Super interessante para quem se interessa.
PAVE e IFRA…
(Na verdade vou comprar só o primeiro, mas um “besurdo” eles não terem os dois)
Obrigado hehe… 
No Twitter(@RavenXBR) enchi tanto o saco que me mandaram DM kkk
Acho que não tem ainda porque esses ativos estão na ARCA.
Chute…
Pessoal tem curtido e recomendado bastante esses ETFs da Avantis hein.
Sim. Meu medo é que não são totalmente passivos ne, embora sigam métricas especificas
Se você gostou do portfólio de 8 fundos, o pessoal do Boogleheads reproduziu ele de forma simplificada com só 4. Desde 2009 tem se comportado similar…
Sim sim, parece que mesmo sendo ativo são muito bem apreciados pelos investidores. Mas também tenho esse receio ainda e por serem novos prefiro deixar quieto por enquanto.
Talvez daqui uns anos compense fazer uma troca sei lá.
Após ler, estudar e fazer algumas simulações eu estou quase me decidindo em qual será a minha carteira (vou falar quase, pq daqui 2 semanas volto e mudo tudo kkk).
Divisão Geográfica: 60% Estados Unidos, 20% Países Desenvolvidos, 20% Mercados Emergentes.
Divisão Técnica: 50% Base Neutra (ETFs neutros com exposição ao mundo todo), 50% Fatores (ETFs específicos com exposição ao mundo todo).
A carteira ficaria da seguinte forma:
- 30% US Large Caps Blend - VOO
- 30% US Small Caps Value - SLYV
- 10% Developed Markets - VEA
- 10% Developed Markets Small Caps Value - DLS
- 10% Emerging Markets - VWO
- 10% Emerging Markets Small Caps Value - DGS
É uma carteira que tem um certo risco pelo percentual em mercados emergentes e também em Small Caps, mas creio que pela minha idade vai ser tranquilo.
Além disso, optei por não utilizar o VT e poder separar manualmente o percentual que desejo em cada geografia. Assim fica fácil de diminuir ou aumentar caso sinta necessidade.
Algumas sugestões que me deram e ainda não me decidi:
- Trocar VOO por VTI (maior diversificação, mesmo custo e praticamente o mesmo retorno; VTI tende a ser mais volátil pelo que andei lendo).
- Dividir o percentual do SLYV com algum outro ETF dos Estados Unidos para reduzir o risco com tantas Small Caps (pensei no RPV para me expor ao fator valor em Large Caps, mas também achei legal o QVAL).
O que acham? E sobre as trocas?
Eu não gostei tanto de DGS e DLS, porque filtro de dividendos pode até refletir de certa forma o Value, mas prefiro esperar lançarem algum mais barato de Small caps de valor. Por enquanto estou só no VSS de small caps internacionais que tem taxa menor, mas foi opção minha.
VTI pode ser mais volátil, mas não deve mudar tanto, porque as small caps do VTI são um % pequeno do índice… Eu na dúvida pego sempre o mais amplo.
Gostei da carteira.
Dá uma olhada em XSOE pra EM… não investe em estatal (eu escolhi ele).
Overlap VEA x DLS:
Apesar do peso ser bem diferente, 88,7% das empresas de DLS estão em VEA.
Overlap VWO x DGS:
VEA + VWO dá ~8000 empresas… bem amplo.
Nada contra nem a favor, só uma informação.
Sua carteira (vermelho) comparada com o VT (azul).
Se tirar a pandemia:
Na minha humilde visão a diversificação nesse caso trouxe pouco benefício. ![]()
EDIT: Dá uma olhada em IJS ao invés de SLYV:
É cara, muita gente não gosta do DLS e do DGS. Vou dar uma olhada no VSS, pois a princípio não curti muito, mas vale estudar novamente.
Obrigado pela opinião sobre o VTI, vou levar em consideração isso.
O que você acha do RPV para dividir o percentual com o SLYV (15% cada)?
Eu nos EUA tenho só a parte do VT e o VIOV (SLYV da vanguard). Apesar do risco ser maior, nas small caps de valor é onde esperamos que vamos ter o retorno maior.
Em relação aos overlaps, o que tenho visto é considerar mais o percentual do que a quantidade de empresas. Entendo que maioria está dentro, mas no geral isso representa pouca coisa, não?
Estou fazendo o questionamento na humildade, pois sei que estão estudando há mais tempo do que eu.
IJS x SLYV: não são a mesma coisa, mas o IJS cobrando uma taxa maior?

os dois são bem parecidos sim…
Você fez a comparação da minha carteira com 100% VT, é isso?
Não vejo motivos pra usar IJS e não SLYV por exemplo e pagar um custo maior. O IJS deve ter mais ativos e liquidez, mas pra gente não sei se isso é um ponto a favor se comparar com taxas menores.
Sem dúvida… o que vale é o peso.
Pois é… mas parece que o IJS tem um retorno melhor (ao preço de uma volatilidade um pouco maior).
Vai entender… talvez o IJS concentre um pouco mais.
Isso
Então, mas boa parte das carteiras geograficamente diversificadas vão acabar tendo resultados parecidos ao VT 100%, não?
Talvez compense simplificar pensando em rentabilidade e comprar VT ao invés de VTI, VEA e VWO, mas 100% VT não sei se é o ideal.
Posso esta falando bobagem, mas achei interessante o ponto que você levantou e válido discutir.
o SLYV já seguiu outro índice no passado. Mas na sua janela a mudança já tinha acontecido. Acho que a diferença no seu gráfico é o não ajuste dos dividendos pagos. Porque simulando 3 portifólios com IJS, SLYV e VIOV a diferença foi pequena:
EDIT: Sem reinvestir os dividendos, o SLYV perde de lavada… acho que deva ser isso.
Eu comparei só de curiosidade mesmo hehe. Mas tende a ficar próximo se os elementos geográficos forem amplos.
Aí vai de você querer ter esse ganho extra (mesmo que marginal) abrindo mão de um pouco da simplificação. (Eu sou adepto de buscar retorno acima da média hehe).
Mas ainda assim acho que sua carteira não vai te dar trabalho nenhum.
Pra isso que estamos aqui: crescer juntos. ![]()