Fundos Imobiliários

Aproveitar, minha lista de FIIs. Aceito sugestões rs:

FII BC FFII CI BCFF11 BRBCFFCTF000
FII BC FUND CI BRCR11 BRBRCRCTF000
FII BTG CRI CI BTCR11 BRBTCRCTF006
FII GGRCOVEP CI ER GGRC11 BRGGRCCTF002
FII HTOPFOF3 CI ER HFOF11 BRHFOFCTF002
FII HEDGEBS CI ER HGBS11 BRHGBSCTF000
FII CSHG LOG CI ER HGLG11 BRHGLGCTF004
FII JS REAL CI ER JSRE11 BRJSRECTF007
FII MALLS BP CI ER MALL11 BRMALLCTF007
FII MAX RET CI MAXR11 BRMAXRCTF009
FII OURI JPP CI ER OUJP11 BROUJPCTF006
FII OURI JPP DIR OUJP12 BROUJPD02M17
FII TG ATIVO CI ER TGAR11 BRTGARCTF009
FII FATOR VE CI ER VRTA11 BRVRTACTF008
FII XP LOG CI ER XPLG11 BRXPLGCTF002
FII XP MALLS CI XPML11
1 curtida

Peraí … uma informação nova … se vou em carteira de ativos no CEI parece que está tudo lá.

Mas se for em negociação de ativos que da essa diferença.

Você digitou FFOT mas acho que é o FOFT não? O HFOF comprou o FOFT, e as cotas deste foram incorporadas.

Geralmente o cei fica uns 5 dias úteis de atraso (quando compro só aparece no cri com uns 5 dias) … pode ser isso ou o período que separou para ver as negociações

Não é isso. Estou desconfiado que seja subscrição e aquisição na emissão de novos papéis.

Por isso a diferença entre carteira de ativos e negociação …

Enfim, minha suspeita

1 curtida

Amigos, querendo dar uma ajuda para minha namorada nesse mundo dos FIIs. Ela está perdendo dinheiro em RF no BB.

Pensando em sugerir que ela usa uns 20% do que tem para comprar FII agora. Que distribuição sugerem?

Estava pensando:

5% MAXR11
5% XPLG11
5% HFOF11
5% XPML11 … se estiver ainda com preço bom

Que acham? Como ajudar alguém a começar a melhorar seus investimentos?

1 curtida

Meu amigo @ravenx , cagou pra mim. Kkkkkkkk. :sweat_smile:

Vi seu post … mesma situação de ajudar alguém kkkk

1 curtida

Não seria melhor 20 fiis a 1%?

Quando vc falou “ela não quer correr riscos” acho que afugentou a resposta… A maioria das pessoas não tem perfil pra renda variável, não se deve forçar.

2 curtidas

Tem gente prevendo aumento de juros em 2021 como consequência da elevação do déficit público, nesse cenário Fiis ficam desinteressantes (migração de volta pra RF). O que acham ?

1 curtida

Eu iria nestes fiis aqui

Ubsr ou irdm
Xplg ou ggrc
Mall
Hgru
Hfof
Pegaria 5 fiis de setores diferentes
Não pegaria de laje pois não sei como será a recuperação do setor após essa quarentena

1 curtida

Calma coleguinha… não tinha visto… :wink:

Vamos lá…
Eu acho que já começa errado pedindo dica, mas vou dar a minha carteira como exemplo, pois montei ela exclusivamente com foco em renda, só FII de tijolo, multiativos, multinquilinos e de boas gestoras.

image

São 9 FIIs, em diversas modalidades e com % de alocação igual entre eles.
Então, considero uma carteira bem conservadora e diversificada.

Ainda assim REPITO: seguir dica é ruim.
Sugiro seu amigo aprender a andar com as próprias pernas.

Eu aprendi a investir em FIIs só usando o que a Internet oferece de graça. É uma classe de ativo bem simples se não inventar moda (como tentar investir em FIIs de desenvolvimento, por exemplo).

No https://www.clubefii.com.br/ você acha muuuuuuuuuuuuita informação bacana e discussão sobre cada ativo, além dos últimos relatórios dos gestores (fundamental para entender o fundo).
No https://statusinvest.com.br/ também tem bastante informação.

Tem muita entrevista boa também no YouTube (Baroni, Arthur Vieira de Moraes, Andre Bacci, etc…)
Um livro muito bom pra iniciante é o do Andre Bacci (LINK - se for a primeira compra pra Kindle saia uns 5 reais).

Como complemento, sugiro assinar algum produto de FII de alguma research.
Nesse caso recomendo o da SUNO, pois me identifico mais com o Baroni. Acho a carteira dele mais alinhada com minha visão. As análises da Empiricus também são legais, mas as carteiras acho ruins.

:+1:t2:

7 curtidas

Gosto muito da visão macro do Daniel e da parte de análise de empresa da Patrícia. Concordo totalmente com ele: ao invés de enxugar Estado, o Governo parece que vai manter ou ampliar seu tamanho e, o que parece hoje, é que vai acenar com oferta de dinheiro pras empresas. Vai tirar de onde? Do meu bolso, via aumento de precos e impostos…sei não, sinceramente fiquei com a impressão que o meu gaviãozinho era uma galinha e eu não vi.

2 curtidas

Mas até onde o governo vai elevar os juros e explodir a própria dívida? Os prêmios dificilmente vão ser os mesmos do impeachment, também.

2 curtidas

Muito boas duas dicas… eu recomendaria também o livro abaixo, é um pouco mais caro mas eu acho ótimo. Ele separa os fundos imobiliários por tipo e ensina até o valuation. No site do livro tem até umas planilhas grátis de valuation de fiis…

Iniciando eu também evitaria além de fiis de desenvolvimento os de agências bancárias e hospitais, e os que só tem um ativo ou um inquilino.

2 curtidas

Não acha que fica muitos fiis para uma pessoa iniciando administrar?

1 curtida

é, de início pode parecer muita coisa, mas parti do pressuposto que a capacidade de administração da pessoa seja nível zero. Como não estaria habituada, seria mais “seguro” ter uma diversificação maior em detrimento da concentração. Aqui já teria 10 fundos da carteira do fórum mesmo, seria só adicionar mais 10. Não acho que concentração seja uma boa pra iniciantes, é um critério difícil, corre o risco de, ao não ter muita certeza, comprar por dicas, que sempre vão trocando. Também aliviaria o stress caso algum fundo tivesse uma queda brusca de cotação ou tivesse algo problema maio. E ainda no caso do exemplo, embora seja 20% do valor, na verdade estamos falando de uma concentração de 25% em um único ativo, o que é bastante excessivo.

Entendí. Mas como quero que ela comece a entender como funciona, talvez não seja uma boa.

Posso reduzir, talvez 10% do que ela tem. Mas inicio é educativo mesmo.

Nao que eu seja o mais experiente pra ensinar rs. Mas aos poucos ela aprende sozinha tb.

1 curtida

Ei… qual a opinião de vocês sobre sdil ? E uma comparação entre mall e hsml??? Gostaria da opinião de todos vocês…ravenx disse que prefere o mall por conota da localização dos imóveis e vocês ??? Agradeço muito se vocês comentarem.