Não consigo te ajudar, pois ainda não abri a conta, mas talvez com a mudança de Clearing isso já apareça muito em breve.
Isso está escrito no prospecto do ETF. Eu interpretei dessa forma (como períodos de crise), não sei se seria a interpretação certa.
“In the event of exceptional market or economic conditions, the fund may take temporary defensive positions that are inconsistent with the fund’s principal investment strategies. To the extent the fund assumes a defensive position, it may not achieve its investment objective.”
Ainda estou na duvida se assumo posição neutra ou se vou buscar aquilo que mais rendeu no longo prazo (Valor/Tamanho) atraves de etfs de small caps. Meu medo aqui é essa rentabilidade não se concretizar em uma prazo de 30 anos dado o novo cenário onde as big techs dominam o mercado
Eu acho neutro bem ok, você vai ter o retorno do mercado com o menor custo possível…
Eu escolhi pesar um pouco mais em valor porque a ideia faz sentido pra mim, e é meio o que eu tento fazer na minha carteira de ações aqui no Brasil. Mas estou ciente que posso ter um retorno pior que a média e estou ok com isso, e que vou pagar um pouco mais de taxas também.
Você pode começar com a alocação neutra pra não ficar queimando muito neurônio nesse primeiro momento, e depois com o tempo e eventual maior interesse no assunto, vai refinando.
Se expor ao “neutro” simplesmente vai trazer um rentabilidade “diferente” (maior ou menor que algum tema específico), mas a “grande tendência” será capturada.

Lendo aqui sobre os estímulos que o Biden quer fazer em áreas específicas: healthcare(continuação do Obamacare), energia limpa e infraestrutura.
-
Healthcare: não tenho nada específico.
Estudei pouco. Vi que é um setor defensivo. -
Energia limpa: já estou exposto via PBD.
Li que é um setor que não lucra. Vive mais de subsídios. -
Infraestrutura: não tenho nada específico.
É o motivo desse post…
Tenho visto várias postagens/artigos falando desse incentivo que o Biden vai dar em infraestrutura e o interesse vem aumentando na minha cabeça.
Seria algo mais pra surfar essa onda e depois pular fora.
Temos 2 ETFs de infra com foco só nos US: PAVE e IFRA.
Comparação: LINK
Resuminho (usando o PAVE como referência):
- Menos utilities.
- Um pouco menos empresas (100 vs 130).
- Concentra um pouco mais.
- Taxa um pouco maior (0,47 vs 0,40).
- Maior AUM e histórico.
Tenho 30% da minha carteira de ETFs no fator Value, que é onde está inserido atualmente o setor de infraestrutura.
Estou pensando em direcionar 5% desse bolo pra focar nessa “aposta”.
Pra quem busca montar uma carteira descorrelacionada…
Pensando em adicionar alguns ETFs de momentun e qualidade na minha carteira que hoje tem bastante coisa de Value
De Momentum dá pra ir nos de Growth.
O que define um ativo de “Quality”?
Alguns exemplos please… 
Na verdade, agora Momentum pode até parecer Growth, mas nada impede de alterar em algum ponto. E num ETF de growth você pega muitas coisas que tem momento negativo também.
Eu nunca olhei exatamente o que seria qualidade, mas uma busca rápida no Qual tem uma explicação por cima de como é feita a seleção…
QUAL tracks an index of US large- and mid-cap stocks, selected and weighted by high ROE, stable earnings growth and low debt/equity, relative to peers in each sector.
Abaixo uma lista se você quiser brincar.
Verdade…
Só que se você aloca os demais ETFs da carteira por “fator”, pode acabar ficando sobrecarregado em algum deles dependendo de onde está o “momentum”.
Analisei rapidamente:
- o maior global (IQLT): vai na tocada dos mercados desenvolvidos (MSCI EAFE).
- o maior só US (QUS): anda junto com o S&P.
Esse “tal” de Quality me parece ter uma “pegada” mais Value e Dividendos.
![]()
Alguém aqui tem conta na IB ou Tradestation Global?
Como foi o processo de abertura da conta?
Quero investir parte do meu patrimônio no exterior e meu plano é investir em ETFs Irlandeses, dada as vantagens tributárias em relação a ETFs sediados nos EUA.
Pelo que andei pesquisando, IB e Tradestation Global seriam as melhores opções, apesar de a primeira cobrar custódia de USD 10 mensais e a segunda ter uma taxa de corretagem um pouco mais alta…
Tenho conta na Tradestation Global.
A conta na Tradestation é uma conta na própria Intetactive Brokers (no meu caso, no Reino Unido, mas já ouvi de gente que fez o procedimento e foi aberta conta na IB dos EUA). O que muda é o plano. As corretagens costumam ser um pouco mais caras, mas não é cobrada a taxa de 10 ou 20 dólares por mês caso não faça operação.
Comprei algumas ações individuais e de ETF estou fazendo a mesma coisa, comprando os irlandeses de acumulação.
Até que ponto a quantidade de ETFs pode fazer o “simples virar complexo”? Pergunto, pois estou testando várias carteiras de ETFs e algumas são simples (cerca de 4) e outras mais complexas (3 por geografia por exemplo).
Estou com um certo receio de estar complicando demais o que era pra ser simples.
Exatamente. Eu já invisto através de Etfs desde final de 2019 e observei que quanto mais simples minha alocação no exterior, melhor é. Hoje invisto em 3 etfs de fator nos EUA e mais dois (Emergentes e ex-usa). Meu objetivo é migrar para três etfs. O meu esforço intectual será no stock picking no Brasil. Não vou gastar minha energia com investimentos no exterior.
Eu acho que vai do tempo que tem pra gastar nas análise e o quanto você gosta disso.
Não tem receita pronta.
A única coisa que acho que todo mundo deve evitar é botar todos os ovos numa cesta só.
Eu comecei minha carteira com 3 ETFs macro.
Adicionei 4 ETFs temáticos.
Adicionei mais 1 ETF temático.
Adicionei 2 ações específicas.
Já decidi que vou adicionar mais 1 ETF temático e 1 REIT específico.
Estou terminando de estudar os REITs pra ver se entra algo mais.
… e ainda estou maturando a ideia de migrar meu fundo cambial pra ETFs de treasuries.
The infrastructure part of the plan includes hundreds of billions of dollars for repairing the nation’s roads, bridges, waterways and rails. It also includes funding for retrofitting buildings, safety improvements, schools infrastructure, and low-income and tribal groups, as well as $100 billion for schools and education infrastructure.
The infrastructure component of the proposal includes $400 billion in spending to combat climate change, including $60 billion for infrastructure related to green transit and $46 billion for climate-related research and development. The plan also would aim to make electric-vehicle charging stations available across the country.
É cara, isso que ando pensando.
Fiz alguma simulações e add 2/3 ETFs a mais não fizeram o resultado mudar muito.
Claro que para isso seria necessário um ETF mais arriscado (por exemplo ARKK), mas também não é minha vontade. Vamos ver.
Meu plano é o seguinte… gastar um pouco de tempo agora, montar uma carteira e colocar ela no piloto automático… como estou escolhendo etfs neutros ou de fatores, teoricamente não preciso acompanhar notícias ou mudanças do mercado.
Pelo site estou vendo vou ficar com 1 de renda fixa, 1 de ouro e algo em torno de 6 de ações. Talvez um de crypto no futuro…
Você poderia alegar que é complicado, mas ainda assim o nível de acompanhamento necessário é muito menor que qualquer carteira de ações.