Depois de bastante estudo, acho que consegui chegar na carteira inicial:
Growth 50%
- QQQ: 30% (big techs)
- ARKK: 5% (tecnologias inovadoras)
- PBD: 5% (energia limpa/renovável)
- IBUY: 5% (comércio eletrônico)
- HERO: 5% (games)
Value 30%
Emergentes 20%
Algumas mudanças do pensamento inicial:
1. Removi mercados desenvolvidos
- O carrego está muito ruim, mesmo escolhendo um fundo com foco em Small Caps (SCZ).
- Apesar de tirar volatilidade dos emergentes, o efeito é pequeno.
- Todos os fundos que olhei tem milhares de empresa. Dilui tanto que mesmo que apareçam umas 10 Teslas é capaz de não render “grandes coisas”.
2. Ajustei Value
- Dado o receio de uma eventual nova bolha em tech, aumentei o percentual.
- Como estou usando esse fator mais como proteção do que expectativa de ganhos significativos, optei pelo IJJ que tem menos volatilidade que o RPV. Ele investe em Mid Caps (melhor relação risco/retorno) e tem longo histórico.
Por que a proteção com Value?
- Azul: SPY (S&P)
- Vermelho: QQQ (bem próximo do que é a Nasdaq - Growth)
- Amarelo: IJJ (Mid Caps de Value)
Mesmo Value sendo um fator tão sem perspectivas de curto prazo, eu não quero correr o risco de passar por isso.
Se fizer um 50/50 Growth/Value, o cenário já é suficiente pra empatar com o S&P no auge da crise:
Andei lendo sobre comparações da situação atual com a bolha de 2000 e o cenário é bem diferente.
Naquele época a maioria das empresas eram promessas, hoje já entregam resultados expressivos (tirando a Tesla que só começou a dar resultado agora).
O mais provável é que haja alguma realização, e não um estouro de bolha.
Além disso, muitos ainda comentam que, mesmo que caia, ainda tem um “resto de rally” pra surfar.
Evidente que não dá pra usar o passado como espelho, mas é a única referência que existe.
E como dizem por aí: “Diversificação é o último almoço grátis.”
Por que a diversificação em Mercados Emergentes?
-
Pra pegar exposição à China.
-
Nem sempre o mercado americano é a bola da vez:
- Azul: S&P (SPY)
- Vermelho: Emergentes (EEM)
Proporções
De posse da lista de ETFs, fiz alguns backtests pra tentar chegar numa distribuição interessante.
Como muitos dos fundos que escolhi são novos, resolvi fazer alguns ajustes só pra ter uma melhor janela temporal.
Então montei a seguinte carteira de testes:
- QQQ (juntei todos os temáticos aqui)
- IJJ
- EEM (apesar de ter um desempenho um pouco pior que o XSOE, tem longo histórico)
Após fazer várias combinações, cheguei na proporção 50/30/20.
Não é a opção mais conservadora, mas apresenta um nível de proteção razoável em Value, caso Growth azede, e ainda com boa exposição ao fluxo atual. E ainda garante uma boa exposição em China.
Comparando a carteira com o mundo(VT) e com os Estados Unidos(SPY), temos:
(Há reaplicação dos dividendos e rebalanceamento anual)
Tirando o “mundo”, podemos ver numa janela de tempo maior um resultado mais interessante ainda:
Mesmo que o Bull Market de Growth ainda prevaleça, pelo menos a carteira segue em linha com o S&P (agora o amarelo representa o QQQ 100%):