ETFs no Exterior

@ravenx é um dos mestres aqui. Me sinto grato por estar aqui no fórum ouvindo pessoas sensatas e entendidas do mercado

1 curtida

Obrigado coleguinhas… sou apenas um “rapaz latino-americano” buscando expandir seus conhecimentos e horizontes. :grin:

Sem a participação e feedback de vocês nada disso faria sentido.

:wink:

5 curtidas

Analisei 3 ETFs de EM com resultados muito próximos, mas com algumas variações interessantes:

XSOE: EM completo sem estatais (adorei isso kkk) (510 empresas)

image

EEMA: EM Ásia-Pacífico (810 empresas)

image

GMF: EM Ásia-Pacífico sem Coréia (1346 empresas)

image

Comparando…

Como mais de 80% do XSOE é Ásia, constatamos que não dá quase diferença nenhuma.

Considerações sobre ele:

• Não pega estatal: eu particularmente odeio o “dedo podre” do governo, ainda mais em país emergente.
  • Diversifica mais: vai que um dia Russia, Mexico, etc dá uma crescida. Em contrapartida tem o Brasil que a gente já investe aqui. Se um dia nosso querido país bombar, aí troca por outro ETF.
  • Tem menos empresas: seguindo na linha de que prefiro diversificação à pulverização, me agrada.
  • Taxa de adm. menor: 0,32% contra 0,49% dos outros dois.

Estudo da gestora sobre as estatais:

Ainda não invisto nos EUA, mas tenho visto alguns vídeos para começar a entender.

Alguém poderia me explicar o que seria montar uma carteira neutra (pelo que vi investindo em VT) e quais seus prós e contras?

@ravenx, faço os elogios do al_pacino meus também… muito boas suas postagens…

Senti falta na comparação do maior do etf de EM, o VWO… excluiu ele por algum motivo?

2 curtidas

@brunopm, carteira mais neutra possível é comprar o VT ou algum fundo similar de Total Market Global. O VT segue um índice que hoje tem 8849 empresas, representativo do mercado de capitais global.

Como a maior parte do mercado é nos Estados Unidos, tem uma parcela relevante lá:
image

Essas são as maiores empresas:

É chamado de carteira neutra porque é exatamente isso… Você vai ter o retorno do índice de mercado geral do mundo todo, defasado dos custos do fundo, que são extremamente baixos (0,08% ao ano). Esses custos baixos e a pouca necessidade de acompanhamento são as principais vantagens… Afinal, você está comprando o mercado inteiro.

Tem gente que torce o nariz porque você abre mão de ter algum retorno maior que a média. Para isso, fazem uma base de VT e depois tentam “desbalancear” para algum lado que acreditam mais. Por exemplo, aumentando exposição fora dos EUA (VXUS), em reits (VNQ e VNQI), algum setor que acreditem mais, fundos ativos focados em inovação (os da ARK, citados acima), empresas de crescimento ou valor… e por aí vai…

Estava vendo que entre os ETFs novos lançados no Brasil tem o ACWI11, que compra cotas do ACWI lá fora… Este etf é competidor direto do VT, com a diferença que não tem Small caps.

4 curtidas

Essa é uma ideia que tenho considerado.

@rolissosls que show de explicação cara! Muito obrigado mesmo.

Entendi, seria a forma mais simples de se expor ao mercado global e ter os resultados da média de mercado. Gostei da ideia de começar com isso e depois adicionar alguns outros ETFs também (talvez algo de tecnologia por exemplo).

Eu sempre acompanhei o pessoal indicando SPY/VOO/IVV, mas gostei dessa abordagem. Para o longo prazo você acha ela interessante? A ideia seria uma carteira de stock picking no Brasil (30%), fundos imobiliários para renda passiva (20%), renda fixa para metas de curto/médio prazo (20%) e uma carteira global (30%).

É o que eu faço, só que com percentuais diferentes… a vantagem de VT sobre os outros 3 é a exposição a outros países que os EUA…

Eu fiz isso… Comecei com VT… resolvi adicionar Small caps de Valor, e VIOV entrou na carteira… resolvi aumentar o peso em REITs, e coloquei VNQ e VNQI… Resolvi pesar um pouco mais fora dos EUA, e coloquei VXUS… Agora estou de olho nos da ARK, que focam em inovação, mas devo colocar um valor pequeno… e por aí vai…

3 curtidas

@rolissosls Interessante que vc foi incluindo outras coisas mas não o mercado “geral” dos EUA (VTI ou VOO). O racional seria por EUA já ser o mais forte em VT mesmo ou outro motivo?

1 curtida

Legal! Você acha (com a experiência que tem hoje) que compensa definir uma carteira logo de início e percentual em cada ativo (pra comprar aos poucos e começando pelo VT), OU começar pelo VT sem pensar muito e depois ir analisando outras opções com o tempo?

1 curtida

Isso mesmo… o VT já tem os EUA em mais de 50%, que é o percentual de participação deles no mercado global… E como devo no futuro inserir alguns etfs de setores específicos tem boa chance de aumentar a exposição nos eua de qualquer forma

1 curtida

Você vai começar com um valor grande? Ou vai ir aportando todo mês?

Se for um valor grande, eu começaria com uma carteira já meio estruturada… se for aportando aos poucos, iria olhando com calma os ETFs e escolhendo aos poucos…

1 curtida

Aportes mensais. Estou me organizando pra começar e quero aprender um pouco mais sobre a Bolsa brasileira primeiro, mas a ideia é aportar mensalmente igual tenho feito aqui.

Falei de estruturar a carteira mais por ter esse tempo até começar, mas você tem razão. O VT vai me dar o mercado global e tenho tempo de pensar no resto depois.

No gráfico que postei logo acima a “área cinza” é o VWO.

Falha minha… :stuck_out_tongue:

Gostei desse sem Estatais… vou olhar com calma no fds…

1 curtida

Interessante esse VXUS, não tinha olhado ainda.
(O que é legal nos ETFs é que tem combinação de tudo hehe).

Então fiz um estudo comparando o dito cujo com um mix de “non-US” que escolhi pra mim:

• Developed Markets: SCZ
  • Emerging Markets: XSOE

image

image

image

O picking foi melhor de novo…

O 50/50 foi um pouco melhor porque China bombou recentemente, mas o 65/35 no geral foi mais interessante.

Vou pegar fundos com períodos maiores e ver esse balancemanento aí…

2 curtidas

Esse é o tipo de coisa que fico pensando, o VXUS é interessante - mas se eu comprar VOO + VXUS já estou praticamente criando um VT, né? Hahahahahah

Agora, um VOO + Emerging Markets já acho mais interessante.

Trocando os fundos que escolhi por 2 mais genéricos:

Agora foi até 2012:

Qual o percentual de EM no VXUS? Alguém sabe?

na verdade teria que ser o VTI, porque o VOO não tem as small caps…
A vantagem seria que você pode querer uma exposição maior nos EUA ou fora, diferente do padrão.

1 curtida