Fundos Imobiliários

Tem uns que pela pouca movimentação passam despercebidos pelo mercado. Aí quando observam melhor o fundo dispara. Comprei vgip11 a 89 e hoje já está 99. Fiz alguns trades com ele. Hoje já não acho mais tão atraente.

Ouvi boatos que o Primo Rico vendeu a posição dele no Vivendo de Dividendos, pelo menos ele não soltou nada no canal mostrando o movimento. Uma mistura de preço e incertezas sobre lajes comerciais. Particularmente, acredito que o pessoal está perpetuando um cenário extremo e temporário.

2 curtidas

Ele em geral é visto como um dos melhores fundos pois é bem diversificado internamente tanto em imóveis, quanto inquilinos e até mesmo geograficamente.

Vi em muitos lugares a indicação dele pra quem está começando, e mesmo pra quem só quer comprar um fundo.

Exatamente por isso ele raramente está “barato”… desde que comecei a acompanhar fiis ele sempre é um dos com menor dy…

1 curtida

Ah, nos pequenos não duvido. Muita gente evita comprar os fundos com ipo recente ou com poucos imóveis.

Alguém já tentou adaptar o FCD pra precificar Fii? Será q da certo?

Acho mais viável precificar pelo Fluxo de Dividendos.

Eu uso uma versão adaptada das planilhas desse livro, você consegue baixar de graça elas no menu a direita…

Você consegue simular impacto no aumento da vacancia, custo de um retrofit pra um fundo passivo, e por aí vai… aliás recomendo ler o livro que é ótimo…

5 curtidas

A maioria dos VP é calculada através de FCD. Basta ver os laudos de avaliação que são liberados em alguns fundos

Acho estranho que o vp seja calculado dessa forma. Penso q deveriam ser avaliados pelos preços que os ativos poderiam ser vendidos a mercado.

Além do RECT11 que o @cadu já comentou tem algum FII que vcs vejam como interessante para manter a reserva de oportunidade?

é um caso de fii que se olhar a linha historica esta sempre caro pro momento, ainda sim continua a performar, é um fundo top/premium e por isso cobra o preço dessa qualidade

1 curtida

Qual é o valor de mercado de um imóvel senao a soma de todos os fluxos de caixa do investimento trazidos a valor presente? Não confunda valor de mercado com custo de reposição. Pode conferir o laudo de avaliação, os valores que os fiis pagam pelos imóveis é calculado por FCD.

Olha, na minha opinião, tanto reserva de emergência quanto de “oportunidade”(caixa), tem que estar alocada em ativo sem risco e com liquidez diária… e FII não atende nenhum desses quesitos.

Para essa finalidade o ideal é um fundo DI 100% SELIC, CDB 100% CDI de boa instituição ou algo do tipo, sempre com liquidez diária.

4 curtidas

Na verdade é a reserva de oportunidade já separado para investir na bolsa, acredito q estando FII na corretora a liquidez seja praticamente diária.

Como já estou com uma boa posição em ações e não vejo um bom momento para investir nelas agora, achei que os FII no momento atual seria uma boa oportunidade, tanto de um rendimento extra quanto de aprendizado.

Riscos sempre tem, mas tenho reserva de emergência já está bem consolidada e outra reserva de oportunidade para objetivos indefinidos que está sendo construída juntamente com esta.

@spaaaace, tem um fii que atravessou a crise sem cair muito, mas ele deu uma subida esses dias e você estaria exposto ao risco da JHSF e ele rende só inflação. O FII é o RBBV11. Vale a pena estudar. No final do prazo, ele pagará R$ 100,00. Então a tendência é que ele se valorize com o tempo.

1 curtida

Alguém de BH sabe dizer se R$ 46,48 por m² no centro de BH para locação está caro? Estou estudando novamente o FII MBRF11 e o maior risco é o Mercantil pedir para sair do prédio em BH em 2023. Acredito que não seja simples essa saída, mas o preço do aluguel pode despencar a depender do valor cobrado em outras regiões da cidade.

Então é muito passível de erro. Nao podemos usar VP para avaliaçao de Fiis de tijolo.
Cada casa de auditoria usa premissas diferentes…

É por isso que dizem para não seguir cegamente o VP, pois é tudo relativo. Mas é o melhor indicador, caso contrário você está diminuindo o cap rate dos imóveis do fundo.

1 curtida

melhor indicado é o dy. mas claro tbm não da pra confiar cegamente

1 curtida

Pensando bem acho que o mais seguro para o seu objetivo e com liquidez é KNCR11, mas o DY dele é baixo e está bem atrelado ao CDI.

1 curtida