dele e nas perguntas que fiz sobre ETFs de países desenvolvidos e emergentes, achei alguns artigos legais e bem fundamentados sobre o DGS e o ISCF.
Vale a leitura, me ajudou a entender a diferença entre algumas opções de ativos.
Outro ETF que eu vi é o AVDV que é seleciona smallcaps de valor em países desenvolvidos, mas trata-se de um ETF novo e com “pouco” dinheiro sob gestão. Não sei se vale a pena entrar ou é muito arriscado.
A ideia do ETF É simplificar. Até curso agora!?kk
Tem público pra tudo kk
Tem pessoas que sabem da necessidade de investir, mas não tem tempo de ir atrás de tanta informação e prefere delegar para focar no trabalho sei lá.
Mas é como eu disse, se a pessoa ver alguns vídeos dele e tirar umas dúvidas no Instagram já tem uma boa base.
outra boa fonte:
https://www.bogleheads.org/forum/index.php
ou então o livro abaixo (tenho ele, planejando ler nas férias, mas já me foi muito recomendado):
Nesse caso escolheria um lazy portfolio e deixa rodar.
Eu perdi os links do Otavio, qual a carteira dele?