ETFs no Exterior

Opa, tudo bem?

Olhando algumas coisa de RF aqui, achei o IEF da iShares.
Treasuries de 7-10 anos (BIV é 5-10).
Outra diferença é que o BIV também investe em títulos privados:

O que achei interessante é que ele quase não cai nas crises, diferente do BIV:

Acho que achei um “hedge” :grin:

TLT: 100% títulos do tesouro americano com 20+ anos de duração

O carrego não é tão ruim. Se ficar de lado ao longo dos anos é uma posição em dólar de qualquer forma.

Eu tenho o bnd, que não é só do governo, mas também bonds corporativas de investiment Grade… mas ele as vezes não parece tão descorrelacionado assim…

Aqui, dá uma olhada. Te fala a composição do seu portfolio juntando todos os ETFs. Eu só nunca testei para ver se fica certinho.

1 curtida

Toooop, valeu.

Só tem um problema:
Alguns ETFs tem mais de um tipo de ação da mesma empresa, tipo a Alphabet, que tem “ordinárias e preferências”.
Aí acaba dando uma diferença.
Na minha planilha eu juntei.

Mas assim mesmo a ferramenta é top, vou salvar… :heart_eyes:

1 curtida

Não achei nenhum ETF de RF (dos que olhei) que pegue a crise de 2000… :disappointed_relieved:

Pegando esse BND, que parece bem comportado, e comparando com um de treasuries médio e um de longos:

Esses ETFs de bonds pagam dividendos, juros, whatever, todo mês?

O BND só pula janeiro, não sei porque… mas todos outros meses paga um pingado…

Pelo que notei, todos pagam o de Janeiro no final de Dezembro… talvez por causa das festas.

https://www.google.com/amp/s/seekingalpha.com/amp/article/4296198-vanguard-long-term-treasury-etf-risky-bet-for-lower-rates

@ravenx fui procurar outro TLT, e cheguei a conclusão que ele é que nem nosso tesouro direto. As variações foram de marcação a mercado pela queda dos juros.

1 curtida

Isso… Treasury é o Tesouro Direto deles.

Tava pensando aqui e não vou investir em Bonds lá agora.
O juros nos US está nas mínimas. Já falaram que não vai subir tão cedo, mas quando subir, os títulos vão cair.

Enfim… não achei nenhum hedge legal.

• Até pesquisei o Franco Suíço(CHF), mas não tem o efeito que o dólar tem com o real. Fora que o único ETF que tem essa exposição tem taxa de 0,40%, o que é muito na minha opinião pra um fundo desse tipo.
  • Fundos de VIX não compensam pra carregar, e tentar fazer o timing é loucura.
  • O único que achei legal mesmo é o TAIL, mas não tem na Avenue e é muito recente, não da pra ter noção do carrego.

O que acho que vou fazer é deixar metade em Growth e metade em Value nos US.
Com os fundos que escolhi, as maiores posições são empresas que dispararam em 2020, e acho que tem mais chance de dar uma realizada antes de subir mais.

2 curtidas

Hoje analisei um setor que adoro… games :grin:

Os dois principais ETFs: HERO e ESPO.

Parelhos e andando acima do mercado (e olha que comparei com o QQQ e não com o S&P).

As carteiras são bem parecidas:

O ESPO tem um pouco mais de produtoras de hardware… AMD e MSI, por exemplo, e concentra em Tencent (que já tem em outros ETFs que quero).

O HERO foca nas produtoras mesmo, e pulveriza um tanto em pequenas empresas asiáticas, o que pode ser legal pra pegar alguma que acerte algum hit em cheio.

Vou colocar um “teco disso” na carteira.
Vou de HERO por achar que foca mais no conteúdo em si e não tem Tencent, que já estou bem exposto via outros ETFs.

:video_game:

Obrigado pela contribuição. Mas será que volta um pouco um dos dois antes de continuar para cima ?

