Fundos de Investimentos

Sim. Eu apliquei no final de novembro e o Alaska já deu 20%. Tem muita gente que só aplica em fundos de ações em vez de aplicar em ações.

1 curtida

Sim. Mas aí tem alguns detalhes. Existe sempre um prazo para seu dinheiro “entrar” no fundo, e pra ele “sair”. No caso do alaska black fic fia II, por exemplo, a aplicação ocorre em D+1 e o resgate em D+30.

Ou seja, se você investir hoje, vai estar convertendo o dinheiro em cotas somente amanhã (D+1). Se você resgatar hoje, vai estar convertendo a cota em dinheiro somente daqui a um mês (D+30). Ou seja, se houver variação da cotação neste período, você está sujeito a essa volatilidade. Caso você queira, dá pra resgatar com cotação D+1, pagando 5% de multa.

veja mais informações nos relatórios dos fundos, sites das gestoras, etc… dá uma caçada, que você encontra… se não na lâmina, nos regulamentos do fundo.

1 curtida

Alguém tem alguma boa indicação de fundo de previdência?

SPARTA Top Prev Advisory Icatu

1 curtida

será que tem na clear ?

Comecei a estudar alguns fundos de ações recentemente. Algumas considerações:

1)O que aparece lá de valorização da cota é o valor líquido, já descontado a taxa de administração e performance. Faltando apenas o imposto de renda que é no momento do saque.

  1. Dos fundos que vi, só me interessei nos fundos de ações, pois o rendimento era melhor. Penso assim: Se eu quiser descentralizar pra alguém um pouco do meu portfólio, esse alguém tem que performar mais do que eu. Pensando assim, eu fiquei interessado em dois: -Versa Long Biased, Alaska Black. São bem agressivos. De 2012 pra cá, o alaska tem rendido razoavelmente bem. Classifico-o como “um ± bom”. Já o versa teve duas porradas pra cima em 2016 e 2017 e fizeram o fundo voar.

  2. Antes de escolher o fundo, vc tem que comprar a cabeça do gestor. É com ele que vc vai se casar. O gestor do versa é bom, o Luís. Já o do Alaska é diferenciado, o grande Henrique Bredda (muito ativo no twitter).

2 curtidas

Por ex:

Quem aplicou 100k em 01/01/19 no versa, com rendimento atual de 2019 próximo a +20% e fosse sacar hoje, iria sacar 120k (menos o IR de 3k*) = 117k

*15% de IR do lucro de 20k = 3k;

Nesses valores, o fato do investidor pessoa física ter isenção abaixo de 20k é uma vantagem. Mas se você entrar na cabeça desses caras com grande patrimônio, qualquer venda será acima de 20k, e essa benesse é perdida, restando apenas a comparação: a sua rentabilidade x rentabilidade do fundo.

2 curtidas

Ja estudou o Real Investor? Estudei ele rápido e achei muito bom tbm, mas ainda não aportei nada. Dos que eu estudei eu gostei dos 2 que vc citou e dele. Dá uma olhada depois.

Um outro fundo que vi, mas ele é mais comedido, é o Real Investor. O gestor é de Londrina, ótima cabeça.

Pelo histórico dele mais antigo, dá pra comparar até um pouco com a cafi, pois o início dele data de 12/2008, e, salvo engano, são seis meses de diferença para a cafi que nasceu em Julho 2009. Até aqui, o R.Investir rendeu 1097%.

1 curtida

Transmissão de pensamento. kkkkk. Enquanto vc digitava sobre esse fundo, eu fazia o mesmo aqui…

kkkkkk

1 curtida

Pra esse momento de Bull Market os Long Only são os que tendem a ter melhor performance.
Fundos interessantes nessa categoria:

  • Hix Institucional
  • Brasil Capital
  • Bogari
  • Alaska Black (% menor da carteira - como opção mais comportada o Alaska Institucional)

Independente de ciclo, os Long Biased são mais interessante, porém, quase todos os bons estão fechados.

1 curtida

Long Biased tem o Safari 45 na XP que é muito bom. AZ Quest Small Caps e Dahia Total Return outro long biased muito bom.

1 curtida

Um cuidado que se deve ter é com as taxas desses fundos. No longo prazo arrebenta com você. Depois vou postar uma simulação aqui para vocês terem uma noção. Geralmente, fundos de investimento só enriquecem os gestores (são pouquíssimos que valem a pena e costumam ser para alta renda - aplicações acima de um milhão ou cinco milhões).

3 curtidas

Posta mesmo cara, seria interessante.

1 curtida

Outro detalhe é que a medida que esses fundos vão performando bem eles começam a crescer demais o patrimônio, dificultando a alocação e diminuindo os ganhos… ainda mais em época de baixa de selic onde cada vez mais gnt começa a se aventurar em RV e boa parte inicia com fundos

1 curtida

Umas contas de padaria que fiz.

