Não faz sentido isso ao meu ver, se proteger do que? Acho que nem na Síria e na Coreia do Norte o governo faria uma constrição de ativos financeiros de renda variável.
Concordo, exterior só focaria em Growth mesmo, as leiteras deixa em terras tupiniquins
Ótimo ponto. Lembrando que o mesmo se aplica a ETFs no Brasil como o IVVB11 por exemplo.
No tópico de IVVB11 eu já tinha feito um comentário sobre isso mas acho que vale repetir aqui também:
“ETFs americanos não pagam taxas sobre os dividendos recebidos pelas empresas . No caso do IVVB11, ele investe no IVV. Quando as empresas americanas pagam dividendos ao IVV não tem taxação. Porém o mesmo distribui para seus cotistas, no caso o IVVB11. O IVVB11 se caracteriza como investidor não residente então é taxado em 30%.”
Este mesmo entendimento foi confirmado pelo Otávio Paranhos neste vídeo.
Em resumo, não tem como escapar da taxação dos 30% sobre dividendos mas investir no exterior acaba sendo mais vantajoso pela isenção em ganho de capital de até R$ 35K/mês.
Investindo no Brasil em IVVB11 eu pagaria 30% na fonte sobre os dividendos (o restante seria posteriormente reinvestido) mais 15% no ganho de capital.
O Otavio Paranhos já revelou a carteira dele de etf?
Ngm se interessa em Fias de ações estrangeiras?
Senão me falha a memória não é isso que ocorre. Acho que a tributação de dividendos de BDR é progressiva, varia de uns 5% a 25%, ou algo assim.
Esta taxação de dividendos de 30% dos ETFs lá fora é para investidor estrangeiro PF.
Mas aí está pegando casos específicos de empresas.
Eu mesmo há alguns anos atrás consegui quase que quadruplicar o investimento que tinha feito em HTMX.
Essa é a tributação do Brasil. Mas você acaba abatendo o valor pago lá fora na declaração do ir. Todos lugares que encontrei falam que é tributado também na fonte. Segue trecho do site da easynvest.
2. Os dividendos serão tributados?
2.1 Os dividendos recebidos serão tributados conforme [tabela progressiva IR] (até o limite de 27,5%);
2.2 Existe a possibilidade de compensar IR retido no exterior (30% se for EUA, compensável até o limite de 27,5%);
Algum florista que tenha BDR e tenha feita a declaração do IR sabe esclarecer essa dúvida? A informação de imposto pago no exterior deve vir no informe de rendimentos do BDR.
Não sei dizer com muita certeza se um ETF negociado aqui, mas que investe lá fora, paga a mesma taxação de dividendos que um investidor estrangeiro PF. Eu creio que não.
Talvez pra quem compre o curso dele. Pelo que eu reparei nos vídeos e postagens dele, ele investe em ETFs irlandeses já que não tem essa taxação que nem os EUA sobre herança. Algo assim kk
Tava aqui pensando em montar meu próprio ETF…
Basicamente eu queria pegar o QQQ, que já invisto, e filtrar das 100 empresas que o compõem umas 10~15 e montar uma carteira com elas.
(Não deixaria de investir nos outros ETFs que já tenho)
Na prática seria tirar aquilo que acho que está “atrasando o lado” do ETF e ter um rendimento melhor com a mesma tendência.
Pra fazer esse teste peguei as 10 primeiros posições do fundo:
… e rodei um backtest:
(reinveste dividendos e rebalanceia anualmente)
Not bad… mas o teste ficou um pouco limitado no tempo por causa de PayPal.
Vamos retirá-lo e ver como fica:
Beleza… mas se olharmos os TOP 10 (agora 9 sem PayPal), temos uma empresa que não tem bom desempenho há anos: Intel.
Vamos então substituí-la pela próxima empresa da lista: Netflix.
Supimpa não?
Considerações:
- Todo o teste acabou sendo num período de Bullmarket.
- Como a quantidade de ações foi drasticamente reduzida, houve aumento de volatilidade.
- Evidentemente dá mais trabalho que só comprar o ETF.
- Dependendo da quantidade de ativos e se sua corretora cobra corretagem, isso pode pesar se o montante investido for pequeno.
O teste foi bem simples, mas daria pra melhorar:
- Filtro mais elaborado olhando todo o portfólio do ETF.
- Outra quantidade de ações.
- Percentuais de alocação por ativo customizado e diferente estratégia de rebalanceamento.
- Analisar empresas que eventualmente entrem no Nasdaq 100 e já colocar na carteira se tiverem boas perspectivas.
E aí, o que acham?
Trabalho sensacional que você vem prestando neste fórum. A ideia do ETF nos EUA é, pelo menos pra mim, evitar fazer o stock picking, tanto por falta de conhecimento do mercado quanto tempo disponível. Pelo seu conhecimento e, novamente, trabalho apresentado a nós, foristas, você tranquilamente vai conseguir refinar esta carteira e conseguir ótimos resultados. Vá em frente!!!
Obrigado…
Eu só vejo um problema, pegando as 10 maiores do etf agora, você está aumentando a possibilidade de estar tendo um viés muito grande. afinal se elas estão entre as primeiras, a chance maior é que elas foram justamente as que performaram melhor no seu período de teste…
O correto creio eu seria voltar pro início do seu período de teste e selecionar as 10 maiores naquela época. Você provavelmente não teria colocado Netflix e Tesla na carteira, em 2013.
Acho legal a ideia sim cara. Eu prefiro manter o stock picking aqui no BR e deixar somente ETF lá fora, mas se você quer aumentar seu retorno potencial e tem tempo pra estudar (como já demonstrou pelas excelentes postagens) vai em frente.
Legal que você vai fazer um stock picking nos EUA, mas seguido um “índice” que criou, o que fica mais legal ainda rsrs.
Quando à discussão: “vale investir lá fora ou aqui via BDR/ETF”. Eu acho que vale investir lá fora sim para aumentar a diversificação em outro país e deixar o dinheiro também em outro lugar.
Mas é tipo ITUB x ITSA, não tem muito certo também. Quer focar em BDR vai fundo, quer investir lá fora manda bala rsrs.
As 10 maiores hoje, podem não ser as 10 maiores ano que vem, então é difícil montar uma carteira assim, uma vez que vc esta se apoiando em resultados passados.
De todas as sacanagens do corretor automático do celular, essa é uma das menores.
muito obrigado pessoal pela discussão do topico, amanha irei dolarizar metade do meu patrimonio atraves de ETFS pela avenue.