Ontem, quase indo dormir, achei sem querer um nicho de ETFs que me interessou muito: comércio online.
Bora analisar…
PORQUE INVESTIR NESSE SEGMENTO?
Eu poderia buscar alguns estudos na internet mostrando como o comércio online vem crescendo e roubando espaço do comércio físico, mas é algo tão evidente e fácil de entender que não vou gastar energia nisso.
Vou postar os seguintes gráficos como resumo:
Vou apenas comentar sobre o efeito que o confinamento da pandemia teve nesse nicho, que é basicamente trazer quem nunca tinha se aventurado em compras online pra dentro dessa modalidade por falta de opção.
Um exemplo bem didático é o cara que corta o meu cabelo.
Ele tem algo em torno de 55 anos, baixa escolaridade e pouca familiaridade com internet e afins (apesar de nos últimos anos ter começado a usá-la).
Em Dezembro estive lá e ele comentou que experimentou sua primeira compra online: um par de sapatos.
Mesmo o produto não tendo servido e ele ter que passar pelo processo de devolver e esperar voltar no tamanho adequado, disse que gostou muito da experiência e não vai parar por aí.
Comentei que se com vestuário, que na minha opinião é a pior coisa que tem pra comprar online, ele já se adaptou, não tem mais barreira que o impeça de seguir em frente.
Tem um espaço pra crescimento enorme ainda, principalmente nos mercados emergentes.
Posto isso, vamos ver como esse efeito se deu nos ETFs:
Cinza: S&P
Vermelho: ETF que replica o índice de comércio do S&P (online + físico)
Verde: ETF com foco no comércio online
Até meados de 2018 houve um crescimento bem acima da média do mercado, depois ficou estagnado até o começo de 2020, e com o confinamento da pandemia decolou.
Mas e se o mercado físico se reinventar, através de coisas como Omnichannel, por exemplo, e se reerguer?
No gráfico acima marquei uma área aonde podemos notar esse efeito na cotação de um ETF com exposição à essa fatia do mercado.
Nesse caso em particular não foi uma reação do mercado físico como um todo, e sim o efeito da especulação desenfreada nas ações da Gamestop que aconteceu num curto período de tempo.
Evidente que não teremos um movimentação dessa magnitude, é só pra ilustrar.
QUAIS AS OPÇÕES?
Encontrei os seguintes ETFs com esse tipo de exposição:

Podemos notar, no geral, que são fundos novos.
Também não vemos nenhuma gestora mais renomada como Vanguard e Blackrock(iShares).
PECULIARIDADE DO CLIX
Todos os fundos da lista estão expostos à empresas de comércio online e afins, contudo, o CLIX (carteira igual do ONLN), ainda aposta contra o comércio físico.
Ele faz um Long(Online) & Short(Físico).
Do site da gestora:
É uma boa opção pra quem aposta que o mercado físico não tem futuro e quer potencializar os ganhos.
A seguir podemos ver coma essa característica do fundo trouxe realmente ganhos adicionais… até o evento da Gamestop, que nos faz repensar o que mencionei no tópico acima.
Se um dia o mercado fisico reagir, CLIX deixa de ser interessante.
DIVERSIFICAÇÃO GEOGRÁFICA
Tirando a peculiaridade do CLIX, a principal diferença entre os fundos está na sua diversificação geográfica.
Em ordem de maior participação nos Estados Unidos, para menor, temos:
-
ONLN/CLIX (75% do fundo tem que ser de empresas com sede nos Estados Unidos)

-
IBUY (75% do fundo tem que ser de empresas com sede nos Estados Unidos)

-
BUYZ

-
EBIZ (apesar de investir globalmente, tem um filtro de países)

-
EMQQ (o fundo é focado em mercados emergentes)
-
XBUY (o fundo é global ex-US)

PORTFÓLIO
Um outro fator que pode ajudar na escolha do ETF é a sua composição.
Se há concentração demais em poucas empresas, se há muita sobreposição com os demais fundos de sua carteira, etc…

Nesse quesito acho que vale à pena destacar a dupla ONLN/CLIX, que além de serem os fundos com menor diversificação, ainda possuem uma metodologia de alocação que favorece a concentração em grandes players do setor, daí o grande peso de Amazon e Alibaba:

O caso específico de Amazon considero um ponto bem negativo caso sua carteira já tenha fundos como o QQQ, ou, muito ligados ao S&P.
Já o seu par mais próximo, IBUY, usa uma metodologia que distribui as empresas com pesos mais próximos, evitando grandes concentrações e dando mais “oportunidade” à companhias pequenas.

Os demais fundos seguem essa linha de maior equilíbrio entre o peso das empresas e sem concentração.
DESEMPENHO
Dado o curto tempo de vida da maioria dos fundos, e boa parte dele durante a pandemia, fica difícil usar esse quesito como relevante. No geral há grande equilíbrio:
Se pegarmos apenas os mais antigos de cada geografia (IBUY para US e EMQQ pra EM), temos o seguinte:
QUAL ESCOLHER?
Evidente que a resposta a essa pergunta depende muito do que cada um busca e do resto de sua carteira de ETFs.
Mas de forma resumida, temos:
- Exposição máxima aos US e com grande concentração nos maiores players: ONLN
- Exposição máxima aos US, com grande concentração nos maiores players e convicção que o comércio físico está condenado: CLIX
- Um pezinho no exterior e menos concentrado: IBUY (mais antigo e consolidado que o BUYZ, e este não tem na Avenue)
- Maior exposição à China e ao mundo, mas ainda com maioria em US, e a menor taxa de administração: EBIZ
- Foco em mercados emergentes: EMQQ
- Foco no mercado fora dos US em geral: XBUY
Como recomendação genérica, creio que o IBUY atenda a maioria dos investidores.
Eu ainda estou em dúvida se vou nele ou no EBIZ, pela sua diversificação global maior.
E você… tem interesse no setor?
Qual fundo se identificou mais?