  1. Supondo que você tinha 200k em 2009 e aplicou no fundo Real Investor, Como ele rendeu 1.090% desde então, hoje, você teria algo em torno de 2mi.
  2. O Gestor publicou uma vez no twitter que a valorização média anual era em torno de 25% nesse período (já líquida de performance e taxa de adm), dando algo perto de 2% ao mês.
  3. Se depois de 10 anos você decidir que quer viver de renda, de acordo com essa média mensal, com esses 2mi no Real Investor você sacaria 40mil por mês. (considerando que o fundo performaria parecido como os últimos 10 anos. Isso vai acontecer? Ninguém sabe, mas acredito que as chances seriam interessantes, pois o resultado desses últimos 10 anos engloba a pior recessão da nossa história.)
  4. O bom desse exemplo é que como os saques seriam acima de 20mil, a equiparação com o investimento pessoa física direta na bolsa fica exatamente equilibrada, já que se esse exemplo fosse alguém que investe diretamente em bolsa, também pagaria imposto de renda.
  5. Temos 15% de imposto de renda sobre lucro. De uma forma pessimista, vamos usar como base de cálculo que o lucro foi o total do valor do saque, ou seja, em cima dos R$40mil. Isso nunca vai acontecer, porque você teria que calcular o valor do saque menos o valor da compra, e com o resultado calcular 15%. Mas no nosso exemplo, vamos considerar TODO o valor do saque como base, o que vai aumentar o imposto. 15% de 40 mil é 6mil.
  6. Ou seja, esse investidor poderia sacar 40mil brutos e receberia 34mil líquidos por mês com o valor total (2 mi ) sendo preservado. (na verdade o valor líquido seria mais do que 34mil, pois, como disse, o imposto seria menor que 6mil)
  7. Esse exemplo é uma conta de padaria. Em uma situação real, seria interessante considerar a inflação para manter o poder de compra do valor total, também tem os meses que valorizassem mais que 2%, compensando meses negativos…
  8. Antigamente eu tinha um certo preconceito com fundos. Mas é inegável que retorno LÍQUIDO DURANTE ANOS acima de 2% ao mês é extremamente respeitoso.
  9. O fundo vai aumentar de tamanho e dificultar a sua movimentação, gerando perda de rentabilidade sim? Sim. Mas há fundos que fecham quando ainda não estão tão grandes. O versa, por ex, estava fechado em 2018, salvo engano. Reabriu para captções porque a cota caiu e o PL deu uma aliviada.
  10. Enfim, vale o estudo. Eu tenho certeza que acontece muito com vocês: Como a maioria aqui no Pense Rico já tem um tempinho de bolsa, as pessoas do nosso cotidiano (família. Trabalho) sempre nos procuram para pedir dicas de investimento, etc. Quando eu explico um pouco de bolsa, de análise de balanços, macro, micro, momentum, setores/política… muita gente corre e prefere deixar o dinheiro parado em poupança porque acha complicado. Então, tá aí uma oportunidade para indicar paras as pessoas que querem ter retorno de bolsa, e sem ter trabalho de mais nada, apenas esperar o longo prazo.
  11. Esse exemplo do Real investor foi apenas um… EXEMPLO. Não é indicação de compra/venda.
4 curtidas

Concordo com você. Tem fundos que valem a pena sim, porém tem que estudar eles como se fosse investir na bolsa de valores em alguma empresa. Ou seja, o investidor tem que definir vários objetivos para colocar o dinheiro em um fundo dá mesma forma que investir em bolsa de valores. Um ponto que considero importante é que tem muito fundo malandro que só quer arrecadar dinheiro e depois de descontados os custos entregam resultados ruins e para piorar as pessoas não estudam o fundo de investimento e vão com muita sede ao pote por causa de rentabilidade. Outro ponto fundamental é que todo fundo em renda variável tem um período de maturação para entregar os resultados. Portanto, tem que fazer o dever de casa (estudar o investimento).

Posta !

2 curtidas

Ainda estou no andador em investimentos e me surgiu uma dúvida entre FI e FII. Pensei em trocar meus FI em Fundo imobiliários. Mas, acredito que eles estão rendendo bem!

Com as informações abaixo, ainda é mais viável aplicar em FII ou devo manter estas aplicações e até melhorá-las? Além do IR e taxa de ADM tenho que considerar outras taxas.

Gostaria da opinião de vocês.

17% carteira está em Fundos Investimento: ( Taxa Adm - 2%)

a) Alaska Black Fic FIA II
Inicio - 25/5/18 e 12/6/18- com 29% rendimento
b) Alaska Black INST FIA
Inicio - 29/11/18 - com 10% rendimento

Eu acho totalmente válido ter fundos no portfolio.

Como tudo na vida, temos que garimpar o que presta do “todo”. Demonizar a categoria de forma generalizada acho um exagero.

:wink:

2 curtidas