Fundos Imobiliários

O HSML não gostei do portfólio: pequeno e em lugares pouco relevantes.

2 curtidas

E sobre o sdil ??? Conhece ???

Só sei que existe :grin:

1 curtida

consegui aproveitar o dia negro dos shoppins para comprar xpml, hsml e mall em promoção… agora os valores estão menos interessantes. Além disso comprei alzr… mantive tgar e qagr.
Minhas maiores posições são de FoFs que são pequenos, que tinham grana em caixa, sem muitos compromissos com ofertas restritas, e provável PVP < 1, esses devem ter uma boa performance com as distorções do secundário… São eles IBFF11 e RBFF11… tão acho com uns 45% da minha carteira

2 curtidas

@cadu, bom dia

Dei uma olhada no índice FII - Abr-2020 do Pense Rico. O DY médio do ranking aparece em algum canto da plataforma? Onde, normalmente, você busca os indicadores desses fundos? Para arriscar em RV, particularmente, prefiro ações, mas estou estudando a viabilidade dos fundos imobiliários.

Abs,
J.Black

1 curtida

Um site bacana para ver mais informações sobre os FIIs, de uma forma rápida e bem organizada, é este: TGAR11 - TG Ativo Real - Fiis

1 curtida

Neste momento vejo os fundos imobiliários como o pior investimento. Hoje no secundário você consegue títulos de crédito privado de IPCA + 6% ou 12/13% a.a. E no mercado de ações praticamente todo o mercado com excelentes preços.

Acho que há vários pontos devem ser analisados: o risco de certos títulos é concentrado (não pulverizado como em certos FIIs), a liquidez (ex: debentures incentivados, em geral, tem spread alto p/ venda), nem todos são isentos de IR, o IPCA implícito pelas curvas de juros futuras está em torno de 3,5% e o fluxo de caixa ainda que possa ser menor, pinga todo mês e muitos títulos de crédito privado podem ter problemas de reprogramação das amortizações.

2 curtidas

This :point_up_2:t2:

Isso aí… não dá pra comparar apenas a rentabilidade de ativos. Tem que olhar risco, retorno e liquidez!

1 curtida

Não fiz menção à debentures, mas CDBs que são garantidos pelo FGC. Hoje os títulos de crédito privado tem liquidez, basta vender no mercado secundário. Evidentemente quem deseja investir vultuosas quantias, o melhor mesmo são os fundos imobiliários, mas para pequenos valores a renda fixa neste momento está mais atrativa, o que evidentemente não significa que essa situação se manterá no tempo, já que se houver nova correção nos fiis eles ficarão novamente atrativos.

Uma alternativa para recebimento de dividendos são ações como o Banco do Brasil que estão extremamente descontadas.

Fundos imobiliários x Renda Fixa (neste momento)

a) Rentabilidade inferior
b) Risco mais elevado (lembre-se fundos imobiliários são renda variável e não tem garantia do FGC)
c) Maior liquidez.

Não vejo tanta atratividade nos fundos imobiliários somente em razão da liquidez.

Se você estiver comparando somente com FIIs de papel, o debate pode ser válido.

Para tijolo, “banana vs maçã”…

4 curtidas

Claro que não. Somente se justifica investir em fundos imobiliários quando haja uma taxa de retorno superior a renda fixa, o que não tem acontecido.

Então se um imóvel rende um aluguel menor que um título de renda fixa ele deve ser vendido e trocado por esse título?

3 curtidas

Se o Investidor decidir ter apenas um FII do segmento Shopping e ele escolhe o VISC, ele só tem 57% de Shoppings, e tem 27% de Fundos de Fundos.
image
Quem conhece a mais tempo saberia dizer a estratégia do fundo?

Prezado @d4em0n , aproveitando a deixa, poderia auxiliar sobre como operar no mercado secundário para compra de cdb (realmente fiquei curioso, e desconheço os meandros - apesar de há haver vendido debentures antecipadamente). Obrigado. Abc

Pergunta… Onde você viu rentabilidade inferior?
A maioria dos meus FIIs ta com yield na casa de 6,5% a 8% e a ntnb mais longa ta com 4,65%. E os rendimentos de Fiis ao menos por enquanto são isentos.

Salvo engano, esse FoF aí é o IPS PB, de gestão da própria VINCI, e contém participação em 4 shoppings:
https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=81570&cvm=true
https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=88779&cvm=true

Então… ele continua sendo um FII de tijolo majoritariamente.

Dá pra fazer na XP, mas tem que ser ligeiro, porque os títulos atraentes desaparecem muito rápido.

1 curtida