ETFs no Exterior

Lá vou eu refazer todos os cálculos rs.

Guedes tá cercando todo mundo por todo lado. Complicado

As vantagens que podem permanecer são:
.

  • menor tributação em dividendos em relação aos EUA (ações americanas só são tributadas em 15% lá e das outras empresas nem é). Segundo Paranhos
    .
  • ausência de imposto sobre herança para não-residentes lá.
    .
    Mas realmente vai pesar a favor das BDR essa reforma. Depois decido. Ainda tou na esperança de as commodities baixarem o dólar ainda mais.
1 curtida

B dia caros colegas.
Gostaria de da opinião e crítica em relação a minha carteira no exterior . Minha carteira de investimentos está da seguinte forma :slight_smile:
Ações Brasil : 40%
FII: 20%
Fundo de investimentos : 20%
Carteira USA : 10%
Cripto: 3%
Caixa : 7%

Com o dólar em tendência de baixa , meu foco vai ser aumentar a frequência dos aportes de acordo com a flutuação dólar pra baixo . Investimento totalmente focado no longo prazo “aposentadoria”

ARKW
DIV
MJ
MGK
SDIV
SRET
VNQ
VNQI
VSS

A sensação que tenho é que falta maior exposição ao mercado asiático e europeu

Os fundos de investimento são em ações? Tem algum racional pra não investir de forma direta um percentual maior? Seu caixa seria RF?

Sobre os etfs, vou dar minha opinião, mas não se baseie só nela. Você tem que achar uma carteira com a qual fica confortável de carregar

Eu pessoalmente não teria MGK. São empresas de crescimento já grandes. Na minha cabeça apesar de o retorno delas ter sido bom, não imagino que vão manter o retorno acima do resto do mercado. E historicamente valeu > growth.

MJ eu não conheço porque nunca olhei os temáticos, mas pode fazer sentido se você quer essa exposição a um mercado em crescimento.

Também não teria investimento em empresas com base no dividendos que elas pagam. Com o dividendo taxado, muitas empresas fazem recompra de ações, então você exclui muitas empresas baseado em um critério que não faz tanto sentido como no Brasil. Se fosse colocar algum com base em dividendos, usaria um daqueles de apreciação dos dividendos, como VIG ou NOBL.

VSS já tive, mas troquei por etfs de small caps de valor. Isso porque apesar de empresas pequenas terem expectativa maior de retorno que às grandes, esse retorno é potencializado quando em conjunto com o fator valor.

1 curtida

Os fundos de ações que possui são posições em gestores que gosto bastante e me sinto confortável em deixar a gestão de um percentual da carteira nas mãos de “profissionais” . Deve também para comparação da rentabilidade frente a minha carteira . São fundos da trígono e real investor.

Quanto ao MGK a pouco tempo fiz uma movimentação do QQQ para este fundo . Mas não havia pensado no que tu expôs . Achei muito oportuno essa ponderação .

Quanto aos com foco em dividendos são. O DIV é um misto de ações e REITs e o SDIV é um de ações “puro” . O critério foi dividendos mensais.

MJ ao meu ver é crescimento . Acredito muito no mercado de cannabis , não pelo lado de uso recreativo , mas sim o uso medicinal . Creio que tem um mercado gigante .

1 curtida

Pra Ásia dá uma olhada em XSOE e CXSE.

1 curtida

qual etf vocês acham mais interessante atrelado ao S&P500?

O mais barato possível, se você só quer uma estratégia neutra. Acredito que seria IVV ou VOO, com 3 bps

Tem vários baseados em fatores ou com gestão mais ativa de alguma maneira que usam o S&P 500 como base, mas aí depende da pessoa querer isso e ver se vale a pena as taxas extras dessa abordagem diferenciada. Coisas simples como Value ou Growth vão ser também bastante baratas, mas aí tem o risco da estratégia se sair melhor ou pior que o próprio S&P 500

2 curtidas

obrigado pela reposta

1 curtida

Pessoal, alguém já deu uma estudada nos ETFs QVAL e IVAL?

Pelo que eu vi são etfs de valor com um filtro de qualidade bastante forte e bem concentrados.

Minha duvida aqui é se eles teriam “expectativa” de retorno maior do que Small Caps de Valor

Eu sou bastante cético com relação a estudos estatísticos que tentam prever a performance futura de ações, porque a variância é muito grande. Dá para achar análises de 5/10 anos provando quase qualquer critério como gerador de alfa, que depois não se repetem em outras janelas/mercados. Teoricamente, qualquer fator te permite bater o mercado, e eles não possuem correlação perfeita, cada um explica parte do retorno em excesso

Minha sugestão é entender a fundo como esses critérios de valor e qualidade são matematicamente definidos pelo seu ETF (existe mais de uma abordagem), e ver se esse é o tipo de critério que você busca em uma empresa

No Brasil, os youtubers que falam em qualidade geralmente nem explicam o que é, com a notável exceção do Otávio Paranhos. Eles passam uma vaga ideia que é uma “empresa que o mercado gosta” ou “uma empresa boa” (e sempre citam ABEV kkkk), quando no fundo os critérios de qualidade não tem nada a ver com coisas não-contábeis que a gente chamaria informalmente de “qualidade”

2 curtidas

Eu vi um YouTuber desses falando que Value eram empresas de balanços mais sólidos… sendo que é ao contrário. Empresas de P/L menor tem justamente uma chance maior de estarem passando por dificuldades.

Eu tenho só etfs de valor e tamanho além do neutro. Isso porque eram os mais persistentes dos fatores estudados.

1 curtida

Historicamente os prêmios foram parecidos. Mas lembre-se que esses estudos são feitos com conjunto de ações desconsiderando custos. Pelo que lembro os etfs de qualidade e Momentum tinham custos maiores que os de tamanho e valor, que por sua vez tem custos maiores que os neutros.

Ou seja, a minha resposta é não sei. :grinning:

Vi no insta do Paranhos, parece que a IB isentou aquela tarifa de manutenção de conta, vc gasta apenas por ordem!! Ou seja, muito bom, finalmente um custo a menos pra pegar os etfs irlandeses.

2 curtidas

Otima noticia!! E tá quanto a ordem deles?

Que ótima notícia! Acabei de receber o comunicado deles por e-mail. Faz uma semana que abri conta lá.

image

5 curtidas

estou montando uma carteira full avantis

Avenue que não atenda logo à promessa de disponibilizar os “irlandeses de acumulação” pra ver…

Podem perder os clientes tudo. IB foi esperta aí.

1 curtida

Paranhos pira

Eterno stock pickers X etf

1 curtida

O mais engraçado é que o Fábio é defensor da teoria dos mercados eficientes.

2 curtidas