Fundos Imobiliários

Deve ser algum erro da corretora.

Fala cadu! Meu pai tem uma carteira de Fiis e pediu pra você dar uma olhada na carteira dele e sugerir algo, segue:

MXRF11 - 0,3%
FLMA11 - 0,4%
JSRE11 - 5.2%
XPML - 12.6%
BCFF11 - 15.8%
GGRC11 - 19.%
MAXR11 - 19.8%
FIIB11 - 26,4%

Essa é uma carteira que ele fez com investimentos pra minha irmã, então ele espera algum tipo de rentabilidade e valorização das cotas pros próximos 3 ou 4 anos.
Obrigado!

1 curtida

Pra quem está começando do zero e tem 1k, para investir por mês a lp, o que @cadu sugere, lembrando que eu não sei nada, vou tentar abrir uma conta na clear, e do zero mesmo!!! Obrigada

1 curtida

HGRU11 deu uma despencada forte ontem, alguém ouviu algo a respeito? Olhei nos sites de FII e não vi nada em comentários, nem de fatos relevantes. Como é um fundo que tenho interesse para futuro estou com ele sob observação para quando entre num patamar de preço interessante.

A carteira está muito boa.
Só aproveitaria que a posição já está quase nula em FLMA e MXRF, venderia os dois e compraria mais de JSRE.

1 curtida

Aconselharia ler estes tópicos: Bem vindo ao forum! Resumo dos principais temas

Em especial ver a CAFI e o indice PenseRico do mês, p/ ter um norte na elaboração da sua carteira, conforme seu perfil e objetivo. Depois disso é ir comprando aos poucos as empresas p/ compor a sua carteira, e ir monitorando estas.

1 curtida

Obrigada, vou lê, tentar me achar!!!

Pessoal, fiz a venda de alguns cotas de Fundos Imobiliários diferentes, tenho que preencher uma DARF para cada ativo ou uma só para todas?

1 curtida

Não. Faz a apuração geral e recolhe um documento só no mês.

3 curtidas

Obrigado @acavallin1979

1 curtida

Vocês ainda acreditam nos fundamentos do VISC11 e do HGLG11? Sobre o VISC fiquei com um pé atras com os gestores e o sobre o HGLG, além de ta queimando caixa ha alguma tempo, o valor da subscrição veio acima do que eu esperava.

Aplicar em LFT e pagar os lucros não é queimar caixa. Queimar caixa é usar o dinheiro para pagar provento mantendo pagamentos acima dos rendimentos do fundo. VISC eu não conheço, não sou fã de ativos de shopping, mas HGLG tem uma das melhores gestões do mercado, não fiquei muito feliz com a perspectiva de uma emissão com 200 milhões na carteira, acredito que a emissão seja para levantar dinheiro para algum complexo como o adquirido em uberlandia.

2 curtidas

O HGLG eu não estudei ele ainda. Já sobre o VISC, eu não me interesso por ser FII de shopping. Manter uma loja em shopping tem um custo muito alto, devido a várias taxas etc. Outro ponto negativo é que a um tempo atrás vi uma matéria sobre comerciantes que estavam fechando suas lojas em shopping e migrando para outros áreas (online, camelódromos, feiras etc), devido ao alto custo de manter uma loja em shopping.

2 curtidas

Por um lado sua colocação está correta. Por outro, tem tb algumas vantagens. Como a maior segurança, e uma maior geração de fluxo de pessoas. Eu vejo o shopping como um dos indicadores do motor da economia. Quando nosso PIB voltar a crescer, pode ter certeza que os shoppings serão um dos primeiros setores a aproveitarem esta alta.

Além disso os shoppings tem se transformado p/ acompanhar as mudanças nos padrões de comportamento de seus clientes. Hoje estão voltando mais p/ um grande espaço de lazer e entretenimento. Esta matéria explica bem a coisa:

https://exame.abril.com.br/revista-exame/corra-que-o-futuro-chegou/

3 curtidas

Eu gosto bastante de fundo de shopping, tenho 4.

Fiquei um pouco receoso por ter caído muito nos EUA, mas acho que não vai ocorrer isso aqui.

Não sei vcs, mas eu, ou compro coisas pela internet ou em shopping. Vejo muita vantagem tanto para cliente (segurança, facilidade de estacionamento), quanto para a empresa (segurança, cliente disposto a comprar alguma coisa passando em frente ao seu estabelecimento.

Um tempo atrás quase entrei como sócio em uma loja de roupa, e achei que não sairia muito mais caro colocar uma loja pequena no shopping ao invés de colocar em um ponto comercial que não fosse Shopping.

Além disso está tendo uma mudança muito grande nos Shopping, supermercados, entretenimento mais sofisticados (kart, simuladores etc), clínicas médicas e odontológicas, restaurantes bons estão vindo para os Shoppings

5 curtidas

Com certeza hoje em dia experiência dos usuários e entretenimento é um dos principais foco dos shoppings e as compras acabam sendo mais por impulso, ou seja, pessoas vão passear, comer com conforto e segurança e mesmo que não tenham dinheiro ou não tenham se programado para isso acabam comprando nem que seja no crédito por ter gostado de algo que viu. Muito difícil ter lojas disponível para locação em bons shoppings.

1 curtida

O que me preocupa são os ativos que os fundos de shopping tem, geralmente são bastante espalhados pelo país o que não te permite conhecer os imóveis pessoalmente. No caso do VISC por exemplo, tem uma participação no Crystal Plaza em Curitiba que é um shopping moribundo, o mais alto luxo da cidade no final dos anos 90, mas que viu nascer um novo shopping de alto luxo alguns quarteirões a frente, na mesma rua há poucos anos, além de inúmeros outros shopping pela cidade de padrão médio. O que ocorreu? Hoje é um shopping deserto, com lojas fechando. A saída encontrada foi instalar alguns restaurantes, escritórios e centros de educação profissional, mas ainda assim com vacância frequente e elevada e sem o fluxo de pessoas de outrora. Esse é o meu receio nesse segmento, vai manter o VALOR no longo dos anos?

1 curtida

No caso específico deste Shopping, apesar de eu ter uma posição bem pequena em VISC11, eu não conheço, pode ser que seja ruim mesmo…

Tem um Shopping em Fortaleza, que foi um dia primeiros, mas nunca fez sucesso, sempre com alta vacância, muitos espaços para alugar, pouca gente no Shopping.

Mas no geral, acho muito interessante.

1 curtida

Guipasqual, esse ponto é importante e é sempre bom tentar conhecer um pouco dos shoppings (pesquisando informações).
Aqui em Goiânia temos alguns shoppings meio problemáticos:
a) Bougainville - até um tempo atrás era muito elitizado. Depois se tornou totalmente deserto (acho que estavam até tentando vender ele). Mas fizeram um revitalização nele e locaram muitas lojas. Mas é um shopping que não tem muito movimento e volta e meia algumas lojas andaram fechando por lá. Detalhe: é um shopping que está no centro da cidade e em bairros nobres.
b) Passeio das Águas - colocaram o shopping em uma região meio deserta e afastada da cidade para incentivo, mas parece que ainda não decolou. Até um tempo atrás tinha muitas lojas sem alugar.

1 curtida

Em compensação o Flamboyant, com uma gerência “caseira”, consegue lucros extraordinários…em uma região que, quando começou, também era desértica. Tenho conhecidos que trabalhou com superintendência de shoppings no Brasil, eles sempre levam o caso do Flamboyant como inusitado, não conseguem entender como deu/dá certo. Seria um papel que eu compraria de olhos fechados, se existisse…rsrs

1 curtida