Aí você tá me pedindo pra adivinhar o futuro… :grin:

Tudo que é tech e “moderninho” disparou em 2020, então, é possível que haja uma realização.
Mas ninguém sabe…

1 curtida

Depois de bastante estudo, acho que consegui chegar na carteira inicial:

Growth 50%

• QQQ: 30% (big techs)
  • ARKK: 5% (tecnologias inovadoras)
  • PBD: 5% (energia limpa/renovável)
  • IBUY: 5% (comércio eletrônico)
  • HERO: 5% (games)

Value 30%

• IJJ (Mid Caps)

Emergentes 20%

• XSOE (sem estatais)

Algumas mudanças do pensamento inicial:

1. Removi mercados desenvolvidos

• O carrego está muito ruim, mesmo escolhendo um fundo com foco em Small Caps (SCZ).
  • Apesar de tirar volatilidade dos emergentes, o efeito é pequeno.
  • Todos os fundos que olhei tem milhares de empresa. Dilui tanto que mesmo que apareçam umas 10 Teslas é capaz de não render “grandes coisas”.

2. Ajustei Value

• Dado o receio de uma eventual nova bolha em tech, aumentei o percentual.
  • Como estou usando esse fator mais como proteção do que expectativa de ganhos significativos, optei pelo IJJ que tem menos volatilidade que o RPV. Ele investe em Mid Caps (melhor relação risco/retorno) e tem longo histórico.

Por que a proteção com Value?

• Azul: SPY (S&P)
  • Vermelho: QQQ (bem próximo do que é a Nasdaq - Growth)
  • Amarelo: IJJ (Mid Caps de Value)

Mesmo Value sendo um fator tão sem perspectivas de curto prazo, eu não quero correr o risco de passar por isso.

Se fizer um 50/50 Growth/Value, o cenário já é suficiente pra empatar com o S&P no auge da crise:

Andei lendo sobre comparações da situação atual com a bolha de 2000 e o cenário é bem diferente.
Naquele época a maioria das empresas eram promessas, hoje já entregam resultados expressivos (tirando a Tesla que só começou a dar resultado agora).

O mais provável é que haja alguma realização, e não um estouro de bolha.
Além disso, muitos ainda comentam que, mesmo que caia, ainda tem um “resto de rally” pra surfar.

Evidente que não dá pra usar o passado como espelho, mas é a única referência que existe.
E como dizem por aí: “Diversificação é o último almoço grátis.”

Por que a diversificação em Mercados Emergentes?

1. Pra pegar exposição à China.

2. Nem sempre o mercado americano é a bola da vez:

• Azul: S&P (SPY)
  • Vermelho: Emergentes (EEM)

Proporções

De posse da lista de ETFs, fiz alguns backtests pra tentar chegar numa distribuição interessante.

Como muitos dos fundos que escolhi são novos, resolvi fazer alguns ajustes só pra ter uma melhor janela temporal.
Então montei a seguinte carteira de testes:

• QQQ (juntei todos os temáticos aqui)
  • IJJ
  • EEM (apesar de ter um desempenho um pouco pior que o XSOE, tem longo histórico)

Após fazer várias combinações, cheguei na proporção 50/30/20.
Não é a opção mais conservadora, mas apresenta um nível de proteção razoável em Value, caso Growth azede, e ainda com boa exposição ao fluxo atual. E ainda garante uma boa exposição em China.

Comparando a carteira com o mundo(VT) e com os Estados Unidos(SPY), temos:
(Há reaplicação dos dividendos e rebalanceamento anual)

Tirando o “mundo”, podemos ver numa janela de tempo maior um resultado mais interessante ainda:

Mesmo que o Bull Market de Growth ainda prevaleça, pelo menos a carteira segue em linha com o S&P (agora o amarelo representa o QQQ 100%):

16 curtidas

Carteira e post sensacionais @ravenx!
Este virou de longe o tópico mais interessante do fórum.
Parabéns pelo trabalho! :slight_smile:

5 curtidas

Concordo!

3 curtidas

Concordo… mesmo eu tendo decido por uma carteira mais focada em valor para minha pessoa, ainda assim aprendi bastante com as pesquisas do ravenx.

2 curtidas

Legal ver toda essa evolução e os seus racionais @ravenx. Parabéns :clap:

1 curtida

Como curiosidade, uma carteira mencionada nesse artigo (o artigo é de 2014) se sairia bem depois de passados 7 anos praticamente (quero dizer, ela conseguiu se provar eficiente)?

1 curtida